Binotto destaca “compromisso” e diz que acertou com Audi após dois dias de conversas
Mattia Binotto tem uma dura missão de reerguer a Sauber no grid antes da chegada da Audi. Mesmo assim, o dirigente reforçou o apoio à marca alemã e destacou a rapidez para aceitar o projeto
Visando o projeto na temporada 2026, a Audi recrutou nomes de peso para fazerem parte de seu projeto na Fórmula 1, e entre eles está Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari. Inicialmente, o italiano foi chamado para ser diretor operacional e diretor-técnico, e depois foi confirmado como chefe interino até a chegada de Jonathan Wheatley, ex-Red Bull.
Com vasta experiência em diferentes áreas da F1, o dirigente foi chefe da Ferrari entre 2019 e o fim de 2022, mas em um período marcado por diversas críticas. Em entrevista a diversos jornalistas, Binotto comentou a decisão de retornar para o paddock e o quão rápido se acertou com a montadora alemã.
“Não é uma decisão fácil porque depois de 30 anos você finalmente sonha em ter férias. Você sonha em descansar, ficar com a família, o que gera grandes momentos e é importante. Mas parar de repente após 28 anos é muito difícil”, afirmou.
“Já estava em casa, vendo todas as temporadas, analisando meus dados, tentando entender o que estava acontecendo, lendo jornais e o que os jornalistas escreviam. Imagina só como isso é ruim, fazendo minha própria avaliação”, seguiu.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Não aceitei nada antes por conta dos termos oferecidos, pois estava esperando por um projeto que, vale dizer, chegou. Assinamos em dois dias, mostrando o grande compromisso pelo projeto”, completou o italiano.
A missão de Binotto, no entanto, é das mais complicadas. A Sauber é a única equipe zerada na atual temporada da Fórmula 1, após 16 etapas. O dirigente espera comandar o recuperação do time no grid até a chegada da Audi, no início de 2026.
“Temos um ponto de referência em mente, isso certamente vai ajudar no projeto. O que devemos fazer? Aí vira uma questão de ‘quão rápido podemos realizar?’. Hoje, a referência é clara e ajustamos nossas prioridades porque não podemos fazer tudo de uma vez”, finalizou.
A Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.