Holanda garante primeiro título da F1 com Verstappen. Confira ranking por países

A Holanda se transformou no 15º país campeão da F1 com a conquista de Max Verstappen em 2021. A lista ainda é liderada pelo Reino Unido, muito ajudado pelos sete títulos de Lewis Hamilton, derrotado por Max

72 campeonatos depois, finalmente chegou a vez da Holanda levantar um título da F1. Neste domingo (12), Max Verstappen foi coroado campeão da categoria, vencendo o GP de Abu Dhabi ao ultrapassar Lewis Hamilton na última volta, justamente o grande rival na disputa pelo campeonato.

Com a vitória de Max, a Holanda se transforma no 15º país na história da F1 a levantar ao menos um caneco. Também têm apenas um título a África do Sul, o Canadá e a Nova Zelândia.

MAX VERSTAPPEN; GP DE ABU DHABI; CAMPEÃO MUNDIAL; FÓRMULA 1; F1;
Max Verstappen e a Holanda entraram para a história da F1 (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O ranking continua liderado com folgas pelo Reino Unido, dono de 20 taças, mais de 1/3 delas via Hamilton, heptacampeão. O segundo lugar é da Alemanha, com 12, mas que só teve três pilotos campeões: o hepta Michael Schumacher, o tetra Sebastian Vettel e Nico Rosberg, o algoz anterior de Hamilton.

O Brasil continua na terceira colocação. Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi deixam o país com oito canecos, três na frente da Argentina, que só teve campeonatos com Juan Manuel Fangio, mas soma 5.

LEIA TAMBÉM
Campeão, Verstappen consolida troca de guarda e fim da dinastia Hamilton na F1
Verstappen triunfa em rivalidade contra nêmesis de uma vida apenas aos 24 anos
Verstappen vence batalha árdua em primeiro título e sinaliza nova era na Fórmula 1
Red Bull enfim entrega carro vencedor e dá condição de título a Verstappen na F1

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira ranking histórico de títulos por países na F1:

 PAÍSTÍTULOS
1REINO UNIDO20
2ALEMANHA12
3BRASIL8
4ARGENTINA5
5AUSTRÁLIA4
5ÁUSTRIA4
5FINLÂNDIA4
5FRANÇA4
9ITÁLIA3
10ESPANHA2
10EUA2
12ÁFRICA DO SUL1
12CANADÁ1
12HOLANDA1
12NOVA ZELÂNDIA1
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar