Verstappen guarda volta rápida para fim e lidera único treino livre da Fórmula 1 no Catar
Max Verstappen calçou os compostos macios e cravou 1min27s428, liderando a única sessão de treino livre da Fórmula 1 no Catar. O duo da Ferrari veio na sequência
Max Verstappen até começou o único treino livre da Fórmula 1 no Catar discreto e brigando bastante com o carro, mas tratou de fazer a melhor volta perto do cronômetro zerar, liderando a sessão desta sexta-feira (6) com 1min27s428. Carlos Sainz e Charles Leclerc vieram na sequência.
Numa sexta-feira comprometida pelo fim de semana com a corrida sprint, os pilotos apanharam bastante nas primeiras voltas para manter o carro no traçado. Os ventos fortes — acima dos 40 km/h de velocidade — deixaram a pista com bastante areia, prejudicando bastante a aderência e criando mais um artifício para a classificação.
Relacionadas
Desde os primeiros minutos, Verstappen foi um dos que brigaram com o carro na pista escorregadia. Durante praticamente toda a sessão, o holandês figurou no top-5, mas sem estabelecer um tempo a ser batido. Quem ditou o ritmo, na verdade, foi a Ferrari, com o duo da McLaren e Fernando Alonso também se revezando na liderança.
Só que a volta rápida ficou para os minutos finais. Já com os compostos macios, o holandês cravou 1min27s428 e comandou a única sessão de treinos do final de semana. Sainz ficou a 0s334 do piloto da Red Bull, com Leclerc arranco o terceiro posto em sua última tentativa de volta rápida.
Bem ao longo da sessão, Alonso terminou em quarto, à frente de Sergio Pérez. Yuki Tsunoda, Nico Hülkenberg, George Russell, Oscar Piastri e Lando Norris fecharam o top-10.
A Fórmula 1 volta logo mais, a partir das 14h (de Brasília, GMT-3), para a sessão que define o grid de largada para o GP do Catar. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e ainda exibe a classificação em segunda tela, às 13h45, em parceria com a Voz do Esporte.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira como foi o treino livre da Fórmula 1 em Lusail:
De volta ao calendário da F1 após ficar de fora no último ano, o Catar foi uma das praças escolhidas para receber a corrida sprint em 2023. Com isso, os pilotos ficaram com apenas um treino livre à disposição para sexta-feira (6) em Lusail, o que fez só algumas equipes optarem por atualizações para o final de semana. A Alpine, por exemplo, levou um assoalho modificado, assim como a AlphaTauri, enquanto a Alfa Romeo promoveu mudanças na asa de feixe para melhorar o fluxo do ar.
O maior desafio, porém, seria o forte calor: já perto do final da tarde, os termômetros marcavam 35°C, com o asfalto chegando aos 41°C e a umidade relativa do ar em apenas 34%. No meio do deserto, os ventos também castigavam, com rajadas atingindo os 41 km/h, levando bastante sujeira — e areia — para a pista.
A situação, aliás, já era tão crítica que Sainz brincava pelo rádio dizendo que o pai — o campeão de rali Carlos Sainz — se sairia muito bem em tais condições. A luminosidade também preocupava Verstappen, reclamando com Gianpiero Lambiase do sol baixo já ofuscando a visão enquanto fechava sua volta rápida.
No cronômetro, após os dez primeiros minutos, Russell aparecia no topo da tabela calçado com os pneus duros — os mais duros, inclusive, da gama separada pela Pirelli para o Catar, C1, C2 e C3. O tempo de 1min31s613 era 0s552 mais rápido que Sainz, surgindo em segundo, com Pierre Gasly na terceira posição, logo à frente de Verstappen. Hamilton, então, garantiu os melhores primeiro e terceiro setores e pulou para a liderança, colocando 0s334 sobre o companheiro de equipe.
Numa briga muito mais para segurar o carro no asfalto escorregadio e com pouca aderência, Alonso cravou 1min30s526 e foi para a primeira posição, porém Russell conseguiu melhorar ainda mais a própria marca, recuperando o topo da lista de tempos por 0s5. Enquanto isso, a transmissão recuperava várias escapadas leves, de Norris a — pasmem — Verstappen, ainda discreto na quarta colocação após 15 minutos de sessão.
Foi perto da barreira dos 20 minutos completados que o #1 da Red Bull virou 1min29s316, conseguindo enfim ir para a liderança, mas sendo superado por Leclerc imediatamente após por 0s234. Alonso, em bom começo de sessão, era o terceiro colocado, seguido por Russell, Norris, Sainz, Hamilton, Pérez, Nico Hülkenberg e Lance Stroll fechando os dez primeiros até então. Destaque para o piloto da Haas, o único aparecendo com os médios no top-10.
Alonso, então, entrou na casa de 1min28s ao virar 1min28s624, voltando a liderar mais uma vez a sessão. Com metade do TL completado, porém, o gráfico mostrava Leclerc dominando o primeiro trecho da sessão, enquanto Verstappen ditava o ritmo na parte final.
A 25 minutos para o fim do treino, Sainz calçou os compostos médios e fez sua melhor volta em 1min29s066, ficando a 0s442 do tempo de Alonso. Só que Piastri, com mais um jogo de pneus duros, colocou a McLaren na frente ao virar 1min28s380. Norris veio no embalo e ficou a apenas 0s061 da volta do #81.
Leclerc, então, também com pneus de faixa amarela, melhorou a marca de Piastri em 0s276 ao fazer a volta rápida em 1min28s104. Enquanto isso, Alexander Albon arriscou os macios, mas escapou da pista nas duas voltas que tentou dar. Pelo rádio, falou sobre “acomodação zero”, dando a entender que nem mesmo a borracha macia daria conta da aderência em Lusail.
Só que para Verstappen, foi o suficiente para colocar o RB19 no topo. Com os pneus de faixa vermelha, o #1 foi para sua tentativa final a pouco mais de três minutos para cronômetro zerar e assinalou 1min27s428. Aos rivais, restou a já amarga briga para saber quem chegaria mais perto do tempo do holandês, tarefa que coube à dupla da Ferrari, com Sainz levando a melhor sobre Leclerc. Ainda deu tempo de vários pilotos melhorarem suas marcas no fim, jogando a McLaren para as posições intermediárias.
Fórmula 1 2023, GP do Catar, Lusail, treino livre:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:27,428 | 26 | |
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:27,762 | +0,334 | 27 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:27,909 | +0,481 | 27 |
4 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:27,919 | +0,491 | 28 |
5 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:28,016 | +0,588 | 24 |
6 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:28,027 | +0,599 | 28 |
7 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:28,171 | +0,743 | 22 |
8 | G RUSSELL | Mercedes | 1:28,336 | +0,908 | 28 |
9 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:28,380 | +0,952 | 20 |
10 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:28,441 | +1,013 | 24 |
11 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:28,550 | +1,122 | 25 |
12 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:28,590 | +1,162 | 26 |
13 | L HAMILTON | Mercedes | 1:28,679 | +1,251 | 26 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:28,690 | +1,262 | 28 |
15 | E OCON | Alpine | 1:28,732 | +1,304 | 25 |
16 | P GASLY | Alpine | 1:28,821 | +1,393 | 23 |
17 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:29,041 | +1,613 | 27 |
18 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:29,106 | +1,678 | 29 |
19 | L LAWSON | AlphaTauri Honda | 1:29,238 | +1,810 | 29 |
20 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:29,502 | +2,074 | 26 |