Hamilton dispara contra falta de apoio e diz que Red Bull “é ambiente difícil” para Pérez

Lewis Hamilton não economizou nas palavras ao ser questionado no México sobre as críticas públicas da Red Bull contra Sergio Pérez e ainda mandou indireta para Helmut Marko: "Não tem sido bom em ajudar psicologicamente"

As críticas abertas que Sergio Pérez passou a receber da Red Bull — sobretudo do consultor dos taurinos, Helmut Marko — fizeram Lewis Hamilton sair em defesa do piloto mexicano. O representante da Mercedes reprovou principalmente a falta de apoio psicológico, dizendo que o ambiente na equipe austríaca “é difícil” para Pérez.

Presente no Autódromo Hermanos Rodríguez, que recebe a F1 neste final de semana, Hamilton opinou sobre o comportamento da arquirrival Red Bull com seu piloto #11. Mesmo sem citar nomes, o heptacampeão deu uma boa cutucada em Marko, que chegou a ser advertido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no mês passado após fala xenofóbica, ao dizer que Checo “tinha mente sul-americana”.

Sobre tal fato, aliás, Hamilton não economizou nas palavras. “Como piloto, entendo que as pressões psicológica e mental pesam tanto que é até difícil colocar em palavras”, disse à Fox Sports. “Acho que ele recebeu um apoio incrível ao seu redor e se comportou muito bem”, acrescentou.

“Não acho que a equipe o tenha apoiado tanto — não diria a equipe, porque é muita gente, mas um porta-voz em particular não tem sido muito bom em ajudar psicologicamente”, disparou, emendando: “Se eu ouvisse Toto [Wolff, chefe da Mercedes] falando negativamente sobre mim nos finais de semana, seria muito difícil. É um ambiente difícil para ele, mas acho que ele lidou com a situação da melhor maneira possível.”

Sergio Pérez corre em casa bastante pressionado neste final de semana (Foto: Red Bull Content Pool)

Em seguida, Lewis destacou que o início de temporada de Pérez foi bastante animador, tanto que pensou que enfim estava diante do melhor de Checo. De Miami em diante, porém, o mexicano não se encontrou mais, sendo facilmente superado pelo companheiro de equipe, o já tricampeão Max Verstappen.

“É um ano muito longo, uma temporada muito longa. Acho que este é o esporte mais exigente que existe”, completou, ressaltando que o melhor sobre Checo é a resiliência.

“Ele continua se levantando e tentando. Uma coisa certa é que o México vai se revelar para ele neste fim de semana. Quando estou em Silverstone, ganho um tempo extra. Portanto, não tenho dúvidas de que será assim para ele”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Logo mais, a classificação está marcada para as 18h (de Brasília, GMT-3). Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.