Verstappen sobra e lidera TL3 do GP da Itália de F1. De Vries assume lugar de Albon

Max Verstappen não teve competição ao longo do terceiro treino livre do GP da Itália e liderou com sobras com relação à Ferrari

O terceiro e último treino livre para o GP da Itália de Fórmula 1, realizado na manhã deste sábado (10), em Monza, mudou a ordem das coisas após a Ferrari ficar na frente durante toda a sexta-feira. Max Verstappen sobrou, na verdade, e liderou com direito a terminar 0s3 na frente Charles Leclerc. Pelas punições, porém, é difícil entender o que isso significa para a classificação de logo mais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen, afinal, conta com cinco posições de punição para o grid de largada, enquanto Sergio Pérez tem ainda mais que isso. Carlos Sainz larga no fundo do pelotão. O fato dos três pilotos com carros da mesma força estarem fora de posição para brigar pela pole, faz com que Leclerc atue de maneira diferente. Na volta lançada de pneus macios que valeu o segundo lugar do TL3 foi evidente que o monegasco não tentou ser tão agressivo quanto normalmente.

Mais longe disso, teve substituição. A Williams informou antes do treino que Alexander Albon acordou se sentindo mal e procurou ajuda médica. Acontece que o tailandês foi diagnosticado com apendicite e recebeu a bandeira preta para o restante do fim de semana: está fora e vai fazer cirurgia. Assim, Nyck de Vries, que ontem participou do TL1 pela Aston Martin, estreia de fato nas atividades mais significativas na F1. O holandês terminou na 14ª colocação, menos de 0s1 mais lento que Nicholas Latifi, o companheiro de equipe.

Fora Verstappen e Leclerc nas duas primeiras colocações, Pérez veio em terceiro e Sainz, em quarto. Fernando Alonso, Lando Norris, George Russell, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Lewis Hamilton fecharam o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. Logo mais, a classificação começa às 11h (de Brasília, GMT-3).

Max Verstappen tem punição, mas começa o sábado como mais rápido (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #164: Felipe Drugovich vai estar na F1 2023?

Confira como foi o TL3:

O começo do sábado de classificação da Fórmula 1 no GP da Itália tinha temperatura alta, 25°C e 40°C no asfalto, para o começo dos trabalhos. Minutos antes da abertura da pista para o terceiro e último treino livre, uma notícia importante de última hora: Alexander Albon estava fora do restante do fim de semana e seria substituído por Nyck de Vries na Williams. O motivo era uma crise de apendicite com a qual o tailandês, já de contrato renovado para o ano que vem, abriu o dia.

Assim que a bandeira verde apareceu, às 8h [de Brasília] em ponto, pit-lane aberto para que Valtteri Bottas, Sergio Pérez, Yuki Tsunoda e Sebastian Vettel foram tomar a pista, mas mais gente deu sequência logo depois. Na primeira leva de pilotos que saíram dos boxes, a escolha mais comum era usar pneus duros: Pérez de médios e Bottas de macios eram os diferentes.

A primeira volta cronometrada foi de Pérez, 1min23s448, ao passo que Bottas vinha para marcar tempo, mas errou na chicane e resolveu desistir na tentativa inicial. Quando enfim marcou o tempo, estava cerca de 0s8 mais lento que o rival da Red Bull. Nenhuma grande surpresa, mesmo estando de pneus macios.

Tsunoda também entraria no relógio, mas o que se via da maioria dos pilotos era somente voltas de instalação e retorno aos boxes. Pérez era quem escolhia ficar na pista e seguir tirando tempo. Duas voltas rápidas depois, tinha 1min22s148 como o tempo mais forte. Aí, Max Verstappen também resolveu sair à pista, logo após a marca de dez minutos.

Carlos Sainz foi o mais rápido no sábado, mas larga do fim do grid (Foto: AFP)

Na primeira tentativa de dar volta rápida, Verstappen vinha bem, mas pegou tráfego de George Russell pela frente, tirou o pé e reclamou. “O que é isso?”, questionou. Em Monza, sobretudo, reclamações assim são bastante naturais especialmente no sábado.

