Verstappen diz que F1 “teria uma chance” de realizar GP da Bélgica sem adiamento

Max Verstappen disse que "não venceu como gostaria" e que a solução para que o GP da Bélgica acontecesse normalmente seria não ter adiado a largada. No entanto, conseguiu diminuir a distância para Lewis Hamilton. Só três pontos separam ambos

Se o sábado foi caótico por conta da chuva intensa no circuito de Spa-Francorchamps, o domingo de corrida conseguiu ser ainda mais confuso. Depois de incertezas, um adiamento de mais de três horas e, enfim, relargada — que aconteceu exatamente às 13h17 (de Brasília) — atrás do safety-car, a direção de prova da FIA decidiu por fazer duas voltas, estender bandeira vermelha, encerrar a prova e dar metade dos pontos ao top-10. É a primeira vez desde o GP da Malásia de 2009 que uma corrida termina em distribuição de metade dos pontos. O resultado dessa não-corrida? Max Verstappen vencedor e sai do GP da Bélgica com 199.5 pontos, diferença de três para o líder Lewis Hamilton. Ainda assim, o holandês não ficou 100% satisfeito com o que aconteceu ao longo do dia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na parte da manhã e diante de condições tão extremas, a direção de prova primeiramente anunciou que o procedimento de largada para o horário previsto anteriormente, 10h (de Brasília, 15h pelo horário local). Mas a chuva recrudesceu e a escolha foi adiar o início de fato da corrida. Max Verstappen, dono da pole-position, não se mostrou satisfeito com o adiamento. O piloto mais tarde explicou que, para ele, a solução para a F1 seria começar a corrida no horário original, já que o temporal só aumentou.

“Pensando no que aconteceu, foi muito importante conseguir a pole-position. É uma pena não ter feito voltas de corrida, mas as condições da pista eram muito complicadas lá fora. Acho que se começássemos às 15h [10h no horário de Brasília] teríamos uma chance”, afirmou o piloto, em entrevista à emissora britânica Sky Sports.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

F1 define calendário 2021 com Turquia, GP de São Paulo e data reservada para Catar

GP DA BÉLGICA; SPA-FRANCORCHAMPS; CHUVA; DOMINGO;
Max Verstappen acredita que poderia vencer sob as difíceis condições deste domingo (29) em Spa (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

“Tenho confiança de que poderíamos ter feito um bom trabalho naquelas condições. É um equilíbrio entre o risco e a recompensa neste trabalho. É difícil, mas poderíamos ter vencido a corrida nestas condições. Mas também poderíamos nos prejudicar”, reconheceu.

Por isso, Verstappen também diz entender a decisão da FIA [Federação Internacional do Automobilismo]: “É assim que as regras são escritas. Eles [FIA] precisam de um resultado. Não é a maneira mais agradável de obter resultados, mas era impossível [correr] pelas condições climáticas. Se alguém batesse na Eau Rouge, poderia se machucar bem feio. A aderência era extremamente baixa e o tempo não melhorou”, seguiu.

O #33 também se compadeceu pelos fãs no circuito belga, que aguardaram e assistiram por horas tudo acontecer.

“É uma vitória, mas não da forma que gostaria. Os maiores vencedores são os fãs que ficaram na chuva”, disse Verstappen. “Precisamos continuar pressionando [a Mercedes] e nos aproximando deles. Tenho certeza de que temos um bom carro e que podemos tirar o melhor proveito dele”, concluiu.

A Fórmula 1 volta a acelerar já no próximo fim de semana com o retorno do GP da Holanda, abrindo setembro no reformado circuito de Zandvoort.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.