Hamilton faz corrida perfeita e vence GP de Singapura. Com erro de estratégia da Ferrari, Vettel é só terceiro

Lewis Hamilton fez uma corrida irretocável em Singapura e pavimentou mais um pouco do seu caminho rumo ao pentacampeonato. Max Verstappen terminou em segundo, enquanto Sebastian Vettel foi vítima de erro de estratégia da Ferrari, foi apenas terceiro e viu a diferença para o rival aumentar para 40 pontos

Lewis Hamilton deu mais um passo fundamental para a conquista do pentacampeonato. Na noite deste domingo (16), em Singapura, o britânico fez uma corrida perfeita, contou com o grande trabalho da Mercedes na escolha da estratégia correta de pneus e venceu nas ruas de Marina Bay. A sétima vitória do ano, 69ª da carreira, deixou Hamilton com 281 pontos com seis provas restantes para o fim da temporada.

Sebastian Vettel, por sua vez, sofreu mais um revés na temporada. Desta vez, quem errou não foi o tetracampeão, mas a Ferrari, e duas vezes: primeiro, ao colocar pneus ultramacios no lugar dos hipermacios para o segundo stint — a Mercedes optou pelos macios para a segunda parte da prova com Hamilton — e por devolvê-lo à pista logo à frente de Sergio Pérez, com carro notoriamente mais lento. O tempo perdido antes de ultrapassar o mexicano da Force India ajudou Max Verstappen a ganhar a posição do alemão após o pit-stop e terminar a corrida em segundo.

Vettel teve de se contentar com o terceiro lugar mesmo tendo o melhor carro do grid. Pior: viu aumentar a diferença em relação a Hamilton de 30 para 40 pontos. O sonho do seu primeiro título pela Ferrari vai ficando cada vez mais distante.

Lewis Hamilton não tomou conhecimento de Sebastian Vettel e venceu em Singapura (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo fizeram corridas muito apagadas e terminaram nas mesmas posições em que largaram: quarto, quinto e sexto, respectivamente. Fernando Alonso aproveitou a já esperada boa performance do carro da McLaren em Singapura e foi o melhor do resto para cruzar a linha de chegada em sétimo lugar. Seu sucessor na McLaren em 2019, Carlos Sainz, finalizou em oitavo com a Renault, enquanto Charles Leclerc marcou pontos de novo ao terminar em nono com a Sauber. Nico Hülkenberg completou sua corrida 150 no Mundial de F1 em décimo lugar.

A temporada 2018 disputa sua 16ª etapa dentro de duas semanas com o GP da Rússia, a ser realizado no Parque Olímpico de Sóchi.

Saiba como foi o GP de Singapura de F1

A largada foi muito favorável a Lewis Hamilton, que manteve a ponta depois de partir da pole-position. Max Verstappen se segurou em segundo, mas quase tocou com Sebastian Vettel antes da primeira curva. Na sequência da volta de abertura da corrida, Sergio Pérez e Esteban Ocon se chocaram na entrada da curva 3. O francês levou a pior e bateu no muro, destruindo o lado direito do carro. Em seguida, Vettel fez a ultrapassagem sobre Verstappen antes que a direção de prova acionasse a entrada do safety-car.

Esteban Ocon bateu após contato com Pérez na primeira volta (Foto: AFP)

Via rádio, Pérez pediu desculpas à equipe: "Sinto muito, caras, não havia espaço. Basicamente, não vi que ele estava ali", disse o mexicano. Também via rádio, Ocon reclamou: "'Checo' me acertou de forma muito ruim, muito ruim", disparou. Em entrevista à transmissão da F1, o piloto continuou. "Acho que todo mundo viu o que aconteceu. Não vou comentar nada ainda, quero ver as imagens e discutir primeiro com a equipe".

