Mario Andretti revela que anúncio sobre Herta na F1 teria sido feito em Abu Dhabi

Pai do dono da equipe Andretti afirmou que Colton Herta era mais veloz no simulador da Alfa Romeo do que os experientes Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen

PALOU BRILHA E MOSTRA QUE É CRAQUE PARA MUITOS ANOS NA FÓRMULA INDY

Colton Herta, piloto da Andretti na Indy, esteve muito próximo de guiar na Fórmula 1 em 2022, mas o negócio entre a equipe americana e a Sauber não se concretizou. Mario Andretti, campeão da categoria em 1978 e pai de Michael, dono do time homônimo, garante que Herta tem o talento necessário para competir com os melhores.

“Colton estava na Europa aos 15 anos de idade, competindo com pilotos estabelecidos na Fórmula 1 como Lando Norris”, disse Mario Andretti em entrevista ao canal de David Lang. “Ele subiu pelas categorias e ganhou tudo, e agora chega ao nível mais alto aqui nos Estados Unidos e vence também. Não por estratégia, mas por pura velocidade e elegância, ótima pilotagem”, elogiou.

A velocidade de Herta teria aparecido inclusive quando o piloto de 21 anos passou a fazer testes com a Alfa Romeo durante as negociações. De acordo com Andretti, ele foi mais rápido do que os dois pilotos da equipe italiana em 2021, mesmo com pouco tempo de adaptação.

“Quando estávamos negociando com a Sauber, o acordo estava quase concluído, ele passou uma semana na fábrica e, em três dias, já era mais rápido que o (Antonio) Giovinazzi e o (Kimi) Räikkönen no simulador”, revelou Mario.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

COLTON HERTA; MICHAEL ANDRETTI;
Michael Andretti confirmou que Colton Herta seria o escolhido para ocupar um lugar na F1 (Foto: IndyCar)

O pai de Michael ainda revelou que, se o negócio tivesse vingado, o jovem piloto teria sido anunciado nos Emirados Árabes, na corrida que encerrou a temporada 2021 da F1. “Eu mal podia esperar para colocá-lo em um carro de Fórmula 1, e o anúncio seria feito em Abu Dhabi, mas o negócio foi desfeito. Os donos queriam manter 20% e ter controle total, então não tínhamos como aceitar isso”, contou o campeão de 1978.

Com a queda do negócio entre a Andretti e a Sauber, o sonho de Colton de pilotar na Fórmula 1 foi adiado. A equipe norte-americana oficializou seu desejo de entrar na categoria a partir de 2024, e Herta é o grande favorito a ganhar uma vaga no time. Para além de sua velocidade, sua capacidade de adaptação tem impressionado a todos na Indy.

“A melhor qualidade que ele tem como piloto é que ele compensa. Ele não precisa ter um carro perfeito para ser rápido. Eu vi essa situação várias vezes, e ele só segue em frente. É claro que nós tentamos lhe dar o melhor ajuste, mas ele não se desespera se o carro não está perfeito”, elogiou Mario.

“[O desafio] É ir e achar um caminho apesar das dificuldades, e essa é uma virtude de um campeão. É essa característica que tem me impressionado. No seu próprio modo, quieto e determinado, ele vai e faz o trabalho bem feito. Acredite em mim, é uma qualidade rara”, enalteceu o ex-piloto.

Enquanto a oportunidade na Fórmula 1 não chega, Herta continua demonstrando seu talento na Indy. O piloto do #26 terminou a primeira prova em São Petersburgo em terceiro, e volta às pistas no dia 20 de março, para o GP de Texas.

GUIA INDY 2022: FAVORITOS, NOVATOS E EXPECTATIVAS
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.