Infográfico: GRANDE PRÊMIO mostra ‘Caminho das Índias’ com evolução dos carros da Force India

Equipe indiana estreou em 2008, último ano do regulamento que permitia uma série de aletas e aparatos aerodinâmicos pelo carro, cuja pintura era branca, vermelha e dourada. Depois de anos com o layout predominantemente alvo e com linhas aerodinâmicas suaves, time agora aposta no preto e em um design robusto por conta das novas regras


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O GRANDE PRÊMIO começa a apresentar nesta quinta-feira (23) uma série de infográficos em forma de 'Linha do Tempo' com as 11 equipes do grid da temporada 2014 da F1, à medida em que cada escuderia lançar seus carros para o campeonato vindouro.

Único time a ter apresentado seu novo bólido de forma clara – com o esquema de cores, patrocínios e a aerodinâmica que será usada no GP da Austrália, etapa que abre o Mundial –, a Force India surpreendeu ao exibir o VJM07 predominantemente preto.

Entre as versões anteriores, com exceção do VJM01 – cuja pintura exibia o branco com detalhes em tons de vermelho e dourado –, o layout sempre teve as cores laranja e verde sobre um fundo branco, em alusão à bandeira indiana. 

Outro detalhe que chama a atenção é a aerodinâmica. O primeiro carro da escuderia de Vijay Mallya foi lançado em 2008, último ano do regulamento que permitia uma série de aparatos e aletas aerodinâmicas espalhadas em todas as partes do bólido.

As mudanças técnicas para 2009 resultaram, desde então, em modelos mais 'limpos', com linhas mais suaves, até a chegada do robusto VJM07 que, de perfil, remete a carros dos anos 1990, por conta das novas regras para 2014.

Confira a evolução da Force India — clique na imagem se quiser ampliar:

A evolução dos carros da Force India 2008-2014 (Arte: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube