Norris ressalta aprendizado ao liderar McLaren sem Ricciardo: “Algo que ganhei em 2021”

Lando Norris acredita que as dificuldades de Daniel Ricciardo permitiram que o britânico pudesse se desenvolver em 2021 e ter a experiência de liderar a McLaren

O QUE QUEREMOS VER NA PRÓXIMA TEMPORADA DE ‘DRIVE DO SURVIVE’?

Lando Norris teve desempenho impressionante no início da temporada da Fórmula 1 2021, sobretudo com as dificuldades de Daniel Ricciardo com o MCL35M. Extremamente regular — grande diferença para seu companheiro de equipe na primeira metade da temporada —, o britânico levantou o sarrafo da McLaren por, em algumas oportunidades, brigar à frente do pelotão, desafiando até mesmo os carros da Red Bull e Mercedes.

Analisando seu próprio desempenho, o dono do carro #4 acredita que as dificuldades de Ricciardo deram a ele o papel de líder da equipe, já que não tinha tanto o auxílio do australiano por bons resultados.

“Acho que, especialmente na primeira metade da temporada, quando Daniel estava tentando ganhar mais velocidade, era mais sobre como eu podia liderar o time”, disse ele, em entrevista coletiva. “E como tive de trabalhar sem tanta ajuda do outro companheiro. Mas era só porque Daniel estava se adaptando. Agora é mais igual, é apenas uma situação diferente”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Norris fez bela temporada em 2021 e quase venceu o GP da Rússia (Foto: AFP)

“Eu me perguntava: ‘Como posso me esforçar mais?’. Naquela época do ano, eu não tinha ajuda do outro piloto para nos esforçarmos juntos, que é algo que tivemos na segunda metade da temporada. Então, acho que uma coisa foi muito boa para mim e aprendi, já que não podia usar as informações do outro carro, como deveria abordar os fins de semana, como deveria guiar”, seguiu.

“Então liderar o time e ficar um pouco mais isolado foi, definitivamente, uma das maiores coisas que ganhei [em 2021]”, concluiu Norris.

Antes das férias de verão, a diferença de Norris para Ricciardo no Mundial de Pilotos era grande: 63 pontos separavam os dois pilotos, enquanto o britânico figurava a terceira posição, e Daniel o oitava lugar. As coisas foram melhorando, no entanto, na segunda metade da temporada, principalmente após o GP da Itália, em que a McLaren conquistou o único 1-2 do ano, com vitória do australiano. Ao final da temporada, a diferença caiu para 45 tentos, mas com Norris em sexto lugar, e Ricciardo, novamente, na oitava colocação.

SAINZ BRILHANTE E ALONSO ACIMA DO ESPERADO: OS ESPANHÓIS NA F1 EM 2021
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.