Hamilton relembra visita ao Brasil em primeiro ano na F1: “Senti a presença de Senna”

Lewis Hamilton disse ter sentido a presença do ídolo Ayrton Senna em sua primeira passagem pelo Brasil, em 2007. O britânico admitiu que não esperava o apoio da torcida no ano seguinte, em batalha contra Felipe Massa, mas destacou mudança de relação com o país

Em coletiva de imprensa realizada pela Petronas, patrocinadora da Mercedes, nesta quarta-feira (1º), Lewis Hamilton abordou sua relação com o Brasil e lembrou de sua primeira passagem pelo país, em 2007 — quando ainda fazia sua temporada de novato na Fórmula 1. O inglês revelou ter sentido a presença do ídolo Ayrton Senna, morto em 1994, e elogiou a paixão do povo pelo esporte, além da atração instantânea pela pista de Interlagos.

“Em 2007, na minha primeira vez aqui, lembro que estava muito empolgado. Quando cheguei na cidade, lembro de ter sentido a presença de Ayrton [Senna]. Foi muito emocionante para mim, porque cresci com esse sonho por muito tempo. Então, chegar aqui e ver o amor e a história daqui e correr nessa pista, que é uma das minhas favoritas, foi muito bom”, destacou.

No ano seguinte, Hamilton disputava o título da categoria diretamente com o brasileiro Felipe Massa, e a etapa de Interlagos — que encerrava o campeonato — reservava justamente a decisão sobre quem ficaria com a taça.

O inglês, que acabou ficando com a conquista — contestada por Massa — no fim, admitiu que não esperava receber o apoio da torcida em solo brasileiro. Por outro lado, Lewis destacou que sua relação com o país mudou consideravelmente desde então.

Lewis Hamilton e a bandeira do Brasil (Foto: Mercedes)
Lewis Hamilton criou uma relação especial com o Brasil (Foto: Mercedes)

“Eu sabia que, naquele momento, ele era o número um do público e eu teria um fim de semana muito difícil. Então, estava focado em travar uma boa batalha. Ganhei o Mundial aqui sem ter o apoio necessário, mas entendo. E isso [apoio] mudou ao longo dos anos”, ressaltou.

“Talvez porque eu tenha lido mais e mais sobre o Brasil, entendi melhor sobre o país e as pessoas, além da diversidade que temos aqui”, apontou.

No ano passado, apenas alguns dias antes da corrida brasileira, Hamilton recebeu a medalha do Mérito Legislativo e o título de Cidadão Honorário do país. Em sua segunda visita desde então, o britânico destacou que ainda há muito a ser feito pelo povo e pregou foco na criação de oportunidades para as crianças.

Hamilton falou sobre o título de Cidadão Honorário do Brasil (Foto: Rodrigo Berton)

“Estar aqui é uma grande oportunidade, mas temos muito trabalho a fazer, como no restante do mundo. Mas estamos criando oportunidades para as crianças. E, no último ano, vivi dias muito bonitos aqui. Então, é bom voltar para cá e representar vocês da melhor forma possível, embora eu ainda tenha de aprender português”, completou.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, com o GP de São Pauloem InterlagosO GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ e com equipe cheia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.