Villeneuve revela ataques na internet após polêmica com homenagem de Leclerc

Jacques Villeneuve se pronunciou nas redes sociais e disse ter sido atacado por pedir que Charles Leclerc consultasse sua família antes de realizar homenagem a Gilles no Canadá

Charles Leclerc almejava fazer uma simples homenagem ao ex-piloto Gilles Villeneuve, morto na classificação do GP da Bélgica de 1982, ao carregar as cores utilizadas pelo canadense em seu capacete durante a disputa do GP do Canadá. No entanto, a situação saiu do controle após seu filho, Jacques, exigir que o piloto consultasse sua família — o que gerou uma onda de ataques nas redes sociais ao campeão mundial de 1997.

Atacado na internet após a confusão, Villeneuve tentou esclarecer a situação e disse que o caso se tornou uma “controvérsia desnecessária”. Além disso, o canadense reclamou das ofensas recebidas nas redes.

“Para esclarecer a situação em relação a um incidente recente, em que alguns indivíduos sentiram a necessidade de insultar a mim e minha família devido ao uso do capacete de meu pai por parte de Charles Leclerc, quero providenciar algum contexto. Quando eu estava chegando à pista, minha irmã me ligou em um estado de raiva”, explicou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc teve a aprovação da viúva e da filha de Gilles Villeneuve para fazer a homenagem com o capacete (Foto: Ferrari)

“Ela havia visto Charles usando o capacete de nosso pai sem nenhum conhecimento ou comunicação sobre isso”, disse. “A família inteira ficou surpresa, já que não tínhamos sido informados antes. Eu imediatamente enviei a mensagem a Charles, que foi gentil o suficiente para me ligar”, prosseguiu.

Segundo ele, o assunto tomou uma proporção muito maior do que realmente teve, já que o ex-piloto apenas teria pedido para que Leclerc consultasse sua irmã — responsável por gerenciar os espólios do pai — primeiro.

“Nós tivemos uma conversa de coração aberto, em que ele sinceramente se desculpou pela situação”, afirmou Villeneuve. “Eu reafirmei a ele que considerava um tributo tocante e, pessoalmente, não tinha problemas com isso”, garantiu.

“No entanto, destaquei a importância de ele entrar em contato com minha irmã, já que ela é a responsável por gerenciar tudo que se relaciona a nosso pai. Também sugeri que ele convidasse tanto minha irmã quanto minha mãe à pista, para que pudesse resolver qualquer preocupação restante”, frisou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O capacete usado por Charles Leclerc no Canadá (Foto: Ferrari)

No fim das contas, entretanto, Villeneuve afirmou que a situação foi resolvida tranquilamente, mas não deixou de destacar, mais uma vez, que preferia ter lidado com o caso de uma outra forma.

“Por sorte, tudo eventualmente se resolveu, mas seria preferível que essas conversas e planejamentos acontecessem antes do fim de semana, de uma maneira respeitosa e profissional”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 no Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL. A corrida, neste domingo, está prevista para ter largada às 15h (em Brasília). No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.