Hamilton diz que seria “épico” Fórmula 1 e MotoGP correrem no mesmo fim de semana

Lewis Hamilton não só apoiou a ideia de eventos em conjunto entre Fórmula 1 MotoGP como ainda brincou ao dizer que tentaria correr nos dois

A Fórmula 1 e a MotoGP são, sem dúvida, duas das principais competições dos esportes a motor no mundo, e com ambas sob o comando do Liberty Media, cresce a expectativa de um evento mútuo. Lewis Hamilton, inclusive, mostrou-se bastante favorável à ideia e ainda brincou dizendo que tentaria correr nas duas categorias.

O acordo foi concretizado no dia 1º de abril. A empresa norte-americana fechou a compra de uma gorda fatia de 86% da MotoGP por meio da Dorna, que continua responsável por toda a operação pelas mãos do CEO da empresa espanhola, Carmelo Ezpeleta.

O principal plano do Liberty Media é trazer a MotoGP para mais perto da baliza em que acredita ter colocado a F1 no que diz respeito à realidade de novas mídias e atenção nos Estados Unidos. Uma fusão, no entanto, foi descartada, mas eventos em conjunto não foram totalmente descartados.

Durante a passagem da F1 pelo Japão, no último final de semana, Hamilton foi indagado pelo site da revista inglesa Autosport sobre o negócio e analisou a mais recente união.

Austin seria o circuito que melhor permitiria um evento em conjunto entre MotoGP e F1 (Foto: AFP)

“Não pensei muito sobre isso ainda, certamente li as manchetes a respeito. Acho que o Liberty fez um trabalho incrível com a Fórmula 1 quanto ao valor [crescendo desde 2017]. Então, eles podem fazer um ótimo trabalho com a MotoGP”, disse o piloto da Mercedes.

“É incrível, pois adoro a MotoGP. Seria épico se pudéssemos tê-la no mesmo fim de semana”, acrescentou Hamilton, brincando em seguida que estaria disposto a correr de moto e de carro.

“Talvez eu consiga correr de MotoGP e Fórmula 1 no mesmo fim de semana, seria muito legal”. O heptacampeão, contudo, voltou à realidade e enfatizou que o cenário seria “impossível”.

A proposta de eventos compartilhados é considerada improvável a curto prazo. Unir categorias tão distintas num mesmo fim de semana também só seria possível em alguns circuitos específicos e que já atendam a MotoGP por conta da necessidade de áreas de escape amplas. Austin, que recebe a classe rainha das motos neste fim de semana, é um deles.

Além da pista estadunidense, MotoGP e F1 dividem atualmente outras quatro praças: Lusail (Catar), Silverstone (Inglaterra), Barcelona (Espanha) e Red Bull Ring (Áustria). Sepang, que recebe o GP da Malásia de MotoGP, recebeu a F1 pela última vez em 2017.

Outra questão que dificulta a logística é quanto às séries de apoio das duas classes. Moto3 e Moto2 acompanham o calendário da MotoGP na íntegra. No caso de F3 e F2, as etapas que mais coincidem com a F1 fazem parte da perna europeia, o que transforma a pista de Austin no destino mais provável para um evento único.

A Fórmula 1 retorna entre os dias 19 e 21 de abril com o GP da China, retorno da etapa ao calendário após a pandemia. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.