Verstappen classifica nova sprint como risco dispensável: “Prefiro manter carro inteiro”
Piloto holandês voltou a criticar a realização da sprint e disse que é preferível deixar de somar pontos na corrida curta do que arriscar e possivelmente prejudicar o carro para a prova principal no domingo
As mudanças no fim de semana da Fórmula 1, que tornaram a sprint uma prova autônoma, não animaram Max Verstappen. O piloto da Red Bull tem sido um contundente crítico da atividade curta que, segundo ele, é uma maneira artificial de aumentar a emoção em um GP, e na coletiva de imprensa desta quinta-feira (27) o holandês reafirmou a insatisfação e apontou outros problemas.
As novas medidas foram detalhadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta quarta. A partir do GP do Azerbaijão, que será realizado neste fim de semana, a classificação para a corrida principal (no domingo) acontecerá na sexta. No sábado, haverá uma “classificação curta” para a sprint, realizada no mesmo dia e que não terá qualquer influência, com exceção feita às punições, no grid de largada de domingo.
Relacionadas
Para Verstappen, o novo formato não tornará a atividade de sábado mais competitiva — como é o desejo da categoria: “Para mim, uma sprint é sobre sobrevivência. Quando você tem um carro rápido, não há nada a arriscar. Prefiro apenas manter o meu carro inteiro e garantir que eu tenha um bom carro para a corrida de domingo.”
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Há, é claro, um pouco mais de risco envolvido agora com a classificação e as outras coisas. Mas acho que, quando você olha para a sprint em si, penso que o risco será o mesmo porque você não quer danificar seu carro — o que obviamente também influenciaria no desenvolvimento do carro. Prefiro perder um ponto a perder o desenvolvimento”, ponderou.
O piloto taurino citou os possíveis prejuízos que podem acontecer — em caso de acidente — com o novo formato e que podem afetar o teto de gastos. Esta preocupação também foi revelada por chefes de equipes nesta semana, embora tenham apoiado as alterações promovidas pela FIA e pela F1. Verstappen disse que não está chateado com a insistência da categoria em aumentar oa show por meio da sprint, mas também afirmou que a sua visão é a de um piloto, o “ator principal” das corridas.
“No fim das contas, todo mundo tem direito a ter a sua própria opinião. É claro que, às vezes, o que eu acho certo algumas pessoas não concordam. Mas apenas penso como um piloto puro, o que é certo. Acho que, quando você está administrando um negócio, às vezes, é diferente, o que também é certo. É apenas uma diferença de opinião”, argumentou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.