Hamilton crava volta espetacular, marca Verstappen e leva pole do GP da Hungria

Lewis Hamilton cravou a pole do GP da Hungria na sua primeira volta rápida. Depois, segurou Max Verstappen com ritmo mais lento e marcação cerrada. Prenúncio de nova polêmica na F1

Leia esta notícia em espanhol no GRAN PREMIO.

BRIEFING: Tudo sobre a classificação do GP da Hungria de Fórmula 1. ASSISTA!

Prenúncio de nova polêmica no ar na Fórmula 1. Lewis Hamilton, na sua primeira tentativa de volta rápida, cravou 1min15s419 e garantiu o tempo que lhe valeria a pole do GP da Hungria. Depois, na tarde deste sábado (31) em Hungaroring, andou mais lento, em tática adotada pela Mercedes, desde a saída do pit-lane, e segurou Max Verstappen.

Os dois rivais ficaram muito perto de não abrir volta rápida porque quase não deu tempo. Depois, Lewis não conseguiu melhorar o tempo, enquanto Verstappen passou em terceiro no grid. Valtteri Bottas fechou a primeira fila toda da Mercedes no grid magiar, enquanto Max vai dividir a segunda fila com seu companheiro de equipe, Sergio Pérez.

Depois da classificação, Hamilton e Verstappen se cumprimentaram rapidamente no pit-lane. Lewis, vaiado e aplaudido pelo público nas arquibancadas, conquistou sua pole 101 na F1, a oitava na Hungria. E, se vencer neste domingo, vai alcançar o seu centésimo triunfo na Fórmula 1 e o nono em Hungaroring, chegando assim a duas marcas emblemáticas.

LEWIS HAMILTON; MERCEDES; GP DA HUNGRIA; HUNGARORING; F1;
Lewis Hamilton conquistou a pole com direito a temporal e polêmica em Hungaroring (Foto: Mercedes)

Pierre Gasly, com a AlphaTauri, vai largar em quinto, lado a lado com a McLaren de Lando Norris. Charles Leclerc, da Ferrari, partirá da sétima posição, ao lado da Alpine de Esteban Ocon. A quinta fila do grid será pesada com Fernando Alonso e Sebastian Vettel fechando o top-10.

+Como ficou o grid de largada do GP da Hungria de Fórmula 1

O GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, tem largada prevista para 10h (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Carlos Sainz bateu na classificação do GP da Hungria de F1 (Vìdeo: F1)

Saiba como foi a classificação do GP da Hungria de Fórmula 1

O Paddockast #114 aborda a ‘silly season’ e o mercado de pilotos da F1 para 2022

Q1: Russell amarga primeira eliminação do ano

A sessão que decidiu o pole-position do GP da Hungria começou com os carros das equipes do meio para o fim do grid na pista. Levou alguns minutos para que os protagonistas dessem as caras. A dupla da Mercedes assumiu a ponta sem muita dificuldade com Lewis Hamilton na frente, com 1min16s424, e Valtteri Bottas em segundo, com 1min16s610. Mas Max Verstappen desbancou os dois companheiros de equipe com a melhor parcial nos três setores da pista para cravar 1min16s214, 0s210 mais rápido que Hamilton.

Com sete minutos para o fim do Q1, Carlos Sainz aparecia em quarto, seguido pela AlphaTauri de Pierre Gasly e a McLaren de Lando Norris. O espanhol da Ferrari, depois da sua volta rápida, teve de fazer uma manobra para evitar o contato com o carro de Gasly, que vinha em maior velocidade. Mais atrás, Sergio Pérez fazia o nono melhor tempo do Q1 e nem de longe tinha o mesmo ritmo de Verstappen. O mexicano era 1s mais lento.

Ainda restava uma segunda rodada de voltas rápidas para definir os 15 classificados para o Q2 e os eliminados. Um nome certo era o de Mick Schumacher, mas a Haas não conseguiu deixar o carro pronto para fazer uma tentativa em razão dos reparos após o acidente no TL3.

As primeiras colocações foram mantidas. Uma das surpresas foi o avanço de Lance Stroll para a sexta posição. Os dois carros da Alfa Romeo passaram para o Q2, enquanto Daniel Ricciardo por pouco não ficou fora — em 14º. Foram eliminados no Q1, além de Schumacher, Nikita Mazepin, Nicholas Latifi, Yuki Tsunoda e, pela primeira vez na temporada, George Russell. Humilde, o prodígio britânico pediu desculpas à equipe.

