Binotto critica “mentalidade de sobrevivência” da Sauber em 2024: “Estávamos congelados”

Mattia Binotto falou à imprensa britânica sobre o que encontrou na fábrica da Sauber quando foi convidado a liderar o projeto na Fórmula 1. Disse ainda sobre o que falta fazer para que o time alemão, que entra no grid em 2026, atinja a meta na categoria

Mattia Binotto deu detalhes sobre o que encontrou na Sauber após aceitar liderar o projeto da Audi na Fórmula 1. O italiano sabia que seria uma tarefa difícil, mas encontrou na equipe suíça uma realidade, no mínimo, estranha, com tudo sendo pensado para 2026 antes de serem concluídas as temporadas anteriores.

Diferente do que viveu na Ferrari, onde tinha de conduzir o time italiano ao título, Binotto admitiu que o desafio da Audi foi maior do que o previsto, afinal, encontrou uma Sauber que luta para marcar pontos — foram apenas 4 em 2024 e a lanterna do Mundial de Construtores — e sem uma estratégia para seguir adiante.

“Quando entrei, não havia realmente nenhum plano ou desenvolvimento, e isso foi o que mais me preocupou. Tudo estava focado em 2026, o que pe um problema, para mim, porque acho que uma equipe precisa seguir lutando e competindo na pista. Só assim que saberemos que estamos indo na direção certa, entendendo as fraquezas e os pontos fortes. Este é o verdadeiro know-how de uma equipe”, contou o italiano em declaração ao site da revista inglesa Autosport.

Binotto crê que a gestão anterior estava muito focada em um trabalho a longo prazo, e isso foi o que desencadeou a queda da Sauber e impactou na mentalidade da equipe. Inicialmente, o projeto era comandado por Andreas Seidl e, logo, teve a adição de Oliver Hoffmann.

Gabriel Bortoleto estará ao lado de Nico Hülkenberg no teste de Abu Dhabi (Foto: Sauber)

“Estávamos congelados, embora nossos planos estivessem adequados para sermos um time de ponta no futuro, mas realmente precisávamos trazer melhorias durante a temporada atual, para garantir a direção adequada no desenvolvimento do carro atual na próxima temporada”, emendou.

O dirigente ainda estudou tudo o que foi feito em Hinwill logo que assumiu a operação e concluiu que a infraestrutura precisava aumentar, além de aprimorar as instalações da equipe. “Acho que a Sauber vem sendo uma equipe com mentalidade de sobrevivência na última década. Nosso túnel de vento é ótimo, está atualizado, mas nossa metodologia interna de teste não foi desenvolvida, por exemplo”, disse Mattia.

“E um bom túnel é a maneira como você mede suas características de desempenho aerodinâmico. Então qual o nível de nossa simulação hoje? Não é boa, admito. Porque não se pode testar tudo hoje, precisa filtrar mil ideias e trazer as dez melhores para o túnel de vento. Por isso estamos muito atrasados”, analisou.

A longo prazo, Binotto aponta que a Sauber precisa ter cerca de 350 funcionários na fábrica, algo que, na sua visão, dificilmente acontecerá com a velocidade necessária, afinal, admitir tanta gente especialista em Fórmula 1 é quase impossível, por isso, já tem uma ideia do que fazer.

Nico Hülkenberg é o companheiro de equipe de Gabriel Bortoleto na Sauber (Foto: Sauber)

“Nossa estratégia será investir em talentos recém-formados, estou bastante convencido que este é o melhor investimento que podemos fazer para a nossa jornada na Audi. Os jovens formados darão à equipe um retorno positivo”, disse. Sobre metas, o CEO da marca dos quatro aneis é realista e acredita que será difícil atingir a principal meta nesta década.

“Talvez seja apenas em três anos que possamos atingir nosso objetivo de lutar por vitórias, e deixe-me dizer, o título até 2030. Isso ainda é muito ambicioso, muito desafiador. Então, podemos ter sucesso na próxima temporada? De jeito nenhum, não teremos todas as ferramentas necessárias. Nesse meio tempo, nossa meta é melhorar a cada temporada, simples assim. Para nós, será importante no ano que vem fazer melhor do que o que foi em 2024, e no ano seguinte também”.

Fórmula 1 está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

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