O primeiro dia de atividades de pista da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi terminou da maneira como o campeonato passou a maior parte do tempo: com Max Verstappen na frente. O bicampeão mundial sobrou no uso dos pneus macios no cair da noite desta sexta-feira (18) e terminou o dia no emirado como o favorito para a classificação do sábado.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A partir do momento em que Verstappen colocou os pneus macios, não teve para ninguém. Tomou a dianteira que pertencia a Charles Leclerc e não mais cedeu. O companheiro de equipe, Sergio Pérez, não teve a mesma força e ficou somente na quinta colocação.
O 1min25s146 de Verstappen foi 0s341 mais veloz que o tempo de George Russell, segundo colocado. Leclerc foi o terceiro, seguido ainda por Lewis Hamilton antes de Pérez.
Carlos Sainz foi o sexto colocado, enquanto Esteban Ocon, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h30 [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação começa às 11h.
Confira como foi o TL2:
O túnel que marca a saída do pit-lane estava cheio no fim da tarde dos Emirados Árabes Unidos à espera do começo oficial do segundo treino livre do GP de Abu Dhabi. No momento esperado, a temperatura ambiente era de 29°C e com direito a asfalto chegando a até 35°C.
Assim que a bandeira verde apareceu, as Mercedes foram à pista, bem como Sebastian Vettel. O aposentado da próxima semana foi o primeiro a marcar tempo na tabela cronometrada: 1min28s120 com a Aston Martin.
Mas, como a pista enchia rapidamente, os tempos iam caindo. Charles Leclerc andou em 1min26s045 e tomou a frente usando pneus médios. Esteban Ocon, com o mesmo tipo de pneus, apareceu em segundo. Daniel Ricciardo, por outro lado, quase rodou na terceira curva do traçado de rua de Yas Marina.
Lewis Hamilton voltara ao pit-lane, mas George Russell anotava a primeira volta dele. Um pouco mais rápido que o inglês foi o campeão Max Verstappen, subindo ao terceiro posto. Nos primeiros 15 minutos de atividade de pista, era Leclerc quem liderava.
Hamilton foi à pista logo em seguida e terminou irritado com Kevin Magnussen ao julgar que fora bloqueado no meio da pista. Fez até gestual de reclamação com as mãos.
“Meu pedal de freio está muito ruim”, reclamava Verstappen no exato momento em que cravava 1min25s449 e pulava para a liderança da sessão de pneus macios. Até então, apenas ele utilizava das borrachas de faixa vermelha.
Depois de Max, Nicholas Latifi também colocou os macios, bem como Alex Albon e Valtteri Bottas. A partir deste momento, com cerca de 25 minutos de atividade, os tempos cairiam de vez. Sergio Pérez subiu para o segundo lugar, com Bottas atrás de Leclerc, em quarto.
No momento em que o treino atingiu 30 minutos, Leclerc recuperara a segunda colocação. Verstappen tinha o monegasco vindo em seguida, enquanto Pérez, Ocon, Carlos Sainz, Bottas, Russell, Lando Norris, Vettel e Hamilton formavam o top-10.
Logo em seguida, com os pneus macios reinando pela pista de Yas Marina, Guanyu Zhou batia Hamilton e assumia a décima colocação. Russell andou bem e encostou em Verstappen, por outro lado. Quando tentava mais voltas, pegou tráfego. “Perdão pelo trânsito”, lamentou o engenheiro Riccardo Musconi. Russell respondeu que não tinha problema, contanto que não acontecesse no sábado.
Verstappen melhorou ainda mais e pulou para um firme 1min25s146. A partir deste momento, tinha 0s3 de vantagem para Russell. Fernando Alonso também dava as caras e aparecia entre os dez primeiros colocados enfim, em oitavo.
Depois de uma sequência de voltas velozes, os trabalhos passaram a ser de simulações mais longas, voltadas para a corrida. Ricciardo tinha problemas e levou a McLaren para os boxes com uma suspeita de vazamento de óleo, enquanto Russell falava para a Mercedes que o carro estava desperdiçando energia.
Quem também estava incomodado era Leclerc, que questionava a Ferrari sobre o motivo de estar lento. “Nosso ritmo não é muito bom”, foi a resposta. Isso em simulação de corrida. Mas era isso, não havia muito mais a acontecer. Verstappen sobrou e liderou sem problemas.
F1 2022, 22ª etapa, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, TL2:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:25.146 | 24 | |
2 | G RUSSELL | Mercedes | 1:25.487 | +0.341 | 26 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:25.599 | +0.453 | 29 |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:25.761 | +0.615 | 21 |
5 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:25.852 | +0.706 | 25 |
6 | C SAINZ | Ferrari | 1:25.932 | +0.786 | 30 |
7 | E OCON | Alpine | 1:26.038 | +0.892 | 27 |
8 | F ALONSO | Alpine | 1:26.043 | +0.897 | 28 |
9 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:26.124 | +0.978 | 13 |
10 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:26.300 | +1.154 | 28 |
11 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:26.377 | +1.231 | 27 |
12 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:26.395 | +1.249 | 27 |
13 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:26.479 | +1.333 | 29 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:26.547 | +1.401 | 26 |
15 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:26.680 | +1.534 | 29 |
16 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:26.750 | +1.604 | 28 |
17 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:26.839 | +1.693 | 25 |
18 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:26.915 | +1.769 | 24 |
19 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:27.036 | +1.890 | 29 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:27.262 | +2.116 | 29 |
Tempo 107% | 1:31.106 | +5.960 |