Norris cita “nervosismo” na McLaren e afirma que “4 equipes podem vencer” em Abu Dhabi
Lando Norris deixou claro que o foco da McLaren não pode estar apenas na Ferrari em Abu Dhabi, já que tanto Red Bull quanto Mercedes podem influenciar no resultado final do Mundial de Construtores
Lando Norris foi sincero ao dizer que o nervosismo pode jogar contra a McLaren na última etapa da briga pelo título do Mundial de Construtores com a Ferrari, mas destacou que o time de Woking só precisa continuar replicando o que fez ao longo de toda a temporada 2024 para sair do GP de Abu Dhabi como a grande campeã. O britânico, no entanto, alertou para a força de Red Bull e Mercedes, que podem, de acordo com ele, interferir no resultado final.
Com 640 pontos acumulados e líder da competição, a escuderia comandada por Andrea Stella espera emplacar um bom resultado no circuito de Yas Marina para quebrar um jejum que já dura 26 anos. A vantagem sobre a equipe de Maranello, porém, poderia ser maior do que apenas os 21 tentos atuais, já que o GP do Catar, realizado no último domingo (1º), não aconteceu da maneira que os papaias esperavam.
Em Lusail, Norris se viu na briga pela vitória contra Max Verstappen até as voltas finais, mas acabou sendo punido com um stop-and-go por ter ignorado a bandeira amarela dupla acionada na reta principal por causa do retrovisor da Williams de Alexander Albon que ficou pelo caminho. Depois de cair para a última posição, o britânico conseguiu se recuperar e terminou em décimo. Durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (5) em Abu Dhabi, o dono do MCL38 #4 voltou a falar sobre o assunto.
“Havia bandeiras amarelas, mas é impossível para um piloto reparar nisso. Fiquei bastante decepcionado e decepcionei muita gente, mas agora é coisa do passado. Pedi desculpas à equipe, nunca iria querer que algo assim acontecesse. Geralmente sou muito bom nesse tipo de coisa e nunca correria o risco”, começou.
LEIA TAMBÉM: Russell ataca Verstappen: “Disse que ia jogar a porra da minha cabeça no muro no Catar”
“É difícil ver as bandeiras amarelas no escuro e coisas assim, mas aconteceu e sinto que superei muito bem”, continuou. “Tenho de aceitar a punição, mas não era como se tivesse alguém na pista. Era um espelho retrovisor, e se fosse algo tão sério a corrida deveria ter sido interrompida”, apontou Norris, criticando a decisão da direção de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Uma amarela dupla significa que devemos estar prontos para parar o carro, mas nenhum piloto está preparado para fazer isso a 300 km/h. Não vi a bandeira amarela, recebi a punição e paguei o preço. Acho que todos concordam que a punição foi severa, considerando o que foi visto e qual era o real perigo”, avaliou.
Falando especificamente sobre o GP de Abu Dhabi, que define a equipe vencedora da temporada 2024 da Fórmula 1, Norris lembrou da pressão que sofreu durante todo o ano e explicou o que espera da McLaren para este fim de semana. Além disso, deixou claro que há quatro times na briga pela vitória e, por isso, Mercedes ou Red Bull podem acabar desempenhando um papel importante na decisão.
“Ao longo de toda a temporada houve pressão para alcançar resultados, principalmente no segundo semestre. Tenho certeza de que todos na equipe estão um pouco mais nervosos antes da última corrida, mas, ao mesmo tempo, não precisamos mudar nada. O trabalho que estamos fazendo é muito bom”, elogiou.
“Acho que este fim de semana será uma luta acirrada entre as quatro equipes. Não espero que nenhum de nós esteja muito à frente. Acho que ficou claro na corrida do fim de semana passado que eu e Max éramos os mais rápidos por uma certa margem. Mas no dia anterior, [George] Russell parecia o mais rápido com a Mercedes. E na sexta-feira, em um primeiro momento, as Ferrari pareciam melhores”, lembrou.
“Portanto, há quatro equipes que podem vencer. Estamos confiantes de que poderemos fazer um bom trabalho e executar bem as coisas, mas não tenho ideia se estaremos à frente ou atrás das demais equipes”, encerrou Norris.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (6), o treino livre 1 está marcado para as 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão acontece às 10h. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.