Verstappen elege Baku como ponto de virada na F1 2023: “Aprendi como acertar o carro”

Max Verstappen teve mais contratempos que o normal no GP do Azerbaijão, mas a derrota serviu para entender onde ainda precisava melhorar. Desde então, o holandês não sabe o que é perder

A última vez que Max Verstappen se viu atrás de alguém ao final de um GP foi no Azerbaijão, quarta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, mas mesmo o fim de semana atípico em Baku foi determinante para a impressionante sequência que o holandês emplacou de Miami em diante. Após vencer o GP da Holanda, no domingo (27), o piloto da Red Bull explicou que a etapa azeri funcionou como um ponto de virada.

Na ocasião, Verstappen teve mais contratempos que de costume, enroscando-se com George Russell logo após a largada da sprint e, na corrida de domingo, levando a pior no safety-car causado por Nyck de Vries ainda no início da corrida. Acontece que o holandês também não conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro de equipe, Sergio Pérez, vencedor nas duas provas, mas aproveitou o infortúnio para descobrir o que faltava entender para tirar o máximo do versátil RB19.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DO AZERBAIJÃO, BAKU, SEXTA-FEIRA, CLASSIFICAÇÃO, SERGIO PÉREZ, MAX VERSTAPPEN, RED BULL, AFP
Verstappen foi superado por Pérez em Baku, mas aprendeu bastante coisa com a derrota (Foto: AFP)

“Acho que aprendi bastante desde a corrida em Baku, algumas coisas que poderia fazer com o carro, como acertá-lo”, começou Verstappen durante a coletiva de imprensa em Zandvoort. “Claro que não venci lá, mas experimentei um monte de coisas e diferentes ferramentas no carro. Por isso fui um tanto inconsistente durante a corrida, mas em determinado ponto, consegui um bom ritmo com o que encontrei”, acrescentou.

O desgaste além da conta de pneus também o pegou de surpresa, e mais uma vez Verstappen entendeu que ainda havia algo em sua própria pilotagem que precisava melhorar. Esse foi, na visão do representante da Red Bull, o ponto de virada.

“Estraguei meus pneus um pouco além [em Baku], mas pensei ‘ok, isso é bastante interessante para as próximas corridas’. Então basicamente implementei isso, e tem me ajudado em cada pista”, concluiu.

Com o triunfo na Holanda, Verstappen igualou o recorde de Sebastian Vettel de nove vitórias consecutivas na Fórmula 1. Já são 11 em 2023 com mais nove etapas pela frente, o que significa que o número pode aumentar ainda mais.

Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 1 e 3 de setembro, com o GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.