Wheatley cita “boas lembranças” da Red Bull e se anima para parceria com Binotto na Audi

Diretor-esportivo da Red Bull deixará o cargo para assumir posto de chefe de equipe na Audi

Mais uma vez nesta temporada, a Red Bull é alvo de uma saída impactante do corpo de dirigentes da equipe na Fórmula 1. Nesta quinta-feira (1), a Audi anunciou o acerto com Jonathan Wheatley, diretor-esportivo do time austríaco, para o cargo de chefe de equipe. Após a confirmação, o britânico valorizou a parceria de quase duas décadas com a escuderia hexacampeã do Mundial de Construtores

Além disso, Wheatley celebrou a chance de fazer parte da Audi, que entrará no grid da categoria em 2026, e também de ser um chefe de equipe na Fórmula 1. A promoção, inclusive, já era do interesse do inglês, como reportou o jornal inglês The Times em maio.

“Estou extremamente orgulhoso de ter feito parte da jornada da Red Bull nos últimos 18 anos e vou embora com muitas boas lembranças. No entanto, a oportunidade de desempenhar um papel ativo na entrada da Audi na Fórmula 1, como chefe de uma equipe, é uma perspectiva excepcionalmente empolgante, e estou ansioso pelo desafio”, disse. 

Wheatley também valorizou a futura parceria com Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari que assume o comando do projeto da F1 da Audi já em 2024, após as saídas de Andreas Seidl e Oliver Hoffmann

Binotto acertou com a Audi para retornar à Fórmula 1 (Foto: Eric Gaillard/AFP)

“Também estou feliz por trabalhar junto com Mattia, que conheço há muitos anos e que é a pessoa certa para colaborar neste projeto”, completou.

A saída de Wheatley é a segunda perda impactante da equipe nesta temporada. Em maio, a Red Bull confirmou o desligamento imediato de Adrian Newey depois de quase 20 anos na equipe. Logo após concluir a produção do hipercarro RB17 na fábrica do time, o designer de carros deixou a categoria e hoje negocia com Aston Martin e Ferrari para voltar em breve na Fórmula 1.  

A Fórmula 1 agora está no recesso de verão e volta apenas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Red Bull perde mão em evolução do RB20 e já se vê em apuros sem Newey em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.