Hamilton lidera 1-2 da Mercedes no TL2 em ritmo de corrida na Itália. Sainz bate de novo
A Mercedes deu mais uma amostra do seu favoritismo no fim de semana na Itália e liderou, com dobradinha, o TL2 em Monza. Lewis Hamilton foi o mais rápido
A Mercedes deu mais uma amostra do seu favoritismo neste fim de semana de GP da Itália. No começo da tarde deste sábado (11) em Monza, Lewis Hamilton foi o mais rápido do treino livre 2 ao registrar 1min23s246 como melhor volta, seguido pelo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, 0s222 mais lento que o heptacampeão mundial. Em sessão onde pilotos e equipes priorizaram os trabalhos em ritmo de corrida, a Red Bull ficou novamente atrás da rival. Max Verstappen foi o terceiro, enquanto Sergio Pérez finalizou em quarto. Esteban Ocon colocou a Alpine no top-5.
O destaque negativo da sessão ficou com Carlos Sainz. O piloto da Ferrari bateu novamente em um sábado, repetindo a classificação do GP da Hungria e o treino livre 3 do GP da Holanda. O espanhol destruiu a dianteira da SF21 depois de escapar na Variante Ascari e provocar a única bandeira vermelha do treino.
Relacionadas
De positivo, destaque para a posição de Robert Kubica, que segue como substituto de Kimi Räikkönen na Alfa Romeo. O polonês fechou o treino em sexto, à frente até do seu companheiro de equipe, Antonio Giovinazzi. Fernando Alonso, da Alpine, foi o oitavo, seguido pela AlphaTauri de Pierre Gasly e pela McLaren de Lando Norris. Sebastian Vettel foi o 18º.
A segunda corrida sprint, ou corrida de classificação, da história da Fórmula 1 está marcada para 11h30 (horário de Brasília, GMT-3) deste sábado. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Itália de Fórmula 1
Com temperatura ambiente em 24,6ºC e céu azul, a Fórmula 1 voltou a acelerar na manhã deste sábado para o segundo treino livre do fim de semana. Sem mais ter a necessidade de avaliar o ritmo de classificação, pilotos e equipes, desde o início da sessão, trabalharam com os chamados long-runs, ou as simulações em ritmo de corrida.
Uma vez que o foco das equipes era diferente do habitual, não houve aquela bagunça toda que as sessões em Monza têm proporcionado nos últimos anos, e os pilotos enfrentaram condições mais tranquilas quanto ao tráfego. Os carros da Haas, em clima cada vez mais de guerra, foram os primeiros a deixarem os boxes, com as demais equipes saindo em seguida.
O primeiro tempo de um carro de equipe de ponta foi de Sergio Pérez, que virou 1min24s870 com a Red Bull calçada com pneus médios. As marcas, naturalmente, eram bem mais lentas que as registradas no treino livre 1, na sexta-feira.
O mexicano melhorou seu tempo ao cravar 1min24s835 e manteve a liderança, enquanto Pierre Gasly era o segundo, também com pneus médios. Lewis Hamilton, com os macios, subiu para terceiro, que virou quarto quando, logo depois, Max Verstappen superou o companheiro de equipe para tomar a ponta do treino ao virar 1min24s006, também com compostos macios. Na segunda volta rápida, o holandês anotou 1min23s754.
Dono do melhor tempo da classificação de sexta-feira, Valtteri Bottas fazia sua simulação em ritmo de corrida com pneus duros. O finlandês vai largar do fim do grid no domingo por conta da troca de motor providenciada pela Mercedes e trabalhava para avaliar as condições do carro já com o foco na estratégia para a corrida principal do fim de semana.
O treino seguia seu curso normal quando foi interrompido com 32 minutos para o fim por conta de uma batida muito forte de Carlos Sainz. O piloto da Ferrari arrebentou a dianteira do carro depois de escapar na Variante Ascari e acertar o muro de proteção. O espanhol saiu bastante zonzo do carro, mas caminhou rumo ao carro médico e depois foi liberado. Bandeira vermelha em Monza.
Foi a terceira batida de Sainz nos últimos quatro finais de semana de corrida depois de ter se acidentado na classificação do GP da Hungria e no treino livre 3 na Holanda, também no sábado.
A sessão foi retomada com bandeira verde quando restavam 20 minutos para o fim. Logo de cara, Antonio Giovinazzi fez ótima volta e colocou a Alfa Romeo em terceiro. Com pneus macios, o piloto da casa ficou a 0s748 do tempo registrado por Verstappen, que também estava na pista, mas com os compostos médios para as simulações finais em ritmo de corrida.
Em seguida, porém, Robert Kubica, substituto de Kimi Räikkönen novamente neste fim de semana, foi ainda melhor que Giovinazzi e se colocou em quarto. O polonês, no entanto, foi superado por Esteban Ocon logo na sequência do treino, mas ainda assim ocupava uma posição de destaque no fim da sessão.
A dobradinha da Red Bull durou até o momento em que os carros da Mercedes foram à pista com pneus macios. Lewis Hamilton tratou de mostrar a força da equipe heptacampeã do mundo e virou 1min23s246 para assumir a liderança da sessão, enquanto Bottas era o segundo, 0s222 mais lento que o companheiro de equipe. E foi assim, com 1-2 da Mercedes, que a sessão terminou pouco depois.
Fórmula 1 2021, GP da Itália, Monza, treino livre 2:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:23.246 | 25 | |
2 | V BOTTAS | Mercedes | 1:23.468 | +0.222 | 24 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:23.662 | +0.416 | 23 |
4 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:23.917 | +0.671 | 29 |
5 | E OCON | Alpine Renault | 1:24.263 | +1.017 | 20 |
6 | R KUBICA | Alfa Romeo Ferrari | 1:24.280 | +1.034 | 28 |
7 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:24.502 | +1.256 | 26 |
8 | F ALONSO | Alpine Renault | 1:24.539 | +1.293 | 16 |
9 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:24.654 | +1.408 | 24 |
10 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:24.665 | +1.419 | 27 |
11 | C LECLERC | Ferrari | 1:24.770 | +1.524 | 21 |
12 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:24.774 | +1.528 | 24 |
13 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:24.805 | +1.559 | 23 |
14 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:25.083 | +1.837 | 22 |
15 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:25.422 | +2.176 | 32 |
16 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | 1:25.729 | +2.483 | 23 |
17 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:25.763 | +2.517 | 28 |
18 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:25.935 | +2.689 | 28 |
19 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:26.012 | +2.766 | 25 |
20 | C SAINZ | Ferrari | 1:26.124 | +2.878 | 14 |
Tempo 107% | 1:29.073 | +5.827 |