Verstappen supera força da Mercedes e conquista pole do GP da Cidade do México

Mercedes na frente ou não? Na hora de definir o grid de largada, a equipe anglo-alemã reforçou que tinha poderio firma no México. Mas do outro lado havia o campeão Max Verstappen, que levou a melhor

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA CIDADE DO MÉXICO de F1 | Briefing

O que foi mostrado durante os treinos livres da Fórmula 1 no GP da Cidade do México era mesmo verdade? Era essa a pergunta que estava posta após a Mercedes colar um imponente 1-2 no último treino livre e dizer abertamente que via na pista mexicana uma das melhores chances de sucesso em 2022. George Russell e Lewis Hamilton, assim, foram para a tomada de tempos com fortes expectativas sobre si. Na hora da decisão, contudo, Max Verstappen mostrou a força de campeão e conquistou a pole-position da antepenúltima etapa da temporada.

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A verdade é que Q1 e Q2 deram a impressão de que a Mercedes tinha, de fato, uma vantagem para chamar de sua no sábado. Só que nos minutos finais foi Verstappen quem achou um coelho para tirar da cartola e buscar mais uma pole em 2022. O campeão ainda tem mais a fazer, como a sexta pole-position dele na temporada.

Russell e Hamilton ficaram mesmo em segundo e terceiro, enquanto o ídolo local, Sergio Pérez, larga em quarto. Carlos Sainz conseguiu pôr a Ferrari na quinta colocação, ao passo que Valtteri Bottas, numa ótima atuação, foi ao sexto posto, na frente de Charles Leclerc. Lando Norris, Fernando Alonso e Esteban Ocon fecharam o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3).

Max Verstappen (Foto: AFP)

Confira como foi a classificação:

Qual a realidade dos fatos no que diz respeito à ordem de forças do GP da Cidade do México da Fórmula 1. A questão estava colocada após a Mercedes reforçar que tinha poder e dominar o terceiro e último treino livre, no começo da tarde mexicana, com George Russell líder, Lewis Hamilton em segundo e boa vantagem para o restante das equipes. É um caso de favoritismo da fábrica originária da Alemanha?

A definição do grid de largada oferecia a chance de esclarecer. O calor no asfalto era grande. A temperatura ambiente, em si, era de amenos 25°C, mas o sol batia direto e causava o asfalto a chegar ao dobro disso: 50°C de calor fervente no Hermanos Rodríguez, localizado na região do complexo esportivo de Magdalena Mixhuca, na capital mexicana.

Sebastian Vettel foi eliminado no Q1 (Foto: Aston Martin)

Q1 – “Somos muito lentos”, lamenta o eliminado Vettel à Aston Martin

Quem inaugurou a pista foi a dupla da Haas, formada por Mick Schumacher e Kevin Magnussen. O princípio da tomada de tempos foi bem lento. Nicholas Latifi, Alex Albon e Lance Stroll vieram para abrir voltas após quatro minutos de bandeira verde. Foi de Albon o primeiro tempo minimamente competitivo, em 1min20s859.

Após cerca de sete minutos, a pista encheu. Aí, diferente, era volta rápida para tudo quanto era lado. Max Verstappen, após desistir da primeira volta rápida, foi a 1min19s222 e colocou 0s283 em Charles Leclerc. Valtteri Bottas vinha no terceiro posto, enquanto a Mercedes começava a sessão bem tranquila. Sem riscos, mas também sem grande brilho.

Depois das primeiras voltas velozes de todo mundo, as duplas de Williams e Haas recebiam a companhia de Sebastian Vettel nas posições finais, mas ainda havia tempo para mudar tudo. Mick chegou a escapar dali, mas teve a volta cancelada por desrespeitar os limites de pista na curva dois.

A tradicional troca de pneus para a tentativa final do Q1 viu Red Bull e Ferrari nem se preocuparem em devolver os pilotos, já classificados, para a pista. O que ficou foi a ovação do público a Sergio Pérez, herói local.

As voltas finais confirmaram a tendência que se apresentava. Entre os carros de Aston Martin, Williams e Haas, somente Magnussen se salvou e ficou com o 15º tempo. Schumacher foi 16º, seguido por Vettel, Stroll, Albon e Latifi. Informado do resultado, Sebastian, que brilhou nos Estados Unidos, respondeu entristecido. “Não acredito, cara, a gente está muito lento”, falou.

Há duas questões a observar, contudo. Stroll tem três posições de punição por conta do acidente com Fernando Alonso em Austin e, assim, larga em último. Magnussen também tem punição, essa de cinco posições, por troca de componente no motor. Ainda poderia modificar as últimas colocações dependendo do resultado do Q2.

Na frente, Hamilton ainda conseguiu anotar 1min19s169 e se lançar à liderança. Verstappen foi mesmo o segundo, seguido por Leclerc, Bottas, Carlos Sainz, Russell, Pérez, Lando Norris, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon.

