Honda prega confiança, fala até em pódio e garante: “Vamos resolver os problemas que não solucionamos em 2015”

Yasuhisa Arai acredita que a Honda, definitivamente, vai deixar para trás os problemas que tanto deram dor de cabeça à McLaren, Fernando Alonso e Jenson Button em 2015. O chefe de esportes a motor da fábrica japonesa confia em começar bem a temporada deste ano

Daqui pra frente, tudo vai ser diferente. O refrão de uma das mais famosas músicas de Roberto Carlos é, também, o lema da Honda para a temporada 2016 do Mundial de F1. Depois de um 2015 terrivelmente difícil para a montadora, que voltou ao esporte como fornecedora de motores da McLaren, a expectativa de Yasuhisa Arai, chefe de esportes a motor da fábrica de Sakura é de confiança e, indo além, até de pódio. Mas, acima de tudo, de certeza de que os problemas que tanto atormentaram a equipe britânica vão ficar no passado.
 
O principal problema da Honda em 2015 teve total relação com o ERS, o sistema de reaproveitamento de energia. No caso das unidades de potência fabricadas em Sakura, o sistema era deficiente em aumentar a potência dos motores de Fernando Alonso e Jenson Button nas retas, tornando o carro da McLaren muito vulnerável em trechos e circuitos mais rápidos, como Spa-Francorchamps, Monza e Suzuka.
Diretor da Honda, Yasuhisa Arai aposta em uma Honda mais competitiva em 2016 (Foto: Getty Images)
Mas Arai garante que os problemas de tal natureza não devem mais se repetir em 2016.
 
“Estamos ansiosos para satisfazer as expectativas de todos e chegar ao pódio o mais breve possível. Vamos resolver os problemas tecnológicos que não conseguimos solucionar em 2015 e vamos chegar à corrida de abertura da temporada com confiança”, declarou o engenheiro japonês em entrevista à revista ‘Nikkei Asian Review’.
 
O chefe da Honda comentou que os trabalhos em busca de evolução para 2016 começaram bem antes. Tudo para finalmente fornecer um motor competitivo à McLaren. “Em agosto do ano passado, começamos os estudos sobre uma forma de resolver os nossos problemas no motor de uma vez por todas para 2016 em nosso laboratório, em Sakura.”
 
Na visão de Arai, era impossível resolver todos os problemas antes do fim da temporada passada. “Não poderia dizer que nós encontraríamos soluções dentro de um ano. Membros da nossa equipe de desenvolvimento estão muito ocupados porque eles ficaram trabalhando simultaneamente para melhorar nossa unidade de potência em 2015 e estão tendo de refazer de forma drástica os projetos para 2016”, concluiu.
 
VEJA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO #14 DO PADDOCK GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.