Norris vê McLaren capaz de vencer em 2024, mas coloca título como “outro nível”

Lando Norris confia em desempenho da McLaren para vencer na próxima temporada da Fórmula 1, mas destaca que pressão é diferente quando assunto é briga por campeonato

A McLaren pode ser apontada como a equipe que mais evoluiu durante a temporada de 2023 da Fórmula 1. O time saiu das últimas colocações no início do campeonato para andar relativamente próxima da Red Bull no final dele, conquistando nove pódios e uma vitória na corrida sprint do Catar. Apesar da considerável evolução, Lando Norris não acredita que a equipe possa disputar o título antes de 2026, quando um novo regulamento entrará em vigência na categoria.

Para o jovem britânico, desafiar Max Verstappen e a Red Bull nesse momento é um passo mais distante. O piloto da McLaren classificou o RB19 como o “carro mais competitivo da história”, porém, acredita que poderá conquistar vitórias nesses próximos dois campeonatos. Prova do otimismo em bons resultados com a McLaren está na renovação de contrato entre as partes por “múltiplos anos”.

Relacionadas


“Em alguns momentos, ficamos próximos de vencer no último ano e não estivemos tão distantes da Red Bull, que tinha o carro mais competitivo da história da F1, em certas corridas”, falou Norris ao Autosport.

“Sabendo disso, estivemos o mais perto de vencer desde que estou aqui na McLaren, mas lutar por um campeonato é um passo maior. Se você me perguntasse: ‘você acha que pode ganhar corridas este ano?’, provavelmente estaria mais inclinado a dizer que sim”, continuou o piloto de 24 anos.

Norris acredita que primeira vitória na Fórmula 1 sairá em 2024 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Mas se prosseguir para ‘pode ganhar corridas e o campeonato?’, acho que esse é outro nível tanto para mim, pois correr no topo não é algo que fiz neste tempo [desde 2019], mas também para toda a equipe, para todos aqui na fábrica. É um nível diferente de pressão e empolgação para os mecânicos”, declarou.

Apesar de frear a empolgação com relação ao título e mencionar a necessidade de se preparar para encarar esse nível de disputa, Norris acredita que a McLaren e ele estão no caminho certo.

“Você acha que estamos prontos para o desafio? Absolutamente, tivemos oportunidades de lutar contra Red Bull, Ferrari e Mercedes frente a frente, em estratégia, pitstops e todas essas coisas. Na maioria do tempo, nosso trabalho tem sido muito bom”, apontou o britânico.

“Quando se fala em lutar pelo campeonato, eu acho que a mentalidade de todo mundo muda um pouco, mas eu me sinto pronto para lutar contra Max e Lewis [Hamilton]. Mas tudo se resume à consistência e a pequenas decisões ao longo da jornada, que são difíceis de prever quando você está indo contra esses caras, pois nunca se sabe qual será o próximo movimento deles, ao mesmo tempo que eles não sabem qual será o nosso próximo movimento”, pontuou.

Por fim, Norris ressaltou que a grande oportunidade para a McLaren e ele estará a partir de 2026, com as novas normativas da Fórmula 1. “O campeonato, amaria dizer que [pudesse vencer] nos próximos dois anos, mas 2026 é uma chance para todos no grid. Então, esse é o grande ponto de interrogação. Vamos ver como faremos neste ano e, então, você me faz novamente essa pergunta”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.