Além da notícia do corte de Albon para o restante do fim de semana, as punições continuavam. Esteban Ocon recebia cinco posições por mexer no motor de combustão interna, enquanto Kevin Magnussen e Mick Schumacher mexiam em outros componentes e recebiam 15 posições de falta cada. Carlos Sainz, que já sofrera duas punições distintas, mexia em mais coisa no motor e acabava sendo jogado de vez para a turma do fim do grid.

Com pouco menos de 20 minutos de treino, a pista esquentou mais. Verstappen assumiu a ponta com 1min21s872 e tomou a ponta, ao passo que os pilotos da Ferrari também andavam. Estavam atrás do holandês, mas finalmente entravam no relógio.

Bottas travou os pneus de novo na sessão, agora na curva um, e quase acertou a traseira de Sainz. “Essa foi por pouco”, falou no rádio enquanto ziguezagueava as barreiras do lado de fora da pista. Apesar da imagem ser Valtteri passando perto, Sainz é que foi posto em investigação por estar lento demais por ali.

Leclerc melhorava um pouco o tempo e pulava para segundo lugar, só 0s072 atrás de Verstappen. Os tempos todos eram com pneus médios.

Finalmente, após 25 minutos, De Vries saiu da garagem com o carro da Williams que irá ocupar no restante do fim de semana. A primeira volta rápida dele foi 1s2 mais lenta que a do companheiro, o titular Nicholas Latifi. Mas o canadense Latifi acabara de anotar de pneus macios, enquanto o holandês De Vries tinha médios. E logo Nyck passou por fora da pista na curva Ascari.

Após 30 minutos, Verstappen liderava e via Leclerc, Pérez, Sainz, Alonso, Lando Norris, Tsunoda, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Lance Stroll no top-10.

Nyck De Vries: de repente, titular (Foto: Williams)

Faltava, ainda, voltas competitivas de pneus macios. Antes que isso acontecesse, Verstappen novamente se encontrou com um Russell mais lento na pista, na altura das curvas Lesmo, mas não reclamou agora.

Foi só com menos de 20 minutos pela frente que as equipes resolveram colocar pneus macios nos carros para uma busca por tempo de volta.

Não demorou até que Verstappen arrepiasse a tabela de tempos ao colocar 1min21s252 no topo e abrir 0s6 para o segundo. Charles também fez o dele e melhorou para 1min21s599, claramente não forçando o carro como poderia. Terminou 0s347 atrás. Pérez cometeu um erro na volta e não se aproximou.

Quem andou bem foi De Vries, indo para 1min22s869 de pneus macios. Estava menos de 0s1 mais lento que o companheiro Latifi, mas na frente de gente como Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Sebastian Vettel. E olha que o tetracampeão até melhorou a volta pessoal dele, mas não saiu dos últimos lugares. O companheiro, Lance Stroll, era o 20º.

Estava claro que não haveria mais volta mexendo nas primeiras posições, mas ainda houve tempo de Leclerc reclamar com a Ferrari que o carro “não estava virando” direito ao contornar a primeira curva Lesmo. Mas, no fim das contas, era isso mesmo: Verstappen na frente.

F1 2022, GP da Itália, Monza, TL3:

1M VERSTAPPENRed Bull1:21.252 19
2C LECLERCFerrari1:21.599+0.34715
3S PÉREZRed Bull1:21.848+0.59626
4C SAINZFerrari1:21.897+0.64517
5F ALONSOAlpine1:22.306+1.05417
6L NORRISMcLaren Mercedes1:22.319+1.06719
7G RUSSELLMercedes1:22.357+1.10524
8Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:22.430+1.17827
9E OCONAlpine1:22.506+1.25417
10L HAMILTONMercedes1:22.567+1.31522
11G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:22.657+1.40514
12P GASLYAlphaTauri Honda1:22.755+1.50321
13N LATIFIWilliams Mercedes1:22.776+1.52419
14N DE VRIESWilliams Mercedes1:22.869+1.61721
15D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:22.871+1.61919
16V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:22.950+1.69826
17S VETTELAston Martin Mercedes1:23.104+1.85220
18K MAGNUSSENHaas Ferrari1:23.203+1.95117
19M SCHUMACHERHaas Ferrari1:23.392+2.1408
20L STROLLAston Martin Mercedes1:23.739+2.48716
TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE TREINOS LIVRES DA F1 NA ITÁLIA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.