Norris leva a melhor em final sem armagedon e conquista pole da sprint em São Paulo

Agora sem chuva ou problemas climáticos em Interlagos, uma classificação bem mais demorada que o esperado terminou em pole de Lando Norris

Ufa! Nenhuma queda de mundo, nenhuma falta de luz ou arquibancada caindo. O clima deu uma trégua no sábado (4), após a sexta-feira caótica. A classificação da sprint transcorreu sem cenários de fim do mundo, apenas com o que aconteceu na pista de Interlagos. E, num panorama assim, quem levou a melhor foi Lando Norris.

No Q3, Norris anotou 1min10s622 e garantiu a dianteira por 0s061 para Max Verstappen, em segundo. Sergio Pérez fica com a terceira colocação, seguido por George Russell e Lewis Hamilton. A AlphaTauri mostrou força com Yuki Tsunoda em sexto e Daniel Ricciardo, oitavo. Charles Leclerc ficou entre os dois, com Carlos Sainz e Oscar Piastri encerrando o top-10.

A classificação terminou bem depois do que era esperado. No último minuto do Q1, Esteban Ocon terminava o contorno do S do Senna quando encontrou um Fernando Alonso mais frente. Ocon se assustou e traseirou, enquanto Alonso não viu em tempo. Um jogou o carro para dentro e o outro, para fora. Mas com uma coisa em comum: na direção do outro. A batida fez Ocon perder um pneu e ir na direção do muro, com traseira destruída. Alonso também teve furo de pneu e quebra de suspensão. Aí, então, veio bandeira vermelha e tempo para reparar a barreira de proteção.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

Lando Norris conquistou a pole da sprint do GP de São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Confira como foi a classificação sprint:

Após a situação quase apocalíptica do dia anterior, com a noite tomando o céu no meio da tarde, a previsão para o sábado era muito mais amistosa. Nada de chuva ao longo do dia. Para a classificação sprint, 25°C de temperatura ambiente e 43°C no asfalto. O mais importante, porém, era a falta do caos absoluto.

Q1 – Acidente entre Ocon e Alonso coloca fim à primeira fase da classificação

Com pouquíssimo tempo disponível para andar na pista na classificação da sprint – o Q1 tem somente dez minutos contra 18 do Q1 normal -, as equipes principais do grid resolveram aproveitar a pista imediatamente e saíram antes das demais, bem diferente como acontece normalmente. Max Verstappen e Sergio Pérez logo foram com os pneus médios, que começaram a se mostrar a escolha principal.

Na primeira rodada de voltas rápidas, Carlos Sainz levou vantagem de 0s074 para Lewis Hamilton, com Verstappen apenas em terceiro. Somente 14 pilotos haviam marcado tempo após a metade da fase, mas, entre os nomes de mais expectativas, apenas Lando Norris seguia fora. Quando Lando finalmente andou, ficou atrás de Kevin Magnussen, em sexto.

E, então, reclamação. Verstappen preparava a abertura de volta e não gostou do movimento para dentro que Pérez fez na frente dele. “O que Checo está fazendo, cara?”, questionou. Pela Red Bull, apenas a resposta de que aquilo “não era planejado”. Vai ajudar na luta pelo vice ou não vai?

Outra mensagem de rádio era de Magnussen, que relatou algo preso na frente do defletor dianteiro do carro da Haas e voltou aos boxes.

Carlos Sainz ficou na frente do Q1 (Foto: Ferrari)

Apenas com quatro minutos para o fim é que todo mundo terminou de registrar volta rápida: ameaça para Lance Stroll, terceiro colocado na classificação oficial, com uma das vagas da eliminação.

Com 33 segundos para o fim da sessão, bandeira vermelha. O motivo foi um acidente considerável envolvendo Esteban Ocon e Fernando Alonso. Ocon vinha em velocidade na saída do S do Senna e pegou Alonso, mais lento, pela frente. Fernando aparentou não ter visto a Alpine e Esteban também traseirou na direção oposta. Com erros de ambos e pouco espaço, Ocon arrastou a lateral dele na de Alonso e foi direto para o muro.

O pneu traseiro esquerdo saiu do carro, enquanto toda a parte de trás do carro foi direto para o muro com danos importantes. Alonso também teve um pneu furado e danos na suspensão, mas seguiu para os boxes.

Como faltava menos que o tempo suficiente para abrir uma volta, era fim de Q1. Sainz liderou, com Norris, Hamilton, Verstappen, George Russell, Magnussen, Charles Leclerc, Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo e Pérez no top-10. Alonso passou em 11º, mas com dúvidas quanto à sequência.

Ocon foi justamente o primeiro dos eliminados, em 16º. Stroll, Guanyu Zhou, Alexander Albon e Logan Sargeant fecharam a lista e nessa ordem.

Fernando Alonso e Esteban Ocon se envolvem em acidente durante SQ1 (Foto: Reprodução/F1)

Q2 – Norris na frente e AlphaTauri coloca dois carros na fase final

O aviso imediato após a bandeira vermelha de que o Q2 seria atrasado enquanto a pista sofria limpeza e a barreira era reparada, foi ganhando demora. Às 11h30, horário esperado para o fim da atividade, o Q2 ainda não havia começado.

Apenas às 11h40 é que a atividade foi retornada. A informação da Aston Martin foi de que Alonso não participaria. O bicampeão partiria do 15º lugar da corrida sprint.

Outros 14, porém, iriam para a pista. E, novamente, a Red Bull mandou os dois para a pista logo de cara e com pneus médios. Verstappen virou 1min11s449 e colocou 0s150 para Pérez. O único que conseguiu se lançar entre os dois na primeira rodada de voltas rápidas foi Sainz, 0s132 mais lento.

Além de Alonso, Ricciardo, Pierre Gasly, Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda também preferiram não andar na primeira oportunidade de voltas. Iriam para apenas uma chance.

Leclerc não gostou de um bloqueio imposto por uma das Red Bull, ainda que de distância razoável. “Não foi legal”, reclamou.

Lando Norris mostrou velocidade na classificação sprint (Foto: Reprodução/F1)

As protocolares idas aos boxes para preparar a tentativa final de volta rápida levou os pilotos ao traçado novamente com pouco menos de três minutos pela frente.

Verstappen virou 1min11s262 para melhorar um pouco mais o tempo na frente. Logo, Ricciardo tirou um voltaço e se colocou 0s162 atrás. Mas Pérez bateu ambos, e a pista melhorava. Quem voou mesmo foi Norris, com 1min11s221 e a ponta.

Ricciardo, que resolveu usar pneus médios novos, fez a aposta dar certo e ficou mesmo em quarto. Norris, Pérez e Verstappen na frente dele, enquanto Leclerc, Hamilton, Sainz, Russell, Oscar Piastri e Tsunoda finalizaram o top-10.

Magnussen e Hülkenberg foram os dois primeiros eliminados, com Gasly em 13º, Bottas no 14º posto e Alonso, sem andar, 15º. No rádio da Alpine, Gasly disse que a volta tinha sido boa e completou: “na corrida será melhor, tem de ser”.

Daniel Ricciardo fez carro voar no Q2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Q3 – Norris repete liderança e conquista pole da corrida sprint em Interlagos

A luz verde apareceu para ninguém, absolutamente. Nenhum piloto se habilitou para tomar a pista até pouco mais de três minutos para o fim. Aí, sim, a fila se formou. E, como aconteceu na sexta, Verstappen foi furando a fila de carros lentos e fazendo ultrapassagens ainda na saída do pit-lane.

Carros, então, na pista. Max virou 1min10s683, mas Norris foi quem superou e fez 1min10s622 para confirmar a pole da corrida sprint.

Atrás de Lando e Max, Pérez, Russell, Hamilton, Tsunoda, Leclerc, Ricciardo, Sainz, Piastri.

F1 2023, GP de São Paulo, Corrida Sprint, Grid de Largada:

1L NORRISMcLaren Mercedes1:10.622 
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:10.683+0.061
3S PÉREZRed Bull Honda1:10.756+0.134
4G RUSSELLMercedes1:10.857+0.235
5L HAMILTONMercedes1:10.940+0.318
6Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:11.019+0.397
7C LECLERCFerrari1:11.077+0.455
8D RICCIARDOAlphaTauri Honda1:11.122+0.500
9C SAINZFerrari1:11.126+0.504
10O PIASTRIMcLaren Mercedes1:11.189+0.567
11K MAGNUSSENHaas Ferrari1:11.727+1.105
12N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:11.752+1.130
13P GASLYAlpine1:11.822+1.200
14V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:11.872+1.250
15F ALONSOAston Martin Mercedes
16E OCONAlpine1:12.388+1.766
17L STROLLAston Martin Mercedes1:12.482+1.860
18G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:12.497+1.875
19A ALBONWilliams Mercedes1:12.525+1.903
20L SARGEANTWilliams Mercedes1:12.615+1.993

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GP de SÃO PAULO: VERSTAPPEN POLE antes da TEMPESTADE: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.