Villeneuve critica estratégia da McLaren no Japão: “Não estavam tentando vencer”
Jacques Vileneuve, campeão mundial de 1997, criticou a estratégia da McLaren no GP do Japão. Equipe decidiu parar Lando Norris no mesmo giro em que Max Verstappen, além de não permitir Oscar Piastri ultrapassar o britânico nas voltas finais
A McLaren venceu as duas primeiras corridas da temporada 2025 da Fórmula 1 e era favorita para levar o GP do Japão. Porém, Max Verstappen impressionou com a volta da pole position e também conseguiu vencer no último domingo (6). O campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, criticou o desempenho da equipe britânica, ao dizer que sequer tentaram fazer uma “aposta” para tentar superar o neerlandês.
“É como se eles não estivessem tentando vencer”, iniciou Villeneuve à Sky Sports. Verstappen e Norris pararam para trocar pneus na mesma volta, e saíram do pitlane lado a lado, com o britânico passando pela grama e perdendo tempo. Nas voltas finais, a McLaren viu Oscar Piastri se aproximar e até abrir o DRS para cima de Norris, mas a equipe não o permitiu passar. O ex-campeão enxergou isso como uma oportunidade perdida para o time de Woking.
“Eles não pareciam estar muito decepcionados, o que é estranho, porque deveriam ter sido o primeiro e o segundo colocados, mas não foram. Na verdade, foram derrotados, não porque eram lentos, mas porque foram superados por uma equipe e um piloto melhores. Isso deveria doer”, explicou.
“Isso deveria fazer você pensar um pouco: ‘Hum, há algo que fizemos de errado neste fim de semana, porque deveríamos pelo menos ter tido uma chance melhor’. Se você faz o pit-stop na mesma volta [que Verstappen], é claro que não vai ultrapassar, a menos que haja um grande problema na troca dele”, analisou.

“Na pior das hipóteses, você faz o pit atrás [de Verstappen] ou do seu companheiro de equipe e troca de posição, mas pelo menos tem uma chance”, encerrou.
Apesar de não vencer em Suzuka, a McLaren lidera o Mundial de Construtores com 111 pontos, 36 à frente da Mercedes.
A Fórmula 1 retorna já nesta semana, entre 11 a 13 de abril, para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

