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Alguém poderá dizer: ‘Aí fomos surpreendidos’. E não estará longe da realidade do que aconteceu neste sábado (30) em Sepang, dado o desempenho forte da Ferrari nos últimos dias. Depois de sofrer para encontrar um ritmo mais próximo de seus principais rivais, Lewis Hamilton decidiu, em conjunto com a Mercedes, em voltar atrás no acerto aerodinâmico do carro e abrir mão das peças novas levadas para a etapa malaia. A opção não poderia ter sido mais correta. Usando uma configuração mais familiar, o tricampeão se pôs rápido e surpreendeu (!). Por isso, é de Hamilton a posição de honra do grid no GP da Malásia. Assim, o líder do campeonato vai sair pela nona vez no ano na pole-position e pela 70ª na carreira. Com problema de motor, Sebastian Vettel não teve chance e vai largar em último. Felipe Massa sai em 11º.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Confira como foi a classificação da F1 na Malásia
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Assim como havia sido o terceiro treino livre, a classificação também teve início com pista seca, mas com temperaturas elevadas em Sepang e alguma chance de chuva, dada as nuvens escuras no entorno do autódromo. E alguns dramas também, como na Ferrari. Depois de uma falha no fim da sessão 3 na Malásia, a equipe italiana decidiu trocar o motor de Sebastian Vettel e teve de trabalhar freneticamente no intervalo entre as duas atividades para deixar tudo pronto – mas não seria suficiente. Enquanto isso, a Mercedes seguia suas análises para escolher a melhor configuração na tentativa de surpreender a concorrência, já que vinha enfrentando problemas de acerto e não estava conseguindo se colocar forte, especialmente frente à esquadra vermelha. A Red Bull, enquanto isso, apenas tentava maximizar sua performance. Agora a equipe mais satisfeita era a McLaren, que apresentou enorme progresso em solo malaio.
Dito isso tudo, a sessão começou com os carros da Haas e da Sauber na pista. Logo depois, Lewis Hamilton veio, seguido de Kimi Räikkönen e os dois carros da Force India. Um minuto depois vieram Vettel e Valtteri Bottas. Interessante neste início de Q1 é que o tricampeão da Mercedes optou por usar os pneus macios em sua primeira tentativa de volta rápida, configuração repetida por Räikkönen e Bottas. Os demais todos escolheram os supermacios. Em termos de tempo, Pascal Wehrlein foi quem abriu a tabela com 1min34s655.
Aí Hamilton colocou realidade na folha de tempos ao virar 1min32s380. Mas o finlandês da Ferrari passou em 1min32s277 para assumir a ponta. Esteban Ocon, Sergio Pérez, Wehrlein, Romain Grosjean e Marcus Ericsson completavam a lista inicial. Vettel, por sua vez, percorreu somente uma volta de instalação e retornou logo em seguida, se queixando de problemas com o motor – era apenas o começo do drama do tetracampeão. Apesar de todo o esforço ao longo dos minutos seguintes, a Ferrari não conseguiu reparar a tempo o carro, o que impediu o #5 de voltar à pista, o jogando para a última colocação do grid. No fim, Seb apenas agradeceu o trabalho dos mecânicos nos boxes.
Sebastian Vettel não conseguiu sequer registrar tempo (Foto: Ferrari)
Instantes depois, Hamilton voltou a se colocar à frente, virando a boa marca de 1min31s605. Aniversariante do dia, Max Verstappen também surgiu forte com 1min31s920, usando também os pneus macios. Bottas, Räikkönen e Daniel Ricciardo fechavam os seis primeiros. Detalhe aqui é que o australiano optou por andar com os supermacios neste início de classificação.
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Ainda, o top-10 tinha os seguintes nomes: Ocon, Pérez, Stoffel Vandoorne, Felipe Massa e Fernando Alonso. Já a zona de eliminação tinha, então, o estreante Pierre Gasly, Werhlein, Grosjean, Ericsson e Vettel, mas este sem tempo.
No fim, Massa subiu para a quinta posição da tabela. Quem também melhorou e conseguiu assegurar uma vaga no Q2 foi Gasly, que pulou para um bom oitavo posto. Assim, os limados desta primeira fase da classificação foram: Grosjean (16º), Magnussen (17º), Wehrlein (18º), Ericsson (19) e Vettel (20º).
Massa é limado no Q2
A fase intermediária da classificação teve início com as duas Mercedes na pista. E ambas com os pneus supermacios agora. Valtteri Bottas saiu à frente de Lewis Hamilton. Mas foi o inglês quem virou mais veloz, andando em 1min31s009. O tempo do tricampeão impressionou, mas Kimi Räikkönen, que veio logo na sequência, foi ainda melhor: 1min30s926 – e um novo recorde para a pista malaia. Só que o finlandês não foi o único na casa de 1min30s. Max Verstappen também se colocou forte ao cruzar a linha de chegada apenas 0s005 mais lento que o líder nórdico. Bottas e Daniel Ricciardo completavam os cinco primeiros.
Já o pelotão intermediário tinha Esteban Ocon na liderança, com a sexta melhor marca. Nico Hülkenberg aparecia em sétimo, logo à frente de Felipe Massa e Fernando Alonso. Jolyon Palmer fechava o grupo dos momentaneamente classificados para o Q3. Na tentativa de recuperação estavam Stoffel Vandoorne, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Pierre Gasly e Lance Stroll.
A sessão, então, ganhou uma breve pausa até que Bottas decidiu que era hora de voltar para os instantes finais. O finlandês foi seguido por quase todo mundo do grid, com exceção de Räikkönen, que não quis saber de colocar a Ferrari na pista. Entre os ponteiros, o nórdico da Mercedes pulou para a frente com 1min30s803. Pérez também assegurou vaga ao virar o sexto posto. E quem acabou fora foi Massa, que não passou do 11º lugar.
Felipe Massa ficou fora do Q3 (Foto: Williams)
Assim, Bottas, Räikkönen, Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Pérez, Ocon, Hülkenberg, Vandoorne e Alonso foram para a fase final da classificação. Enquanto isso, Felipe, Palmer, Stroll, Sainz e Gasly foram os eliminados.
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70 vezes Hamilton
A fase final da classificação seguiu o roteiro da fase anterior. Ou seja, as duas Mercedes foram à pista, seguidas por Kimi Räikkönen, Max Verstappen e Daniel Ricciardo. E foi nesta primeira tentativa que o inglês assegurou a 70ª pole da carreira. O tricampeão voou em estabeleceu um novo recordo ao assinalar 1min30s076. Quem mais se aproximou do líder do campeonato foi o finlandês da Ferrari, que precisou de uma segunda tentativa para ameaçar o britânico. No fim, Kimi ficou a 0s045 de Lewis.
A terceira posição do grid será de Verstappen, que vai dividir a segunda fila com Daniel Ricciardo. Esteban Ocon foi o melhor da Force India e vai abrir a sexta colocação, seguido por um forte Stoffel Vandoorne, que bateu o companheiro de McLaren, Fernando Alonso, que vai sair em décimo. Entre eles, Nico Hülkenberg (oitavo) e Sergio Pérez (nono).
A largada da F1 está marcada para as 4h (de Brasília).
F1 2017, GP da Malásia, Sepang, treino classificatório:
1 |
|
44 |
Lewis HAMILTON |
ING |
Mercedes |
|
1:30.076 |
|
18 |
2 |
|
7 |
Kimi RÄIKKÖNEN |
FIN |
Ferrari |
|
1:30.121 |
+0.045 |
14 |
3 |
|
33 |
Max VERSTAPPEN |
HOL |
Red Bull Tag Heuer |
|
1:30.541 |
+0.465 |
12 |
4 |
|
3 |
Daniel RICCIARDO |
AUS |
Red Bull Tag Heuer |
|
1:30.595 |
+0.519 |
16 |
5 |
|
77 |
Valtteri BOTTAS |
FIN |
Mercedes |
|
1:30.758 |
+0.682 |
17 |
6 |
|
31 |
Esteban OCON |
FRA |
Force India Mercedes |
|
1:31.478 |
+1.402 |
17 |
7 |
|
2 |
Stoffel VANDOORNE |
BEL |
McLaren Honda |
|
1:31.582 |
+1.506 |
18 |
8 |
|
27 |
Nico HÜLKENBERG |
ALE |
Renault |
|
1:31.607 |
+1.531 |
17 |
9 |
|
11 |
Sergio PÉREZ |
MEX |
Force India Mercedes |
|
1:31.658 |
+1.582 |
18 |
10 |
|
14 |
Fernando ALONSO |
ESP |
McLaren Honda |
|
1:31.704 |
+1.628 |
17 |
11 |
|
19 |
Felipe MASSA |
BRA |
Williams Mercedes |
|
1:32.034 |
+1.958 |
12 |
12 |
|
30 |
Jolyon PALMER |
ING |
Renault |
|
1:32.100 |
+2.024 |
14 |
13 |
|
18 |
Lance STROLL |
CAN |
Williams Mercedes |
|
1:32.307 |
+2.231 |
14 |
14 |
|
55 |
Carlos SAINZ JR |
ESP |
Toro Rosso Renault |
|
1:32.402 |
+2.326 |
14 |
15 |
|
10 |
Pierre GASLY |
FRA |
Toro Rosso Renault |
|
1:32.558 |
+2.482 |
14 |
16 |
|
8 |
Romain GROSJEAN |
FRA |
Haas Ferrari |
|
1:33.308 |
+3.232 |
8 |
17 |
|
20 |
Kevin MAGNUSSEN |
DIN |
Haas Ferrari |
|
1:33.434 |
+3.358 |
6 |
18 |
|
94 |
Pascal WEHRLEIN |
ALE |
Sauber Ferrari |
|
1:33.483 |
+3.407 |
9 |
19 |
|
9 |
Marcus ERICSSON |
SUE |
Sauber Ferrari |
|
1:33.970 |
+3.894 |
9 |
20 |
|
5 |
Sebastian VETTEL |
ALE |
Ferrari |
|
|
|
2 |
|
|
|
|
|
Tempo 107% |
|
1:36.381 |
+6.305 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Recorde |
Lewis HAMILTON |
ING |
Mercedes |
|
1:30.076 |
30/09/2017 |
|
Melhor volta |
Juan Pablo MONTOYA |
COL |
Williams BMW |
|
1:34.223 |
21/03/2004 |
|
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