Verstappen se vê “motivado” por punições e reforça: “Não vou mudar meu estilo”
Max Verstappen afirmou que duras punições antes do GP de São Paulo, na Cidade do México, o motivaram a ter uma das melhores performances da carreira
A temporada 2024 terminou da forma como Max Verstappen gostaria após viver uma seca de dez rodadas sem vitórias: dois triunfos nas últimas quatro provas para garantir o tetracampeonato mundial. Apesar da reação final para assegurar a taça, o ano do neerlandês foi marcado por disputas polêmicas em pista, que acarretaram em punições que, no final, o motivaram.
Verstappen foi questionado em entrevista ao portal Blick sobre as duras punições que recebeu no GP da Cidade do México. Na ocasião, por conta de uma disputa com Lando Norris que terminou fora de pista, recebeu duas sanções de 10s e dois pontos na carteira.
Segundo Verstappen, isso o motivou para as rodadas seguintes. Independentemente das punições, o neerlandês teve uma das maiores performances da carreira ao vencer na chuva de Interlagos na semana seguinte e praticamente assegurar o tetracampeonato.
“Se estimular minha ambição, as coisas correrão bem”, afirmou Verstappen. “Poderíamos discutir algumas das punições e pontos aqui por horas. Agora, assim como Fernando Alonso, já tenho oito pontos de penalidade, mas isso não significa que vou mudar meu estilo de pilotar”.
Na rodada final, mais uma vez, Verstappen foi alvo de críticas por conta de um ataque para cima de Oscar Piastri na largada em Abu Dhabi, que resultou nos dois carros perdendo controle e rodando. Agora, o atual campeão reconheceu o erro.
Além disso, também tem um motivo a mais para se preocupar com os pontos na carteira, em especial. Diferentemente de Alonso, que mencionou ter os mesmos oito pontos, Verstappen só terá dois destes pontos descontados em junho, enquanto o espanhol já terá três se expirando em março. Mesmo assim, se mostrou despreocupado.
“Não vou mudar meu estilo de pilotar por causa disso. Sei mesmo quando fui longe demais, como no ataque inicial contra o Piastri na final em Abu Dhabi. Não tive problemas em pedir desculpas ao australiano depois da corrida”, pontuou.
Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.