Hamilton supera Verstappen e lidera último treino livre do ano em Abu Dhabi

Lewis Hamilton foi novamente mais rápido que Max Verstappen e fechou na frente o último treino livre do ano em Abu Dhabi

Kimi Räikkönen bateu carro da Alfa Romeo na curva 14 em Abu Dhabi (Vídeo: DAZN)

Lewis Hamilton fechou na frente o último treino livre desta imprevisível e empolgante temporada 2021 da Fórmula 1. O heptacampeão do mundo superou o rival Max Verstappen em 0s214 ao marcar 1min23s274 e ficar com o melhor tempo do TL3 do GP de Abu Dhabi, na tarde deste sábado (11) em Yas Marina. Valtteri Bottas, companheiro de equipe de Hamilton, completou o top-3 com o carro #77 da Mercedes.

Sergio Pérez, com a outra Red Bull, já no fim da atividade de pista, cravou o quarto melhor tempo e foi seguido por Lando Norris, da McLaren. Yuki Tsunoda novamente foi bem com a AlphaTauri e finalizou em sexto, à frente de Pierre Gasly e da Ferrari de Carlos Sainz. Daniel Ricciardo, também com a McLaren, e Charles Leclerc, de Ferrari, concluíram a relação dos dez mais rápidos da sessão.

LEWIS HAMILTON; GP DE ABU DHABI; TREINO LIVRE 3;
Hamilton voou no último treino livre da F1 em 2021 (Foto: Mercedes)

A Fórmula 1 acelera logo mais para a decisiva sessão classificatória do GP de Abu Dhabi. A definição do grid de largada está marcada para 10h (de Brasília, GMT-3) e terá transmissão ao vivo da Band na TV aberta, do BandSports na TV por assinatura e pelo serviço de streaming F1 TV Pro.

O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Saiba como foi o treino livre 3 do GP de Abu Dhabi de F1

LEIA TAMBÉM
+Dia em Abu Dhabi revela forças distintas entre Mercedes e Red Bull, mas inimigo comum

Em treino pouco significativo por acontecer em horário e em condições de temperatura e pressão distintas da classificação e da corrida em Abu Dhabi, a sessão da tarde deste sábado serviu para as equipes trabalharem no acerto dos carros. A Red Bull, por exemplo, testou uma configuração de baixo downforce para Max Verstappen horas antes da definição do grid de largada, enquanto a Mercedes instalou o quinto sistema de escapamento do ano para o carro de Lewis Hamilton. Naquele momento, a temperatura ambiente era de 26ºC, enquanto na pista os termômetros apontavam 39ºC.

Houve uma grande preocupação por parte dos pilotos e da própria Pirelli quanto à situação dos pneus diante das zebras pontiagudas das curvas 5 e 9. As zebras foram lixadas no fim da sexta-feira para evitar furos de pneu, algo que aconteceu em Losail, no Catar.

MAX VERSTAPPEN; GP DE ABU DHABI; RED BULL; F1;
Max Verstappen abriu o TL3 com pneus médios (Foto: Lars Baron/Red Bull Content Pool/Getty Images)

O holandês foi um dos primeiros pilotos a deixar os boxes e saiu para as voltas iniciais da sessão com pneus médios. Max não teve dificuldade para assumir a liderança nos minutos iniciais ao marcar 1min24s997. Depois, virou 1min24s828.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Os carros da Mercedes foram à pista em seguida, mas com pneus macios para Hamilton e Valtteri Bottas. O finlandês não conseguiu bater o tempo de Verstappen de primeira, mas o heptacampeão o superou com facilidade para marcar 1min24s241, 0s587 mais rápido que o rival.

LEWIS HAMILTON; F1; FÓRMULA 1; GP DE ABU DHABI;
Hamilton fez nova volta voadora e ampliou vantagem na liderança (Foto: Reprodução)

Logo depois de Pérez ter feito o então melhor tempo da sessão, Hamilton melhorou ainda mais sua marca com a parcial mais rápida nos três setores da pista e 1min24s055 ao fim da volta, 0s773 mais rápido que Verstappen, porém com a destacada diferença de pneus. Em seguida, porém, Bottas tratou de deixar o companheiro de equipe para trás por 0s030 ao registrar 1min24s025.

