Binotto delega funções e foca em bastidores para “transformar Audi em equipe de ponta”
Mattia Binotto deixou claro que as operações de pista serão de responsabilidade de Jonathan Wheatley, enquanto ele ficará encarregado de colocar a estrutura organizacional em ordem antes da chegada da Audi em 2026
De olho na chegada definitiva da Audi à Fórmula 1 na temporada 2026, Mattia Binotto deixou claro que o principal objetivo em 2025 não é se concentrar nos resultados que serão conquistados por Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg nas pistas, mas sim preparar a estrutura organizacional da Sauber para que a transição ocorra da melhor maneira. O dirigente voltou a afirmar que a meta é brigar pelo título em 2030.
Depois de deixar a Ferrari no fim de 2022, o italiano foi contratado pela montadora alemã no ano passado para ocupar os cargos de diretor operacional e técnico do projeto na principal categoria do automobilismo. Há alguns dias, chegou a exaltar a ambição e o desafio que a marca das quatro argolas assumiu e destacou que nunca tinha imaginado fazer parte de “algo tão emocionante”.
“Estamos no início da jornada para transformar a Sauber em Audi — e em uma das equipes de ponta da F1. Queremos lutar pelo Mundial de 2030. Temos cinco anos pela frente, sendo três deles para se dedicar à construção da equipe e dois para consolidá-la”, disse em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport.
Em relação aos testes coletivos de pré-temporada, realizados no Bahrein, Binotto afirmou que, embora a Sauber tenha deixado o circuito de Sakhir como a décima força do grid, “os dados do túnel de vento coincidiam com os da pista”, o que deixou a equipe otimista com os resultados. No entanto, admitiu que “precisamos melhorar algumas coisas”.

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Mas um dos objetivos principais desta nova fase é tentar igualar o nível das rivais e aumentar o número de pessoas envolvidas no desenvolvimento do carro para os próximos anos. “Crescemos cerca de 150 pessoas, mas ainda precisamos de mais umas 200”, declarou Mattia. Tudo isso, no entanto, seria para a fábrica em Hinwil, sem considerar o centro tecnológico que está sendo construído no Reino Unido.
“Será necessário mais espaço para o aumento de funcionários, principalmente no departamento de produção e para os escritórios técnicos, além de um novo simulador. Nosso objetivo é contratar trabalhadores qualificados do Reino Unido, mas também estamos em busca de jovens recém-formados da Suíça ou Alemanha”, acrescentou.
Por fim, Binotto esclareceu que Jonathan Wheatley, ex-Red Bull e que chega para assumir o cargo de chefe de equipe da Audi a partir de 1º de abril, “será responsável por todas as operações na pista, a gestão dos pilotos, as comunicações, o marketing e os patrocínios. Eu me preocuparei mais com o que acontece na fábrica, a formação da equipe e o desenvolvimento do carro”.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

