Ex-diretor da Ferrari rasga elogios para Alonso: “Ninguém lê corridas como ele”
Para Massimo Rivola, que atualmente trabalha na MotoGP com a Aprilia, capacidade do espanhol bicampeão mundial em "enxergar além" da estratégia é incomparável
O ex-diretor esportivo da Ferrari e atual CEO da equipe de MotoGP Aprilia, Massimo Rivola, teceu grandes elogios ao piloto da Alpine, Fernando Alonso. Os dois trabalharam juntos na escuderia italiana de 2010 a 2014, período de estadia do espanhol em Maranello.
De acordo com Rivola, o bicampeão mundial de Fórmula 1 possui habilidade incomparável de leitura de situações em pista. “Ninguém lê corridas como ele”, disse o italiano sobre Alonso. “Muitas vezes ele fez com que nós nos sentíssemos como idiotas no pitwall, porque ele consegue enxergar além”, completou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Nós estávamos nos computadores, com dados à nossa frente, e ele estava fazendo outra coisa. Mas, ainda assim, entendia as coisas antes dos outros e chegava a algumas conclusões antes de nós. Existem pilotos que te ensinam muito”, contou o italiano.
Rivola foi o diretor esportivo mais longevo da história da Ferrari: sete anos no cargo. Após exercer a função, foi realocado para chefe da Academia de Pilotos da escuderia italiana até 2019, quando mudou-se para a MotoGP, com a Aprilia. Antes de seu período na Ferrari, o italiano já acumulava vasta experiência na Fórmula 1, tendo trabalhado por 12 anos na Minardi e na Toro Rosso.
LEIA TAMBÉM
Mercedes substitui modelos e revela safety-car e carro médico da F1 2022

Por outro lado, após sua passagem em Maranello, Alonso voltou à McLaren, onde ficou até o fim de 2018. Depois de dois anos longe da F1, o espanhol retornou à categoria com a Alpine para a temporada de 2021. O piloto revelou recentemente que já estuda renovar o acordo com a equipe francesa.
“Eu realmente sinto que tenho força para continuar, mas só vou decidir no meio do ano”, afirmou o bicampeão mundial durante os testes de pré-temporada em Barcelona. “Espero que [as novas regras] nos permitam lutar por pódios, porque se você lutar por pódios todo fim de semana, eventualmente a vitória virá. E se você lutar por pódios e vitórias, talvez no próximo ano você seja um candidato ao Campeonato Mundial”, concluiu.
Alonso e sua A522 voltam às pistas entre esta quarta e esta sexta-feira, assim como o resto do grid, para a segunda rodada de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. A temporada da F1 começa de maneira oficial no dia 20, também no deserto bareinita.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube