Honda diz que Tsunoda é “capaz o suficiente”, mas admite: “Red Bull tem direito de decidir”
Yuki Tsunoda participou dos testes de pós-temporada com a Red Bull e luta para convencer a cúpula taurina de que merece a vaga de Sergio Pérez
Yuki Tsunoda fez a parte dele para convencer a Red Bull de que é alternativa melhor que o colega de RB, Liam Lawson, para a vaga que Sergio Pérez, e a Honda afirmou que ele mostrou ter “capacidade suficiente” para o desafio. A montadora japonesa, no entanto, reconheceu que a palavra final é da escuderia austríaca e que ela tem “todo o direito de decidir” quem será o piloto.
Espera-se uma confirmação sobre o futuro de Pérez ainda esta semana, porém tanto a mídia italiana quanto a francesa confirmam que o mexicano realmente deixará a Red Bull antes do fim do contrato. O escolhido para ocupar o posto ao lado de Max Verstappen, porém, é Lawson, enquanto Isack Hadjar será promovido da F2 para correr ao lado de Tsunoda no time de Faenza.
O japonês de 24 anos, todavia, ganhou a chance de andar com o RB20 no teste de pneu da Pirelli realizado na terça-feira (10), em Abu Dhabi, e dividiu os boxes com Hadjar. Tsunoda terminou em 17º, 0s057 mais lento que o novato, o 15º.
Koji Watanabe, presidente da divisão de corridas da Honda — responsável por levar Yuki à F1 através do programa de jovens pilotos que possui — manteve conversas estreias com Christian Horner em Yas Marina.
“A equipe tem todo o direito de decidir sobre o piloto, portanto, nossa opinião é apenas uma recomendação. No entanto, a HRC acredita que Tsunoda tem capacidade suficiente para ser promovido à Red Bull e deve ser um dos candidatos”, salientou.
Quem também está na torcida por Yuki é Takuma Sato, ex-piloto de F1 e atual conselheiro da gigante japonesa. “Acho que ele se tornou um piloto muito bom. A velocidade atual é excelente e ele gerencia tudo muito bem, inclusive corrida e habilidades. Ele cresceu muito com o passar dos anos e com a experiência adquirida, inclusive em termos de autocontrole.”
“Yuki me disse que o carro da Red Bull se adaptou bem ao seu estilo de pilotagem, atacando a dianteira. Acho que foi um bom teste. Tudo o que podemos fazer agora é rezar”, encerrou Sato.
Honda e Red Bull encerraram a parceria ao final de 2021, embora a fabricante de motores tenha mantido o suporte tecnológico nos anos seguintes. Em 2026, todavia, a marca dos energéticos terá unidades de potência de fabricação própria em trabalho conjunto com a Ford. A Honda, por sua vez, vai fornecer motores para a Aston Martin.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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