Incidente de Russell com tampa de bueiro faz TL1 durar menos de 30 minutos, e Leclerc lidera no Azerbaijão

O primeiro treino livre para o GP do Azerbaijão foi completamente bizarro. Apenas as duas Ferrari registraram tempo em uma sessão que foi encerrada após um incidente de George Russell com uma tampa de bueiro

Uma tampa de bueiro mexeu completamente com a programação da Fórmula 1 no Azerbaijão. Nesta sexta-feira (26), o primeiro treino livre teve apenas dez minutos de bandeira verde e foi encerrado com menos de 30 minutos por conta de um incidente com George Russell. O #63 teve o assoalho completamente comprometido pela tampa que estava levemente elevada na pista.
 
A confusão fez com que apenas dois carros registrassem voltas rápidas no TL1. E foram justamente as duas Ferrari, com Charles Leclerc ficando com o giro mais veloz em 1min47s497 e Sebastian Vettel virando 2s101 acima do colega.
Tampa de bueiro encerrou mais cedo TL1 em Baku (Foto: Reprodução/F1)

O episódio com o bueiro acabou gerando a entrada da bandeira vermelha, mas a organização começou a mexer também em outros pontos da pista antes que a sessão acabasse virando um verdadeiro pastelão.

Não bastasse o bueiro solto, o caminhão de resgate que estava levando o carro de Russell acabou batendo em uma passarela que passa por cima do traçado e, danificando a estrutura, o veículo ainda ficou jorrando óleo diretamente em cima do #63 da Williams. Foi a chave para que a direção de prova encerrasse o TL1 bem mais cedo do que o planejado.

A segunda sessão do dia está marcada para as 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.


 

Confira como foi o primeiro treino livre em Baku

O primeiro treino livre da Fórmula 1 em Baku começou pontualmente às 6h (em Brasília). Os termômetros marcavam 21ºC na capital azeri e a pista estava com 39ºC. Romain Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes, mas tratou de fazer apenas voltas de instalação com sua Haas.

 
O mesmo cenário se repetia com cerca de outros sete pilotos, com a Ferrari ficando responsável por abrir, de fato, os trabalhos do final de semana do Azerbaijão. Charles Leclerc virou 1min49s1, 1min48s e foi para 1min47s497. Sebastian Vettel virou 2s101 acima do colega.
 

 

Foi aí que veio uma estranhíssima bandeira vermelha. George Russell acelerava quando sua Williams praticamente se desfez. No replay, a primeira impressão foi de problema no assoalho, mas uma imagem mais detalhada mostrou que um bueiro, levemente acima do chão, destruiu o carro do inglês.

O cenário ficou bem pior logo na sequência, quando o caminhão de resgate bateu com força a grua em uma passarela, danificando a estrutura e, de quebra, jorrando óleo em cima do carro #63 da equipe de Grove.

F1, GP do Azerbaijão, Baku, TL1:

1 C LECLERC Ferrari 1:47.497   5
2 S VETTEL Ferrari 1:49.598 +2.101 4
3 R GROSJEAN Haas Ferrari     1
4 L NORRIS McLaren Renault     1
5 M VERSTAPPEN Red Bull Honda     1
6 K MAGNUSSEN Haas Ferrari     1
7 C SAINZ JR McLaren Renault     1
8 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari     1
9 D KVYAT Toro Rosso Honda     1
10 R KUBICA Williams Mercedes     1
11 G RUSSELL Williams Mercedes     3
12 A ALBON Toro Rosso Honda     1
13 D RICCIARDO Renault     1
14 N HÜLKENBERG Renault     1
15 P GASLY Red Bull Honda     1
16 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari     1
17 S PÉREZ Racing Point Mercedes     1
18 L STROLL Racing Point Mercedes     1
19 L HAMILTON Mercedes     0
20 V BOTTAS Mercedes     0
    Tempo 107% 1:55.022 +7.525  

 
#GALERIA(9733,203552)

Confira a programação do fim de semana do GP do Azerbaijão de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Sexta 26/4 6h
TL2 Sexta 26/4 10h
TL3 Sábado 27/4 7h
TC Sábado 27/4 10h
GP Domingo 28/4 9h10

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube