Pilotos lamentam risco de saída da Bélgica do calendário da F1: “É tudo sobre dinheiro”

Lando Norris foi um dos mais enfáticos para a manutenção da Bélgica no calendário da F1, sobretudo por laços familiares. O britânico da McLaren teve apoio de outros pilotos, como Pérez, Vettel e Gasly

Enquanto a Fórmula 1 não confirma seu calendário para a próxima temporada, parte dos pilotos de seu grid temem que o GP da Bélgica, primeiro pós-férias em agosto, seja o último. Até o dia 28 de agosto, data da prova, talvez já se saiba o futuro de Spa Francochamps, mas a empolgação para a corrida neste ano é acompanhada pela incerteza.

Lando Norris, perguntado sobre qual prova gostaria de manter no calendário entre Paul Ricard e Spa Francochamps, foi enfático: “Spa, fácil. Minha mãe é belga, então sou 50% flamengo (dialeto holandês-belga). É tanto uma corrida em casa para mim quanto Silverstone. Pessoalmente, tenho muito mais conexões, é claro, e amo a pista, cresci na Bélgica e passo tempo lá com a minha família”.

O circuito de Spa passou por diversas reformas visando a melhora da segurança após vários acidentes graves, como do próprio Norris em 2021 e, um pouco mais atrás, a morte de Antoine Hubert em 2019. Curvas incônicas, como a Eau Rouge e Raidillon, foram redesenhadas, com armadilhas de cascalho em vários lugares ao redor do circuito.

Gasly concordou com as críticas de Norris à saída da Bélgica do calendário (Foto: AlphaTauri)

“Estou animado, diversos espaços ressurgiram, temos uma boa arquibancada nova em Raidillon. Spa é um dos circuitos mais legais da temporada, ficarei triste se sair. Atualmente, muitas coisas são apenas sobre dinheiro, é negócio, e isso é um problema”, falou Lando.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O inglês da McLaren questionou as escolhas de pista da Fórmula 1: enquanto alguns circuitos são intocáveis, outros com uma herança tão forte não são levados em consideração. “É uma corrida histórica, tal como Mônaco, Monza, entre outras. Então, sinto que deveria estar sempre no calendário enquanto a categoria existir”.

Outros pilotos concordam com as críticas de Norris, como Sergio Pérez e Sebastian Vettel. O mexicano disse que seria uma “grande vergonha” perder Spa no calendário. Já o tetracampeão seguiu a linha, afirmando que é uma pista “incrível” para se pilotar. Durante o fim de semana na Hungria, Pierre Gasly, tem esperança de que, se de fato a Bélgica sair do calendário, que seja apenas por pouco tempo.

“Pessoalmente, não acho que isso tenha algo a ver com as mudanças ou para melhorar a segurança. Porém, não acredito que Spa ficará fora do calendário por anos. Com certeza, merece estar aqui, é a minha favorita, é incrível para pilotar. Vamos ver o que acontece, mas acho que iremos lá por mais alguns anos”, completou o francês.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar