Norris e Piastri ressuscitam ‘regras papaia’ em disputa interna na McLaren: “Há limites”
Lando Norris e Oscar Piastri vão largar da primeira fila no GP da Austrália e reforçaram o espírito das ‘regras papaia’
Com a McLaren dando início à temporada 2025 da Fórmula 1 no topo da ordem de forças, uma dúvida surge: alguém vai receber o tratamento de primeiro piloto? De acordo com Lando Norris e Oscar Piastri, em entrevistas após a classificação do GP da Austrália, isso não vai acontecer em um primeiro momento. Com isso, ambos estão livres para disputar, mas precisam seguir regras.
Antes da McLaren estabelecer na reta final de 2024 que Norris ganharia prioridade em pista, as famosas ‘regras papaia’ entraram em jogo, garantindo igualdade de tratamento e liberdade para Piastri disputar posições com o companheiro de equipe, e vice-versa. Ao que parece, elas estão de volta para 2025.
Norris, que larga da pole-position ao lado de Piastri na primeira fila, explicou como será a disputa entre os pilotos da McLaren em um primeiro momento e reforçou que, apesar da briga estar aberta, “há limites”.
“Obviamente, houve discussões porque estamos preparados. Sabemos que teremos muito mais desse tipo de coisa ao longo da temporada. Então, há claramente limites que não podemos cruzar. Ambos os carros sempre terão de permanecer na corrida”, explicou.

“Somos competidores, isso é claro, queremos lutar por vitórias. Mas, há apenas limites em torno do carro. Então, é só dar um pouco mais de espaço aqui e ali, mas somos livres para correr e para tentar vencer corridas”, continuou.
“O que nos fez ganhar o Mundial de Construtores no ano passado foi como nos ajudamos mutuamente, como mantivemos as coisas limpas e como houve ordem quando foi necessário. Mas muito disso aconteceu mais para o final da temporada e quando coisas externas estavam acontecendo. No momento, não há nada disso, então está tudo bem. Estamos empolgados e, claro, sempre teremos nossas conversas matinais, mas vamos esperar e ver”, encerrou Norris.
Piastri endossou o mesmo discurso do atual vice-campeão mundial, mas também avisou: “Quero vencer tanto quanto Lando”.
“Acho que ele resumiu isso muito bem. Obviamente a regra número um é não ter contato e dar espaço um ao outro. Então, isso não é diferente. Se houver oportunidades para qualquer um de nós aproveitar certas situações, então faremos isso, e somos livres para fazer isso”, descreveu.

“Mas, no final das contas, estamos correndo pela equipe. Isso é uma coisa muito importante para nós. Acho que dissemos várias vezes no ano passado, o trabalho em equipe que mostramos como pilotos, mas também como equipe, foi o que nos fez ganhar o Mundial ano passado. Então, acho que é importante reconhecer esse fato, porque obviamente o carro tem sido forte há um tempo agora, mas também acho que a equipe é muito forte”, concluiu Piastri.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. A largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

