Líder, Hamilton abre 8 pontos de frente para Verstappen em Portugal. Confira classificação

Com uma vitória contundente neste domingo no GP de Portugal, Lewis Hamilton ampliou a ainda apertada vantagem perante Max Verstappen na liderança do campeonato. Lando Norris segue em terceiro, à frente de Valtteri Bottas

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

O terceiro capítulo daquela que se desenha como uma grande disputa pelo título na temporada 2021 teve Lewis Hamilton como grande vencedor. O heptacampeão mundial obteve um triunfo contundente na tarde deste sábado (2) em Portugal e ampliou um pouco a apertada vantagem que ostenta perante Max Verstappen, seu grande concorrente no campeonato.

Hamilton faturou 25 pontos no Autódromo Internacional do Algarve e agora soma 69 pontos. Verstappen conseguiu passar Valtteri Bottas, pole-position em Portugal, e marcou tentos importantes. O placar, que aponta 69 para Hamilton e 61 para o holandês, poderia ter sido um pouco mais apertado. Max chegou a fazer a volta mais rápida da prova no último giro, mas teve seu tempo deletado depois de ter excedido os limites de pista na curva 4.

+ A classificação do Mundial de Pilotos e de Construtores depois do GP de Portugal de F1

LEWIS HAMILTON; VITÓRIA; GP DE PORTUGAL; MERCEDES; PORTIMÃO;
Lewis Hamilton salta do carro após grande vitória em Portugal (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O ponto extra pela volta mais rápida da corrida, então, ficou com Bottas, que amargou o terceiro lugar depois de sonhar com a vitória no começo da corrida. O finlandês tem agora 32 pontos no campeonato. Mas pelo fato de ter zerado no GP da Emília-Romanha e também por Lando Norris ter alcançado outro ótimo resultado neste domingo ao cruzar a linha de chegada em Portugal em quinto lugar, o prodígio da McLaren segue em terceiro no campeonato e soma 37 pontos, cinco a mais que Bottas.

Outro resultado na tabela também influenciado pela jornada sem pontos em Ímola reflete a posição de Sergio Pérez, quarto colocado no GP de Portugal, em sexto no Mundial de Pilotos depois de três corridas. O mexicano tem 22 pontos no campeonato, 6 a menos que Charles Leclerc, da Ferrari, que marcou o sexto lugar em Portimão.

Daniel Ricciardo aparece em sétimo depois do nono lugar obtido na esteira da corrida de recuperação neste domingo depois de ter largado em 16º. Carlos Sainz, que largou em quinto lugar, mas perdeu muita performance ao longo da corrida, zerou no Algarve e permanece em oitavo no Mundial de Pilotos e acumula 14 pontos, 2 a menos que Ricciardo. Esteban Ocon deu um bom salto na tabela e agora é o nono, com 8 tentos, sendo 6 graças ao sétimo lugar em Portugal, e Pierre Gasly ainda salvou um ponto com o décimo lugar neste domingo.

Já no Mundial de Construtores, a Mercedes ampliou um pouco mais a vantagem para a Red Bull. Com os 41 de 44 pontos possíveis no fim de semana, a equipe heptacampeã tem agora 101 tentos, contra 83 da Red Bull, que marcou 30 neste domingo no Algarve.

A McLaren é a terceira colocada no campeonato e tem 53 pontos até agora, contra 42 da Ferrari e 10 da Alpine, que superou a AlphaTauri graças aos 10 pontos marcados graças ao sétimo lugar de Ocon e ao oitavo de Fernando Alonso na corrida. A Aston Martin zerou neste fim de semana e segue com 5 tentos, todos marcados por Lance Stroll. Alfa Romeo, Williams e Haas permanecem zeradas no campeonato.

WEB STORIES: Ayrton Senna e o 1º de maio que o mundo jamais esqueceu

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.