Verstappen vê maior “facilidade” na perseguição na F1: “Mais sob controle”
Na sessão de testes de pré-temporada em Barcelona, atual campeão do mundo destacou nível menor de turbulência na busca pela ultrapassagem
A revolução que a Fórmula 1 promoveu no regulamento para 2022 torna os testes de pré-temporada em Barcelona um verdadeiro laboratório para os pilotos. Cada sessão serve para avaliar cada conceito do novo carro. E um dos mecanismos mais comentados nos dois primeiros dias foi o efeito solo e sua eficiência para permitir a perseguição próxima entre os carros. Depois de completar 147 voltas na última quarta-feira, Max Verstappen admitiu a maior facilidade na busca pela ultrapassagem.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Relacionadas
Um dos principais objetivos da equipe técnica da F1 – liderada pelo diretor esportivo Ross Brawn e pelo diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis – quando criou os conceitos dos novos carros é o aumento do downforce e, por consequência, diminuição do nível de turbulência causado nos carros que estão atrás sofrem por conta do efeito do ar ar sujo dos bólidos que vêm à frente. Assim, a possibilidade é que os carros consigam se aproximar e perseguir de perto.
Por isso, o efeito solo retornou à categoria, mas com diferente conceito aerodinâmico que ficou famoso no final dos anos 1970 e depois foi banido em 1983. Os carros da atual geração têm um conjunto de túneis no assoalho, que deixam o bólido mais preso à superfície e propiciam uma perseguição mais segura, sem a possibilidade de decolagem.
Durante os dois dias de testes no Circuito de Montmeló, os pilotos puderam colocar em prática a eficiência dos carros nesse quesito e alguns aprovaram a performance neste início. “Tentei acompanhar alguns carros durante o dia, parece um pouco mais fácil ficar atrás”, avaliou Verstappen, em entrevista coletiva oficial da FIA. “Pelo menos você não tem curvas estranhas onde a turbulência vem de repente, ou então uma massa de ar sujo”, acrescentou o atual campeão do mundo, que ficou na nona posição pela manhã, com o tempo de 1min22s246.
Após os contatos iniciais com as novas possibilidades de perseguição, o holandês da Red Bull reconheceu que as turbulências não vão sumir, mas vê o novo conjunto com bons olhos. “Eu não espero que desapareça totalmente quando está seguindo [logo atrás] do difusor traseiro, pelo menos não em velocidades que ainda estamos atingindo na F1. Mas tudo parece um pouco mais sob controle”, avaliou.
Dono do melhor tempo no segundo dia de testes, Charles Leclerc seguiu a mesma linha de Verstappen e acrescentou que notou uma perda de carga aerodinâmica quando ficou muito próximo do carro da frente. “Senti que estava um pouco melhor até chegar muito, muito perto”, iniciou o piloto da Ferrari, que completou 79 voltas na quinta-feira. “Então, obviamente, senti um pouco a perda de downforce, mas ainda terei que fazer mais algumas voltas atrás de um carro”, comentou.
Leia também
+Haas aparece sem bandeira ou patrocínio russo para último dia de testes em Barcelona
+Vettel vê carro como “animal diferente”, mas confia na Aston Martin: “Desafio divertido”
Também questionado sobre o tema, o companheiro de Leclerc na Ferrari, Carlos Sainz, disse que perseguiu Verstappen, Pierre Gasly e Fernando Alonso, quando os encontrou na pista, para ver a real eficiência dos carros. “Fiz isso de propósito, obviamente. E posso dizer que já senti algumas diferenças, já é bastante óbvio, e eu estou relativamente otimista sobre isso”, afirmou o espanhol.
Nesta sexta-feira (25), os pilotos retornam ao circuito para o último dia de testes em Barcelona. Antes da primeira prova da temporada, marcada para o dia 20 de março, no Bahrein, as equipes vão participar da última sessão de preparação, entre os dias 10 e 12 desse mês, também no traçado de Sakhir.
O GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.