Norris admite que McLaren “merecia” perder para Alpine em 2022 “por causa do carro”

Lando Norris terminou o campeonato da Fórmula 1 2022 afirmando que a McLaren não teve um carro bom o bastante e perdeu para Alpine com justiça

A McLaren passou os últimos anos numa tendência de crescimento para voltar a viver bons dias na Fórmula 1, mas a temporada de 2022 viu essa evolução ser interrompida. A equipe fez um carro que decepcionou quem esperava um salto adiante e terminou sendo superada pela Alpine no Mundial de Construtores. De acordo com Norris, a derrota foi de pura justiça.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Norris, líder da equipe que resolveu trocar Daniel Ricciardo pelo novato Oscar Piastri para 2023, não usou de meias palavras: o carro da Alpine era melhor que o da McLaren ao longo de toda a temporada 2022.

“O quinto lugar é onde merecíamos ficar. É natural que se fique decepcionado quando há uma chance de ficar em quarto e você sente que dava para ter conseguido, mas tivemos um fim de semana de confiabilidade ruim enquanto a Alpine teve quatro ou cinco [ao longo do ano]. Eles tiveram um carro mais rápido na maior parte do ano”, afirmou.

Lando Norris elogiou o trabalho da McLaren ao longo do ano, apesar do carro (Foto: McLaren)

“Então, acho que conseguimos nos manter na briga por muito tempo, o que mostra como nosso trabalho foi bom com um pacote pior, na realidade. Assim, termino bem feliz. Ficamos em quinto, mas há muita coisa boa a tirar do trabalho que estamos fazendo”, continuou.

“Começamos muito atrás na temporada. Espero que comecemos bem melhor no ano que vem, consigamos realizar o desenvolvimento, fazer o progresso que fizemos neste 2022 e, aí, vamos terminar bem melhores”, garantiu.

Apesar de reforçar que o carro não foi bom durante toda a temporada, Norris continuou destacando a maneira precisa como a McLaren agiu.

“Não fizemos um trabalho bom o bastante [com relação ao resultado], mas, de novo, é por conta do carro que tivemos. A temporada foi dura, tivemos dificuldade. Temos de dar um passo à frente, algo que todas as equipes tentarão fazer. Creio que é motivação e energia para todos aqui a tentativa de bater a Alpine. Todo mundo que esteve nas pistas fez um bom trabalho: mecânicos, engenheiros, todos ajudaram a maximizar cada oportunidade que tínhamos”, falou.

“Os mecânicos fizeram um trabalho incrível no ano mais complicado para pit-stops. Com pneus mais pesados e pistolas piores tivemos os pit-stops mais velozes do ano e, por várias vezes, os mais rápidos de cada fim de semana. Em muitas áreas, estamos numa trajetória positiva e melhores que nunca. Todos os mecânicos e engenheiros estão ainda mais animados para fazer um bom carro. Não é fácil, mas a equipe tem um plano”, encerrou.

Apesar da McLaren ficar no quinto lugar do Mundial de Construtores, Norris terminou na sétima colocação no de Pilotos. Assim, bateu os dois pilotos da Alpine.

Paddockast #175: De Verstappen a Latifi: os melhores e os piores da F1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.