Verstappen detona “circo” em regras de corridas sprint e defende mudanças

Max Verstappen reclamou da mudança constante de formatos dos fins de semana sprint, mas quer alterações para maior flexibilidade de acertos

Se tem algo que divide opiniões na Fórmula 1 atualmente são os finais de semana de corridas sprint. O último da vez a dar seu pitaco foi o tricampeão Max Verstappen, que lembrou das desclassificações de Lewis Hamilton e Charles Leclerc no GP dos Estados Unidos, em Austin, por conta do desgaste excessivo das pranchas do assoalho do carro. Algo que, para o holandês, poderia ter sido evitado caso as equipes não ficassem presas a um acerto desde o início do fim de semana sprint.

“Se você escolheu minimamente errado o acerto no TL1, ficará preso a essa configuração pelo resto do fim de semana de sprint. Isso é realmente muito ruim”, reclamou Verstappen em entrevista à Auto Motor und Sport. “Tivemos alguns finais de semana de sprint realmente muito bons neste ano, mas eu não fiquei completamente satisfeito”, prosseguiu o piloto da Red Bull.

“Por exemplo, a altura dos carros em Austin. A Mercedes e Ferrari não deixaram seus carros muito baixos de propósito. Mas quando você toma o caminho errado [em termos de acerto], não há como voltar atrás. No máximo, você pode forçar algo com a pressão dos pneus. Mas se esses valores prescritos já estiverem muito altos, então já era”, lembrou o holandês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton perdeu o segundo lugar após ser desclassificado em Austin (Foto: AFP)

Questionado sobre possíveis mudanças no formato dos fins de semana, Max sugeriu que a categoria adote dois períodos de parque fechado para que as equipes possam corrigir erros de acerto. “Um Parc Fermé para sábado e um Parc Fermé para domingo, por exemplo”, disse.

Porém, mais mudanças drásticas no formato dos fins de semana sprint não agradam a Verstappen. Por exemplo: ele vê a ideia de uma classificação de uma volta como “arriscada”, mesmo não gostando do regulamento atual. Além disso, o tricampeão também revelou que se sente perdido com a quantidade de alterações feitas recentemente pela Fórmula 1.

“Isso seria um pouco arriscado. Acho que o formato atual é muito bom. Eu já não gosto do formato atual com aquela seleção obrigatória de pneus médio-médio-macios. Nós já não sabemos o que é melhor: uma volta rápida, ou ainda uma volta rápida, seguida de uma volta de resfriamento e outra volta rápida. Nem eu consigo mais acompanhar exatamente quais são as regras, o que me faz sentir perdido. É como um circo”, reclamou o holandês.

Fórmula 1 retorna agora no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein. Antes disso, as 10 equipes participam dos testes de pré-temporada em Sakhir entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.