google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Lewis Hamilton se colocou forte nesta sexta-feira (25) e abriu o fim de semana decisivo da F1 na frente de seu rival pelo título, Nico Rosberg. O inglês mostrou que não será um adversário fácil e foi sempre veloz a cada saída à pista em Abu Dhabi, a derradeira prova da temporada 2016 do Mundial. O tricampeão voou com os pneus ultramacios na parte inicial da sessão vespertina em Yas Marina e, mais tarde, cravou a volta que lhe assegurou a primeira colocação da tabela. Aí andando de compostos macios, o britânico de 31 anos virou 1min42s869, impondo uma vantagem de quase quatro décimos para cima do líder do campeonato.
A Rosberg coube fechar a dobradinha da Mercedes no circuito árabe. Obedecendo à mesma tática do rival, o alemão também iniciou as atividades com os compostos roxos e terminou o trabalhando andando com os macios. Mas a marca de Nico foi menos de um décimo melhor que a de Max Verstappen, o homem que mais se aproximou dos carros prateados neste começo de dia. Daniel Ricciardo seguiu a boa performance do colega e se colocou em quarto, logo à frente da Ferrari de Sebastian Vettel.
Entre os brasileiros, Felipe Massa terminou a sessão na nona posição, enquanto Felipe Nasr foi o 13º. A F1 volta logo mais, a partir das 11h (de Brasília), para o segundo treino livre da etapa derradeira do ano.
Confira como foi o primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Foi sob um calor de 29 graus que a F1 ganhou a pista de Yas Marina nesta sexta-feira (25). E as primeiras voltas de instalação foram lideradas por Jolyon Palmer, Daniil Kvyat e Sebastian Vettel. O ferrarista, inclusive, iniciou seus giros iniciais usando o Halo – a proteção de cockpit – uma vez mais. Nos minutos seguintes, Kevin Magnussen, Felipe Nasr, Valtteri Bottas, Jenson Button, Romain Grosjean, Pascal Wehrlein e Kimi Räikkönen.
Neste meio tempo, a TV recuperou três rodadas quase no mesmo ponto da pista – entre as curvas 5 e 6 -, mas sem danos para seus protagonistas. O primeiro foi King e, minutos mais tarde, Massa também se viu na direção contrária. Ai foi a vez de Hamilton.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O destaque desta primeira parte das atividades ficou por conta das diferentes estratégias das três equipes de ponta. Enquanto a Mercedes se dedicou aos stints com os pneus ultramacios, Red Bull e Ferrari optaram por andar com os macios – os compostos mais lentos do fim de semana. Na verdade, apenas os tricampeões e a Force India lançaram mão dos compostos de cor roxa.
E, ainda assim, Verstappen conseguiu reduzir para pouco mais de meio segundo a diferença para os carros prata antes dos 40 minutos de sessão – marca em que, por regulamento, as equipes precisam devolver o jogo de extra de pneus à Pirelli.
Dito isso, a ordem antes da pausa era: Hamilton, Rosberg, Verstappen, Ricciardo, Räikkönen, Pérez, Vettel, Grosjean, Bottas, Massa, Gutiérrez, Sainz, Celis, Ericsson, Nasr, Button, Magnussen, Palmer, Wehrlein, King, Kvyat e Alonso.
A segunda parte da sessão foi inaugurada com Fernando Alonso na pista. Fazendo uso dos compostos amarelos, o espanhol da McLaren vinha lidando para achar o melhor acerto Na tabela, o bicampeão aparecia apenas em 13º. Não demorou, e Grosjean já se juntou a Fernando. E o francês foi mais um a sofrer com a falta de aderência da curva 5. Romain escapou ali, mas conseguiu voltar sem maiores danos.
A partir daí muita gente voltou ao trabalho, incluindo os dois líderes Hamilton e Rosberg, que deixaram os pits com os pneus macios. Räikkönen surgiu na sequência, seguido por Gutiérrez, Bottas, Magnussen e Palmer.
E de macios, Hamilton foi o primeiro a melhorar sua marca nesta fase do treino. O britânico conseguiu uma volta limpa para virar 1min42s869, aumentando para quase quatro décimos a diferença para Rosberg, que não andou mais veloz que sua marca anterior.
A parte final da sessão viu a maioria dos pilotos já simulando o ritmo de corrida. Por isso, muitos andavam forte com os pneus amarelos. Quem destoou foi a Sauber, mas Ericsson. A equipe suíça mandou o sueco para a pista com os pneus supermacios – os de cor de vermelha. A estratégia acabou por colocar o piloto no top-10.
Daí para frente nada mudou. E Hamilton fechou a sessão em primeiro, liderando a dobradinha da Mercedes. A Red Bull ficou próxima, especialmente de Rosberg, com Verstappen à frente de Ricciardo. Vettel, Pérez, Räikkönen, Sainz, Massa e Ericsson completaram os dez melhores. Felipe Nasr terminou em uma sólida 13ª posição.
Acompanhe toda a cobertura da decisão da F1 entre Hamilton e Rosberg no GRANDE PRÊMIO. Só aqui você segue treinos, classificação em corrida em TEMPO REAL.
F1, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, Treino livre 1:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:42.869 | 28 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:43.243 | +0.374 | 31 |
3 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:43.297 | +0.428 | 26 |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:43.362 | +0.493 | 27 |
5 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:44.005 | +1.136 | 27 |
6 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:44.155 | +1.286 | 23 |
7 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:44.556 | +1.687 | 27 |
8 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:44.685 | +1.816 | 21 |
9 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:45.039 | +2.170 | 27 |
10 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:45.168 | +2.299 | 30 |
11 | 34 | ALFONSO CELIS | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:45.476 | +2.607 | 26 |
12 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:45.600 | +2.731 | 13 |
13 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:45.778 | +2.909 | 17 |
14 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:45.925 | +3.056 | 20 |
15 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:45.940 | +3.071 | 31 |
16 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:46.219 | +3.350 | 33 |
17 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:46.372 | +3.503 | 21 |
18 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:46.379 | +3.510 | 21 |
19 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:46.458 | +3.589 | 29 |
20 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:47.127 | +4.258 | 10 |
21 | 42 | JORDAN KING | ING | MANOR MERCEDES | 1:47.558 | +4.689 | 27 |
22 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 2:01.989 | +19.120 | 4 |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);