Com quase meia hora de treino percorrido, Bottas era o líder, seguido por Hamilton e Pérez, enquanto Verstappen aparecia em quarto e Carlos Sainz, com a Ferrari, era o melhor do resto e aparecia momentaneamente na quinta posição.

Só que Hamilton conseguiu ser muito mais rápido que Bottas na volta seguinte, cravou a melhor parcial nos dois primeiros setores da pista e mesmo cometendo um pequeno erro na parte final da pista cravou 1min23s274 e superou Valtteri em 0s751.

CARLOS SAINZ; FERRARI; ABU DHABI; TREINO LIVRE 3;
Carlos Sainz chegou a ocupar a quinta posição no TL3 (Foto: Ferrari)

A posição de top-5 ostentada por Sainz não durou muito, já que as AlphaTauri pularam para a frente com Yuki Tsunoda, novamente bem nos treinos, em quinto lugar, seguido por Pierre Gasly.

Enquanto Hamilton recolheu o carro momentaneamente para os boxes, a Red Bull trabalhou no carro de Verstappen e providenciou a troca da asa traseira do carro do holandês. Segundo a Sky Sports da Alemanha, não houve uma mudança na configuração em termos de pressão aerodinâmica.

Os últimos minutos da sessão reservaram as derradeiras simulações em ritmo de classificação. O primeiro deles a fazer tempo relevante e se colocar até à frente dos carros da Red Bull foi Sainz, que se posicionou em terceiro, mas com pneus médios, sendo batido logo em seguida por Tsunoda, com os macios. Em contrapartida, Hamilton reclamava de temperaturas “muito quentes” nos pneus traseiros.

LEWIS HAMILTON; GP DE ABU DHABI; TREINO LIVRE 3;
Lewis Hamilton reclamou das altas temperaturas dos pneus traseiros (Foto: F1/Twitter)

Estranhamente, Verstappen tirou o pé na primeira volta rápida com os pneus macios e continuou lento no giro seguinte.

Antes da última tentativa de volta rápida, Hamilton foi liberado para sair do pit-lane no momento em que Nikita Mazepin acelerava naquele setor. O heptacampeão precisou até ir para fora da pista para não atrapalhar o piloto da Haas.

Na terceira volta com os pneus macios, Verstappen fez um primeiro setor ruim, melhorou na segunda parte da pista e cravou o trecho mais rápido no terceiro setor. Foi o bastante para o holandês subir para segundo, 0s214 atrás de Hamilton. Logo em seguida, Lando Norris subiu para a quarta colocação e se posicionou atrás de Bottas e à frente de Tsunoda, Pérez e Sainz.

Ainda houve tempo para Verstappen fazer outra tentativa de volta rápida. No sexto giro com os pneus macios, o piloto vinha com chance até para desafiar Hamilton, mas cometeu um erro na abertura do terceiro setor da pista e tirou o pé para recolher de vez para os boxes.

No fim das contas, a sessão terminou mesmo com Hamilton como o mais rápido e Max na segunda posição.

F1 2021, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, TL3:

1L HAMILTONMercedes1:23.274 23
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:23.488+0.21423
3V BOTTASMercedes1:24.025+0.75121
4S PÉREZRed Bull Honda1:24.047+0.77321
5L NORRISMcLaren Mercedes1:24.106+0.83217
6Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:24.223+0.94922
7P GASLYAlphaTauri Honda1:24.251+0.97722
8C SAINZFerrari1:24.595+1.32120
9D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:24.733+1.45916
10C LECLERCFerrari1:24.758+1.48421
11L STROLLAston Martin Mercedes1:24.821+1.54722
12E OCONAlpine1:24.834+1.56018
13K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:25.037+1.76323
14A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari1:25.048+1.77418
15F ALONSOAlpine1:25.094+1.82019
16S VETTELAston Martin Mercedes1:25.115+1.84125
17G RUSSELLWilliams Mercedes1:25.220+1.94622
18N LATIFIWilliams Mercedes1:25.322+2.04819
19M SCHUMACHERHaas Ferrari1:25.340+2.06618
20N MAZEPINHaas Ferrari1:26.332+3.05819
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar