Verstappen detona presidente da FIA por campanha contra palavrões: “Temos 6 anos?”

Max Verstappen criticou Mohammed Ben Sulayem, que pediu para que pilotos evitem palavrões durante corridas da F1. Neerlandês sugeriu cortar a transmissão dos rádios

Max Verstappen criticou o presidente da Federação Internacional de Automobilismo [FIA], Mohammed Ben Sulayem, e a campanha levantada pelo dirigente para que os pilotos evitem o uso de palavrões no rádio na Fórmula 1. O neerlandês ironizou o discurso, contemporizou o uso de palavrões e destacou não ter “cinco ou seis anos” de idade.

Em entrevista à revista britânica Autosport, Ben Sulayem pediu que os pilotos tivessem “cuidado com a conduta” e evitassem o uso de termos de baixo calão porque “crianças assistem à F1”. O mandatário da FIA causou polêmica ao dizer que são pilotos e “não rappers”, o que foi visto como “questão racial” por Lewis Hamilton.

Verstappen alegou que muita gente fala palavrão em outras modalidades, mas a diferença é que elas não competem com um microfone captando o áudio durante as atividades, como é na Fórmula 1. Para o tricampeão, a solução é simples: cortar a transmissão do rádio na categoria.

“Acho que todo mundo vai xingar de alguma forma. Se não aqui, talvez, em outro lugar. Todo mundo xinga algumas pessoas, sendo umas mais do que outras. Depende da língua que você fala. O abuso, claro, é outro ponto. Tem muita coisa sendo transmitida nos dias de hoje, sendo que em outros esportes não há um microfone preso em você”, destacou Verstappen.

Max Verstappen (Foto: AFP)

“Acho que muitas pessoas dizem coisas ruins quando estão cheias de adrenalina em outros esportes, mas isso não é capturado. Estamos aqui, provavelmente, também para fins de entretenimento. As coisas são exibidas, e é por isso que o público pode pegar e discutir nas redes sociais. Você verá todos os tipos de problemas”, prosseguiu.

“Então, acho que é hora de não transmitir mais isso. Se não exibir, ninguém vai saber, apenas a equipe. Se tornaria algo para lidar internamente. É provavelmente um pouco o mundo que vivemos no esporte. Mas, no geral, parece que as pessoas são um pouco mais sensíveis a esse tipo de coisa. É assim que funciona”, completou.

Verstappen continuou o discurso em que sugere não ter mais a exibição dos áudios da comunicação entre pilotos e equipes. O neerlandês relembrou o episódio do GP do Azerbaijão, quando mencionou estar com o “carro fodido”. O piloto da Red Bull pediu desculpa pelo linguajar, mas indicou que acredita que palavrões fazem parte do dia-a-dia.

“Penso que o mundo está mudando um pouco, mas acho que podemos não ter transmissão ou não dar a opção das pessoas ouvirem [o rádio]. Existem muitos aplicativos que permitem ao público ouvir. Provavelmente, terão de ser limitados ou ter algum atraso para censurar algumas coisas. Isso ajudará mais do que proibir os pilotos de, por exemplo, dizerem a palavra com ‘F’. Cara, isso não é tão ruim, é?”, falou Verstappen.

“O carro não estava funcionando [no GP do Azerbaijão], estava fodido. Me desculpe pela linguagem, mas vamos lá. Somos o quê? Temos cinco, seis anos? Eventualmente, uma criança de cinco ou seis anos acabará xingando, mesmo que os pais não façam ou não permitam. Quando crescerem, vão estar com os amigos e falarão palavrão. Então, isso não vai mudar nada”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (20), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (21), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (2), os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: McLaren diz que “não vai impedir” Bortoleto na Sauber, mas admite: “Gostaria de mantê-lo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.