O safety-car deixou a pista, e a bandeira verde voltou a tremular na quinta volta. Hamilton provou novamente que faz relargadas como ninguém na F1 atual e aproveitou para abrir boa vantagem perante Vettel. O alemão, mais atrás, buscava não perder contato em relação ao seu adversário na briga pelo penta. Voltas depois, mesmo com a ativação da zona de DRS, a corrida continuava muito tática, mas sem muitas lutas por posição. A preocupação era a performance dos pneus hipermacios.

Lewis Hamilton foi competente para se manter à frente de Vettel com tranquilidade (Foto: AFP)

Antes das esperadas paradas para trocas de pneus, Singapura recebia uma surpresa dos céus com uma fina garoa que dava as caras em Marina Bay. Hamilton buscava acelerar ao máximo para conseguir abrir vantagem suficiente para manter a liderança após seu pit-stop em uma corrida bastante estratégica. Até que Vettel foi o primeiro a fazer sua parada e colocou ultramacios no lugar dos hipermacios com 15 voltas de prova. Uma estratégia diferente e que indicava a possibilidade de uma nova parada no fim.

Na volta seguinte, foi a vez de Hamilton fazer o pit-stop. A Mercedes espetou pneus macios para o britânico ir até o fim da prova sem precisar de uma nova parada. Lewis voltou à frente de Vettel, que tinha a Force India de Pérez adiante. Verstappen assumiu a liderança provisória da corrida na esteira das paradas dos líderes.

Verstappen passa Vettel após o pit-stop. Novo revés para o alemão na corrida (Foto: Reprodução)

Vettel perdeu muito tempo atrás da Force India e demorou para fazer a ultrapassagem sobre Pérez. Em seguida, Verstappen fez sua parada na volta 18. A Red Bull trabalhou muito bem e conseguiu devolver o holandês à frente da Ferrari, que sofria um grande revés na estratégia. Seb já admitia o fracasso na escolha pelos ultramacios: "Esses pneus não aguentam até o fim".

Também como parte da estratégia, Räikkönen seguia na pista e era o líder provisório. O 'Homem de Gelo' estava 2s5 à frente de Daniel Ricciardo, o segundo, enquanto Hamilton era quem tinha a liderança de fato dentre os pilotos que já haviam feito suas paradas. Kimi finalmente fez o pit-stop na volta 23, mas a Ferrari adotou estratégia diferente em relação a Vettel: pneus macios para o finlandês. Verstappen vinha fazendo um stint excelente com os pneus macios, enquanto Fernando Alonso se destacava entre os coadjuvantes e vinha numa muito positiva sétima posição. 

Enquanto Ricciardo seguia sem fazer sua parada, mais gotas de chuva davam o ar da graça no circuito de Marina Bay e davam um ar de incerteza e imprevisibilidade à corrida. Ao mesmo tempo, Pierre Gasly, que ainda não havia feito sua parada, resistia bravamente mesmo com seus pneus hipermacios no fim. Mas o francês não conseguiu evitar a ultrapassagem de Charles Leclerc,que venceu o duelo entre os futuros pilotos de Red Bull e Ferrari.

Nico Hülkenberg fez sua corrida 150 na F1. E continua sem subir ao pódio (Foto: Renault)

Com 28 voltas de corrida, Ricciardo finalmente fez o pit-stop, em apenas 2s3. A Red Bull optou pelos ultramacios para o segundo stint da corrida do australiano, que voltou à sua posição original, sexto. Aí Hamilton retomava de vez a liderança. E Pérez, que fez um bom começo de corrida e estava entre os sete primeiros, despencou por conta da estratégia adotada pela Force India, que optou pelos ultramacios e o devolveu atràs das Williams de Lance Stroll e Sergey Sirotkin.

