Marko “não aceita” resultado da Arábia e vê “circunstâncias estranhas” contra Red Bull

Helmut Marko, o consultor da Red Bull, não gostou nem um pouco da punição dada a Max Verstappen no fim do GP da Arábia Saudita

Verstappen diminuiu a velocidade no meio da pista e foi atingido por Hamilton em Jedá (Vídeo: Reprodução/F1TV)

O GP da Arábia Saudita deste domingo (5) chegou ao fim, mas ainda não terminou. Depois do imbróglio entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, onde o holandês foi punido e o inglês levou a melhor, Helmut Marko, consultor da Red Bull, foi claro: não aceita o resultado final de Jedá.

De acordo com Marko, que é oficialmente o #2 da Red Bull e braço-direito do presidente da companhia, Dietrich Mateschitz, saiu espumando. E não vai aceitar, ainda que o campeonato esteja empatado. Até porque enxerga circunstâncias fora do comum e jura que pode provar que não houve brake test.

“Não aceitamos esse resultado final. Podemos provar que não aconteceu brake teste. O impacto causou um pequeno corte num dos pneus e, por isso, tivemos de reduzir o ritmo”, disse.

“Estamos empatados na pontuação, não estamos atrás. Acho que temos de ganhar outra corrida. Se não vencemos aqui, temos de ganhar em Abu Dhabi. A única coisa é que tivemos circunstâncias estranhas contra nós”, finalizou.

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; GP DA ARÁBIA SAUDITA; F1; FÓRMULA 1;
Marko não gostou: Max Verstappen e Lewis Hamilton no momento capital do GP da Arábia Saudita (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Paddockast #132: A vida, a obra e o legado de Frank Williams na Fórmula 1

Tudo aconteceu quando Hamilton atacou perto do fim. Verstappen espalhou e forçou o heptacampeão a recolher o carro apesar de ter certa vantagem para evitar uma briga.

Max, porém, foi para fora da pista e, por lá, ficou com a liderança. A Red Bull reagiu imediatamente sabendo o que estava por vir e pediu que Verstappen devolvesse a posição. Max ficou no centro da pista, diminuiu o ritmo e, com a falta de espaço, Hamilton tocou a traseira da Red Bull e quebrou um pedaço da asa dianteira. Demorou mais até que Verstappen cedesse a posição, mas logo no momento seguinte voltou a atacar. Depois, cedeu novamente.

Tudo isso fez com que Verstappen fosse punido com 5s somados ao tempo final da prova, o que custaria a vitória de qualquer jeito, mas permitia manter a segunda colocação. E assim terminou, com Hamilton vencendo a terceira seguida.

Os dois pilotos e representantes das duas equipes foram convocados à sala dos comissários depois da corrida.

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.