Norris defende escolha e diz que “não seria inteligente” dividir Red Bull com Verstappen

Até Helmut Marko reconheceu que era possível imaginar um supertime com Lando Norris e Max Verstappen, mas um movimento para a Red Bull não seria "inteligente", na opinião do britânico

A silly season da temporada 2024 da Fórmula 1 começou cedo, primeiro com a renovação de Charles Leclerc com a Ferrari, e depois com mais uma extensão de contrato entre Lando Norris e McLaren — esta última, a mais surpreendente, uma vez que o britânico já estava garantido até o final de 2025 e passou até a ser cotado para uma vaga na Red Bull. Só que veio do próprio Norris a explicação de que tal movimento “não seria inteligente”.

Norris está na McLaren desde quando estreou na categoria, em 2018. Desde então, foi ganhando a confiança do time de Woking ano a ano, transformando-se no natural líder mesmo quando teve ao lado Daniel Ricciardo, um piloto muito mais experiente.

Em 2023, do GP da Inglaterra em diante, Norris conquistou sete pódios e foi peça fundamental para levar a McLaren ao quarto lugar no Mundial de Construtores, em muitos momentos com uma performance tão forte quanto a da Red Bull, sobretudo em classificações. Mesmo sem ter vencido ainda na categoria, é visto como um dos nomes mais fortes do grid atual e com o DNA “dos verdadeiros campeões”, conforme dito por Andrea Stella, o chefe do time laranja.

Tal crescimento fez Norris começar a ser ligado à Red Bull no futuro, e até Helmut Marko, o consultor dos taurinos, admitiu que era possível imaginar um supertime com Lando e Max Verstappen. A possibilidade, porém, não passou pela cabeça do rapaz por uma razão específica.

F1 2023, GP DO JAPÃO, SUZUKA, SÁBADO, CLASSIFICAÇÃO, RED BULL, MAX VERSTAPPEN, McLAREN, OSCAR PIASTRI, LANDO NORRIS
Max Verstappen e Lando Norris no mesmo time? Não por enquanto (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

“Não é uma jogada inteligente a se fazer”, frisou Norris em entrevista à Sky Sports, salientando que não se trata de medo, porém entende que o tempo de adaptação necessário para que estivesse em pé de igualdade contra alguém já entrosado há anos com a equipe contaria.

“Acho que nunca teria medo de enfrentar alguém, mas mesmo se entrar em um time, estaria em posição de desafiar alguém imediatamente e se sentir confortável para fazer isso? Acho que, para qualquer piloto, a resposta é não. Leva tempo para se adaptar e, se você quiser ir contra o melhor piloto do mundo, não é a melhor coisa a fazer”, concluiu.

Norris ficou em sexto lugar no Mundial de Pilotos, anotando 205 pontos — apenas um a menos que Leclerc, quinto colocado. Verstappen, por sua vez, teve atuação quase perfeita, vencendo 19 das 22 corridas realizadas.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.