Andretti aponta “talento raro” em “especial” Verstappen. E brinca com ida à Cadillac
Nomeado como diretor da Cadillac, futura 11ª equipe da Fórmula 1, Mario Andretti teceu elogios ao tetracampeão Max Verstappen
Nomeado como novo diretor do Conselho da Cadillac na F1, Mario Andretti, campeão mundial de 1978 na Fórmula 1, rasgou elogios ao tetracampeão mundial Max Verstappen e não descartou a possibilidade de contar com o neerlandês no time americano no futuro. A Cadillac, em parceria com a Andretti, foi confirmada nesta semana como 11ª equipe da F1 a partir de 2026.
Verstappen tem contrato com a Red Bull até o fim de 2028, mas foi especulado em diversas equipes a partir do próximo regulamento da categoria. Mercedes e Aston Martin demonstraram interesse em ter o neerlandês com eles, ainda que de maneira muito vaga.
“Ele com certeza não decepcionou. Max não teve uma vida muito fácil, de forma alguma. Você pode ver que, como piloto, ele fez a diferença, mesmo quando comparado ao seu companheiro de equipe, infelizmente”, disse Andretti, ao GP Blog.
“Mas, felizmente para ele, foi capaz de extrair o máximo que podia do equipamento. E ele simplesmente conseguiu. Devemos dar a ele o crédito que merece. Ele é especial. Um talento especial, que não aparece com frequência. E estou feliz por ele porque, como eu disse, ele mereceu cada momento”, completou o dirigente da Cadillac.
A Cadillac analisa Colton Herta como uma opção para a dupla de pilotos que vai disputar a categoria. Não é a primeira vez que o nome de Herta é citado no círculo da Fórmula 1. Em 2022, a Red Bull via o americano com bons olhos para sua equipe B, então chamada AlphaTauri. No entanto, como o piloto da Indy não tinha os pontos necessários para conseguir a superlicença, a empreitada recebeu um ponto final.
Em 2024, Herta completou seu melhor ano na Indy e emplacou um vice-campeonato, atrás apenas de Álex Palou, o que inclusive o garantiu a chance de ter a superlicença. Competindo com a Andretti, o americano venceu duas vezes e foi a seis pódios em 17 corridas, totalizando 513 pontos. O espanhol levantou a taça com 544.
Perguntado se Herta e Verstappen formariam uma boa dupla na equipe americana, Andretti brincou e emendou um sonoro “Sim!”.
Agora, a Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: F1 confirma acordo com GM e transforma Cadillac em 11ª equipe a partir de 2026