Enquanto Hamilton tinha dianteira confortável perante Verstappen e Vettel seguia apagado, a transmissão da corrida se dedicava ao conronto entre Sirotkin e Pérez, que valia apenas a 13ª posição. Confronto que terminou em batida. Sem muita paciência para superar o rival, o mexicano colocou o carro de lado para ultrapassar a Williams, mas acertou o russo e ficou com o pneu traseiro esquerdo furado. Uma jornada desastrosa de 'Checo' em Singapura, que foi punido pela direção de prova com um drive-through.

Retardatário, Grosjean põe tempero na corrida e aproxima Verstappen de Hamilton (Foto: F1/Twitter)

A prova chegava a um dos momentos decisivos porque Hamilton pegava intenso tráfego à frente, além de ter de lidar com o desgaste dos pneus. Assim, a diferença de Lewis para Verstappen despencou. Romain Grosjean não abriu passagem e quase se chocou com a Williams de Sirotkin, os dois à frente de Hamilton. Assim, Max encostou de vez em Hamilton e trouxe Vettel junto. A corrida, que era bem morna, ganhava um novo sabor. Mas o franco-suíço foi punido em 5s por ignorar as bandeiras azuis.

Mas depois que o pelotão se juntou, Hamilton mostrou novamente sua superioridade perante os rivais em Singapura e voltou a abrir vantagem, enfiando mais de 3s sobre Verstappen com 41 voltas completadas. A 20 giros do fim, era questão de tempo para o britânico pavimentar mais um pouco do caminho rumo ao penta.

Alonso tinha seu momento de brilho na corrida e marcava a melhor volta, 1min43s518, usando pneus macios. O espanhol vinha na sétima posição, sendo o melhor do resto do grid, enquanto Carlos Sainz, seu sucessor na McLaren, vencia o duelo com Marcus Ericsson — outro bom nome da noite — pelo oitavo lugar. Mas depois de ter feito o pit-stop, o sueco caiu para 11º. Charles Leclerc subiu para nono, enquanto Hülkenberg fechava a lista dos dez primeiros.

Nas voltas finais, Kevin Magnussen teve um brilhareco e fez a melhor volta. Um raro momento positivo na jornada do dinamarquês, que sempre andou entre os últimos com a Haas durante a corrida. Mais à frente, os apagadíssimos Bottas e Räikkönen disputavam o quarto lugar, com Ricciardo acompanhando tudo de perto. Mas ninguém foi capaz de ultrapassar.

Ao fim de 61 voltas, Hamilton cruzou a linha de chegada e confirmou sua sétima vitória na temporada. Um triunfo na esteira de uma pole espetacular e de um domingo perfeito. Soberano, Lewis segue firme rumo ao quinto título mundial, enquanto Vettel tem de lamentar outro duro revés no ano mesmo tendo o melhor carro do grid.

F1 2018, GP de Singapura, Marina Bay:

1 L HAMILTON Mercedes 61 voltas  
2 M VERSTAPPEN Red Bull Tag Heuer +8.961  
3 S VETTEL Ferrari +39.945  
4 V BOTTAS Mercedes +51.930  
5 K RÄIKKÖNEN Ferrari +53.001  
6 D RICCIARDO Red Bull Tag Heuer +53.982  
7 F ALONSO McLaren Renault +1:43.011  
8 C SAINZ JR Renault +1 volta  
9 C LECLERC Sauber Ferrari +1 volta  
10 N HÜLKENBERG Renault +1 volta  
11 M ERICSSON Sauber Ferrari +1 volta  
12 S VANDOORNE McLaren Renault +1 volta  
13 R GROSJEAN Haas Ferrari +1 volta  
14 P GASLY Toro Rosso Honda +1 volta  
15 L STROLL Williams Mercedes +1 volta  
16 S PÉREZ Force India Mercedes +1 volta  
17 B HARTLEY Toro Rosso Honda +1 volta  
18 K MAGNUSSEN Haas Ferrari +2 voltas  
19 S SIROTKIN Williams Mercedes +2 voltas  
20 E OCON Force India Mercedes +61 voltas NC
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