Nicholas Latifi ficou pelo caminho logo cedo (Foto: Williams)

Q2 – Hamilton continua em vantagem, enquanto Ricciardo volta a ficar fora do Q3

Já para começar a segunda parte da classificação a Mercedes se apressou e foi logo ao traçado. De cara, Hamilton fez um altamente competitivo 1min18s552, seguido por 1min18s565 de Russell. A AlphaTauri e a Red Bull também não quiseram perder muito tempo e saíram logo.

Mas Verstappen não conseguiu competir com o tempo das Flechas Prateadas e terminou 0s382 mais lento. Norris também tirava bastante da McLaren e fazia o carro laranja mais brigar com a Ferrari que negociar com a rival do ano inteiro, a Alpine.

Quem de fato conseguia voar na Cidade do México era Bottas. Com a Alfa Romeo tinindo, o finlandês cravou 1min18s780 e pulou para o terceiro lugar, melhor que Verstappen. Na hora de preparar os carros para a parte final da atividade, Tsunoda abria uma lista de eliminação que, surpreendentemente, contava com Pérez. Zhou, Pierre Gasly e Magnussen também estavam por ali.

Pérez, para fugir da zona da confusão, tentou o que Norris fizera mais cedo e resolveu ficar na pista quando ela estava praticamente fazia, após 11 minutos de Q2, e conseguiu saltar para a terceira colocação, basicamente se garantindo no Q3 com tempo próximo ao das Mercedes.

Para os minutos derradeiros, apenas Pérez estava fora da pista. Os outros 14 lá estavam para tentar entrar na decisão da pole. Hamilton manteve a frente, seguido por Sainz, Russell, Verstappen e Pérez. Estes cinco primeiros separados por míseros 63 milésimos. Leclerc ficou em oitavo, mas, talvez por ser o último na pista, desistiu da volta quando viu que não estava ameaçado.

Bottas foi sexto, com Ocon ainda antes de Leclerc. Norris e Alonso também se classificaram. Mesmo com as tentativas derradeiras, Ricciardo, Zhou, Tsunoda, Gasly e Magnussen foram eliminados. Kevin, como carregava punição, saiu em 19º, na frente apenas do também punido Stroll.

Desta feita, a segunda metade do pelotão teria, na ordem de largada, Ricciardo, Zhou, Tsunoda, Gasly, Schumacher, Vettel, Albon, Latifi, Magnussen e Stroll.

Valtteri Bottas se entendeu com a Alfa Romeo no México (Foto: Alfa Romeo)

Q3 – Verstappen encontra bala de prata para conter Mercedes

Não teve qualquer período de carência: tirando Alonso, todo os outros nove pilotos foram imediatamente para tomar tempo. Pérez abriu volta primeiro e andou em 1min18s1. Verstappen foi melhor, em 1min17s9, e tomou a dianteira.

As Mercedes ficaram em 1min18s0, mas Hamilton teve a volta cancelada por passar além dos limites da pista. Assim, Verstappen tinha a liderança e era seguido por Russell, Pérez, Sainz, Bottas, Leclerc, Alonso — esse o último a andar, apenas quando a pista estava vazia —, Norris, Ocon e Hamilton formavam o top-10.

Depois disso, todo mundo aos boxes e se preparar para a tentativa final. Para Alonso, provavelmente, era só a volta já apresentada, porém.

Verstappen saiu antes dos rivais para a volta derradeira e melhorou, indo para 1min17s775. Seria o bastante? Conforme esperado, as duas Ferrari não passaram sequer perto.

Faltava a Mercedes. Hamilton andou em 1min18s084 e não conseguiu bater o rival. Russell? 1min18s079, segundo lugar, mas Verstappen pole-position.

Atrás do holandês, Russell e Hamilton, com Pérez em quarto. Bottas se aprumou entre Sainz e Leclerc e foi sexto. Norris foi o oitavo, conforme Alonso e Ocon finalizaram o top-10.

F1 2022, GP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, Grid de Largada:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT1:17.775  
2G RUSSELLMercedes1:18.079+0.304 
3L HAMILTONMercedes1:18.084+0.309 
4S PÉREZRed Bull RBPT1:18.128+0.353 
5C SAINZFerrari1:18.351+0.576 
6V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:18.401+0.626 
7C LECLERCFerrari1:18.555+0.780 
8L NORRISMcLaren Mercedes1:18.721+0.946 
9F ALONSOAlpine1:18.939+1.164 
10E OCONAlpine1:19.010+1.235 
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:19.325+1.550 
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:19.476+1.701 
13Y TSUNODAAlphaTauri RBPT1:19.589+1.814 
14P GASLYAlphaTauri RBPT1:19.672+1.897 
15M SCHUMACHERHaas Ferrari1:20.419+2.644 
16S VETTELAston Martin Mercedes1:20.419+2.644 
17A ALBONWilliams Mercedes1:20.859+3.084 
18N LATIFIWilliams Mercedes1:21.167+3.392 
19K MAGNUSSENHaas Ferrari1:19.833+2.058P + 5
20L STROLLAston Martin Mercedes1:20.520+2.745P + 3
  Tempo 107%1:23.219+5.444 
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