Marussia acerta acordo com credores e planeja voltar ao grid da F1 já no GP da Austrália

A Marussia vai deixar a administração judicial no próximo dia 19 de fevereiro e deseja estar no grid da F1 em 2015 desde a primeira corrida. Tudo isso foi possível após o time conseguir um acordo voluntário com seus credores para pagar as dívidas em um período predeterminado

A Marussia aparantemente vai voltar da terra dos mortos. Os administradores judiciais que passaram a controlar os rumos da equipe em outubro anunciaram que a Marussia vai deixar a situação de controle terceirizado no próximo dia 19 de fevereiro e planeja participar do Mundial de F1 desde o princípio. 
 
Em "negociações avançadas" com um investidor, a Marussia cancelou o leilão de seus pertences restantes que aconteceria em janeiro. Agora, por meio de um comunicado de Morgan Rossiter, um dos administradores, se apresenta a notícia de que a Marussia vai conseguir se salvar quando tudo parecia perdido. 
O acordo da Marussia não é exatamente com um investidor privado, mas com uma CVA – sigla em inglês para 'Company Voluntary Agreement', um acordo voluntário de pagamento das dívidas em período acordado entre a companhia de capital fechado em crise e credores.
 
Para ser possível ter a aprovação de um desses acordos, a Marussia teve de passar por um processo. Segundo o passo a passo, a equipe teve de fazer um acordo cobrindo o montante da dívida que a equipe poderia pagar e definindo um período de tempo, submeteu aos credores com garantias, e pelo menos 75% tiveram de concordar.
A Marussia/Manor não morreu (Foto: Getty Images)
"Está previsto que, antes ao início da primeira corrida da temporada 2015, um investimento será feito para a companhia deixar a administração legal via CVA, que está planejado para 19 de fevereiro de 2015", disse o comunicado.
 
"O CVA está reestruturando o processo acordado entre os credores e a companhia, que permite uma virada na situação e a criação de uma solução viável de longo prazo para o time", seguiu.
 
Um dos principais atrativos para que o acordo fosse atingido foi a confirmação de que a equipe vai receber o prêmio pelo nono lugar no Mundial de Construtores em 2014, algo em torno de R$ 122,5 milhões.
 
"A Comissão da F1 se encontra na quinta-feira (6) e deve concordar em permitir que a Marussia, ou Manor, como deveríamos chamá-los, use o carro de 2014 no Mundial de 2015. Entendo que esse acordo finalmente foi firmado porque a Marussia foi permitida a manter seu prêmio financeiro pela temporada passada, que efetivamente diminuiu suas dívidas em metade", disse Craig Slater, jornalista da TV inglesa Sky Sports.
 
Em crise e com grande dívida, a Manor perdeu o patrocínio do dono da Marussia Motors, Andrey Cheglakov, deixando a equipe em situação de insolvência — com dívida maior que orçamento. Assim, a equipe acabou fora das três últimas corridas da temporada e administrada pela FRP Advisory.

O Mundial de 2015 começa em 15 de março, e a Marussia — inscrita como Manor — deve se tornar a décima escuderia no grid. Ou até nona, dependendo da situação ainda nebulosa da Force India, que vai abdicar da segunda semana de testes em Barcelona porque o carro ainda não está pronto.

NOVATO NA FRENTE
Felipe Nasr marcou o melhor tempo do terceiro e penúltimo dia de treinos coletivos da F1 em Jerez de la Frontera, nesta terça-feira (3), para encerrar sua participação na primeira bateria de testes da pré-temporada.
 
Fazendo uso de pneus macios, Nasr cravou 1min21s545 no período da tarde para desbancar o até então Kimi Räikkönen. Mas, com o finlandês em segundo, a F1 viu pelo terceiro dia consecutivo as duas equipes que usam motores Ferrari no topo da folha de tempos — Sebastian Vettel comandara as atividades de domingo e segunda.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

PARA VOLTAR A VENCER
Vencedor. É o que Felipe Massa espera que o carro que está conhecendo nesta terça-feira (3) se torne na temporada 2015 da F1.
 
“Passo à frente” é o que mais se ouve na Williams — grande outra vez. A sensação de otimismo que há no time mostra existir a certeza de que o terceiro lugar no Mundial de Construtores não foi uma exceção, a crença de que a reestruturação feita nos últimos 18 meses permite ao time sonhar sem medo em voltar ao degrau mais alto do pódio.

Leia a entrevista exclusiva de Felipe Massa ao Grande Prêmio.

SEM ACERTO 
Os carros da IndyCar Series não vão vir novamente ao Brasil em 2015. A categoria anunciou no fim da noite desta segunda-feira (2) que desistiu de realizar a prova depois do cancelamento da corrida marcada para Brasília e da tentativa de transferi-la para Goiânia.
 
"A Indy explorou várias possibilidades para tentar achar uma etapa de substituição em virtude do cancelamento da prova de 8 de março em Brasília. Devido ao pouco tempo de planejamento e o limitado númeo de opções, a categoria concluiu que não era possível organizar uma troca naquele fim de semana", explicou o comunicado da categoria. "A Indy vai determinar outras oportunidades para suas equipes e pilotos em breve, depois de uma revisão do atual calendário de testes", completou a nota.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.