Verstappen relembra fúria de Marko após GP dos EUA em 2016: “Não somos robôs”

Na ocasião, Max Verstappen teve uma falha de comunicação com seu engenheiro e acabou entrando nos boxes sem o consentimento da equipe. A manobra despertou a ira de Helmut Marko, consultor da Red Bull

Max Verstappen está vivendo o auge de sua performance na Fórmula 1, venceu 14 das 17 corridas de 2023, e raramente comete erros graves. No entanto, assim como todo piloto jovem, o tricampeão também teve seus momentos de vulnerabilidade no início da carreira e foi alvo da ira de Helmut Marko durante o GP dos Estados Unidos de 2016.

O neerlandês, que na época tinha 18 anos e ainda era considerado uma jovem promessa, havia sido promovido para a Red Bull há alguns meses, após uma campanha interessante junto da Toro Rosso em 2015.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DO CATAR, LUSAIL, DOMINGO, MAX VERSTAPPEN, RED BULL CONTENT POOL
Verstappen evoluiu como piloto e raramente comete erros na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Quando chegou ao GP dos Estados Unidos, em 2016, Verstappen já tinha uma vitória e seis pódios junto da equipe principal. Na etapa em Austin, no entanto, acabou cometendo um grave erro enquanto se aproximava dos líderes da corrida.

Na ocasião, Verstappen entrou nos boxes depois de uma falha de comunicação com seu engenheiro de corrida. Assim, acabou sendo alvo da fúria de Helmut Marko após a prova.

“Durante a corrida, eu estava em quinto, eu acho, mas estava cada vez mais perto dos caras na minha frente. Meu engenheiro me disse para forçar. Normalmente, quando ele diz isso, significa que tenho que fazer um pit-stop em breve. No final daquela volta, entrei nos boxes e imediatamente percebi ‘oh meu Deus, ele não me falou para fazer um pit stop, o que eu fiz?’”, recordou o tricampeão.

“Então, sim, gritei no rádio que estava nos boxes e de repente dava para ver todos os mecânicos correndo. Foi um momento embaraçoso. Helmut Marko, claro, ficou muito zangado comigo depois da corrida. Mas sim, o que você pode dizer? Eu apenas disse que cometi um erro e que estraguei tudo, isso é tudo que você pode fazer. Cometemos erros, não somos robôs. Marko agradece quando você admite seus erros”, finalizou Verstappen.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.