Hamilton, Alonso ou Verstappen: quem são os pilotos preferidos dos brasileiros?

Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Max Verstappen foram os nomes mais mencionados em pesquisa feita por instituto especialista em avaliações de mercado online

Afinal, é possível medir qual piloto é o preferido do público brasileiro? Em tempos de Fórmula 1 ganhando popularidade e atingindo novas gerações, é inevitável que alguns nomes do grid ganhem a simpatia e torcida do público. Existe alguma maneira de mensurar a preferência dos torcedores?

Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, da Mercedes, apareceu como o nome preferido da pesquisa da YouGov. A plataforma inglesa de pesquisas online tem ampliado cada vez mais o campo de busca na área esportiva, inclusive também sobre Fórmula 1. 115 mil brasileiros estão cadastrados na plataforma.

“Segundo a pesquisa que estamos fazendo agora, cerca de 16% dos consumidores adultos no Brasil acompanham ativamente as competições de automobilismo. O número de praticantes é menor, fica em torno de 3%. 115 mil pessoas foram entrevistadas. O automobilismo está em sexto lugar no ranking dos esportes mais acompanhados do Brasil. Obviamente, o número 1 é o Futebol. O segundo é o vôlei, o terceiro é o basquete, o quarto é a natação, o quinto é a ginástica”, explicou David Eastman, diretor-geral da YouGov no Brasil, ao GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

22,87% dos entrevistados apontaram Hamilton como piloto preferido. O segundo nome na lista é do bicampeão mundial Fernando Alonso, com 13,29% das respostas. O atual tricampeão Max Verstappen, da Red Bull, é quem surge em terceiro, com 9,32%.

“Somos diferentes por alguns motivos. O primeiro é que, desde o início, sempre trabalhamos em pesquisa online. Mas em 2000, a penetração da internet era bem baixa e não era uma fonte em que as pessoas confiavam muito para fazer pesquisa de mercado e chegar a conclusões sobre alguma pesquisa. No entanto, usando a internet, nós conseguimos fazer várias previsões sobre os resultados de eleições políticas e acertamos”, explicou Eastman sobre os métodos de pesquisa e a confiabilidade da plataforma.

Mesmo aposentado da MotoGP desde o fim de 2021, Valentino Rossi também é mencionado pelos entrevistados, surgindo na quarta posição. Quem finaliza o top-5, curiosamente, é Mick Schumacher, que deixou a Haas ao fim de 2022.

Piloto da Ferrari desde 2019, Charles Leclerc é sexto colocado. O top-10 da pesquisa é finalizado por Sergio Pérez, Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo e George Russell. A Ferrari, por sua vez, apareceu como a equipe preferida do público na pesquisa, derrotando McLaren e Mercedes.

Confira o top-10 dos pilotos mais mencionados na pesquisa da YouGov:

1Lewis Hamilton22,87%
2Fernando Alonso13,29%
3Max Verstappen9,32%
4Valentino Rossi7,06%
5Mick Schumacher6,83%
6Charles Leclerc5,46%
7Sergio Pérez4,02%
8Valtteri Bottas3,85%
9Daniel Ricciardo3,19%
10George Russell3,16%

As equipes preferidas na pesquisa da YouGov:

1Ferrari26,53%
2McLaren16,63%
3Mercedes15,17%
4Williams12,30%
5Red Bull10,00%
6Aston Martin3,60%
7Alfa Romeo3,52%
8AlphaTauri2,26%
9Alpine2,21%
10Haas1,94%
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.