Q2: Sainz bate, Norris voa e Ricciardo é eliminado

Mercedes e Red Bull mandaram seus respectivos pilotos para a pista no Q2 com pneus médios, enquanto os demais optaram pelos macios. No confronto direto entre os três protagonistas, Hamilton foi quem levou a melhor desta vez ao registrar 1min16s553, contra 1min16s769 de Verstappen. Bottas foi 0s530 mais lento que o companheiro de equipe, enquanto ‘Checo’ Pérez aparecia em quarto, 0s650 atrás do líder.

A ordem foi quebrada por Sebastian Vettel, que com a Aston Martin se colocou em terceiro lugar. Depois, foi a vez de Pierre Gasly subir para quarto, enquanto Norris fez o sétimo melhor tempo até então. Mas as voltas boas não pararam por aí: Leclerc passou para segundo, ficando só atrás de Hamilton, enquanto Fernando Alonso colocou a Alpine em quarto.

Até que Sainz colocou a Ferrari na barreira de pneus. Com pneus macios novos, o espanhol estava perto de fechar sua volta quando escapou na curva 14, rodou e bateu, causando assim a bandeira vermelha. Carlos, que vinha em um ótimo fim de semana, passa a ter a sequência da sua jornada na Hungria completamente comprometida.

A sessão foi retomada com pouco menos de quatro minutos para o fim da sessão. Os pilotos tiveram, na prática, uma ou duas voltas lançadas para garantir um lugar no Q3. Hamilton e Verstappen, que fizeram seus respectivos melhores tempos com pneus médios, voltaram à pista, com mais de 60ºC naquele momento, com compostos macios. Max virou o melhor tempo com 1min15s650, num cenário de mudança de estratégia. Também com os macios, Pérez pulou para quarto depois de figurar na zona de eliminação.

Quem fez excelente volta foi Norris, que passou em segundo, à frente de Gasly e Pérez. Hamilton e Bottas mantiveram suas melhores marcas com pneus médios, em estratégia distinta em comparação a Verstappen. Passaram para o Q3 também Alonso, Leclerc, Esteban Ocon e Sebastian Vettel. E foram eliminados Daniel Ricciardo, novamente, além de Lance Stroll, Kimi Räikkönen, Antonio Giovinazzi e Sainz, este sem tempo.

Q3: Hamilton marca Verstappen e crava pole na Hungria

Hamilton, Bottas e Verstappen saíram dos boxes quase ao mesmo tempo para a primeira volta rápida do Q3. Max experimentou o gostinho da ponta com 1min15s984. Depois, Bottas bateu o holandês da Red Bull, enquanto Hamilton brilhou com uma volta espetacular e superou o colega em 0s250 para cravar a pole provisória em 1min15s419. A vantagem de Lewis para Verstappen foi de 0s565, uma enormidade.

Max reclamou da “enorme falta de aderência” com o jogo de pneus depois que voltou aos boxes da Red Bull. Havia tempo ainda para uma última volta rápida e a definição como um todo do grid do GP da Hungria.

Bottas puxou a fila, enquanto Hamilton marcou o rival saiu lentamente à frente de Verstappen no pit-lane com 2 minutos para o fim da sessão. Os dois andaram muito próximos antes da volta decisiva de cada neste sábado. Deu até a impressão de que Hamilton e Verstappen não conseguiriam abrir o cronômetro, mas passaram antes da bandeirada. Mas Pérez não teve a mesma sorte e ficou sem abrir sua volta.

No fim das contas, Hamilton manteve seu tempo, enquanto Verstappen melhorou ligeiramente, mas não o bastante sequer para ganhar a segunda posição. Lewis comemorou a pole na Hungria, mas não escapou das vaias do público nas arquibancadas do circuito magiar.

F1 2021, GP da Hungria, Hungaroring, Grid de Largada:

1L HAMILTONMercedes 1:15.419 
2V BOTTASMercedes 1:15.734+0.315
3M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:15.840+0.421
4S PÉREZRed Bull Honda 1:16.421+1.002
5P GASLYAlphaTauri Honda 1:16.483+1.064
6L NORRISMcLaren Mercedes 1:16.489+1.070
7C LECLERCFerrari 1:16.496+1.077
8E OCONAlpine 1:16.653+1.234
9F ALONSOAlpine 1:16.715+1.296
10S VETTELAston Martin Mercedes 1:16.750+1.331
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes 1:16.871+1.452
12L STROLLAston Martin Mercedes 1:16.893+1.474
13K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari 1:17.564+2.145
14A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari 1:17.583+2.164
15C SAINZFerrari  
16Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:17.919+2.500
17G RUSSELLWilliams Mercedes 1:17.944+2.525
18N LATIFIWilliams Mercedes 1:18.036+2.617
19N MAZEPINHaas Ferrari 1:18.922+3.503
20M SCHUMACHERHaas Ferrari  
  Tempo 107% 1:20.698+5.279
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar