Os últimos vencedores de corridas na F1
Como foi o GP de San Marino de 1994
Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
Fórmula 1

Massa revela que recusou convite da McLaren em 2009: “Estava bem com a Ferrari”

Em entrevista à emissora britânica Sky Sports, Felipe Massa contou que teve uma conversa com o então chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, para uma possível transferência para a equipe britânica. A sondagem aconteceu meses antes do acidente mais grave da carreira do brasileiro, sofrido no treino classificatório do GP da Hungria

Felipe Massa deixou a Venturi após o fim da última temporada (Foto: Fórmula E)

Felipe Massa deixou a Venturi após o fim da última temporada (Foto: Fórmula E)

 
Felipe Massa na McLaren? Tal cenário não chegou sequer perto de acontecer, mas foi cogitado pela cúpula da equipe britânica. Quem revela é o próprio piloto brasileiro. Em entrevista à Sky Sports, o vice-campeão mundial de 2008 contou que foi sondado pelo então chefe do time de Woking, Martin Whitmarsh, sobre uma eventual mudança de casa, durante o fim de semana do GP de Mônaco de 2009.
 
À época, Massa fazia sua quarta temporada com a Ferrari, vinha da luta pelo título com Lewis Hamilton em 2008 e tinha grande prestígio da cúpula do time de Maranello. 2009, contudo, não era uma temporada boa para a escuderia italiana e tampouco para a McLaren. A surpreendente Brawn dominava o campeonato, que tinha a Red Bull como segunda força.
 
Em entrevista concedida à emissora britânica Sky Sports, Massa contou que uma eventual transferência para a McLaren seria muito significativa por conta da história da equipe envolvendo Ayrton Senna.
Felipe Massa foi sondado pela McLaren, mas seguiu na Ferrari até 2013, antes de ir para a Williams (Foto: Williams)
“A McLaren é uma grande equipe, especialmente na minha época. Agora eles estão voltando para uma situação melhor. Mas a McLaren sempre foi uma equipe muito forte no Brasil. Então, se você me entende, você se lembra do que Senna fez e de como a McLaren estava no Brasil”, disse.
 
“Então, com certeza, pilotaria para a McLaren. Isso é algo que nunca disse antes, mas tive um encontro com Martin Whitmarsh durante a temporada 2009, em Mônaco”, revelou.
 
Felipe, entretanto, declinou do convite por conta do seu status em Maranello. “Ele estava interessado em me levar para a McLaren, mas estava bem com a Ferrari. Definitivamente, seria uma boa equipe para pilotar. Mas eu estava em um momento muito bom com a Ferrari”.
 
A sondagem da McLaren aconteceu meses antes de Massa ter sofrido o acidente mais grave da carreira, quando foi acertado por uma mola que escapou da Brawn de Rubens Barrichello no treino classificatório do GP da Hungria. O piloto da Ferrari ficou fora do restante do campeonato e só voltou a acelerar em 2010, quando passou a ter Fernando Alonso como companheiro de equipe.
 
No fim da década passada, a McLaren tinha dupla formada por Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen. No fim das contas, o finlandês deixou a equipe ao término da temporada para dar lugar a Jenson Button, que levou o #1 para Woking por ter sido coroado campeão mundial com a Brawn em 2009.
 
Desde o começo de 2010, Massa teve de conviver com o status de segundo piloto após a chegada de Alonso. Naquele mesmo ano, o brasileiro teve de cumprir uma ordem de equipe ao abrir passagem para o espanhol vencer o GP da Alemanha exatamente um ano depois do acidente na Hungria. Felipe continuou em Maranello até 2013, antes de se transferir para Williams, sua última equipe na F1, onde ficou entre 2014 e 2017. Atualmente, Massa é piloto da Venturi na Fórmula E.

Paddockast #60
OS PIORES PILOTOS DA HISTÓRIA DA F1

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.