Verstappen dá troco em Leclerc e vence corrida sprint do GP da Emília-Romanha
Max Verstappen conseguiria segurar a Ferrari na corrida sprint em Ímola? Sim! O holandês teve de perder a ponta para recuperar, mas conseguiu
As corridas sprint voltaram! Após o ano de teste em 2021, este sábado (23) do GP da Emília-Romanha marcou o retorno do formato para a temporada 2022. Uma questão marcava a atividade especial: a Red Bull conseguiria manter a Ferrari atrás e, com Max Verstappen, vencer? A resposta foi que sim. Vitória de Verstappen, que leva os pontos e o direito de largar na frente do pelotão na prova principal deste domingo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril
Relacionadas
Mas a toada das largadas das corridas sprint seguiu. Sempre movimentadas, as partidas neste tipo de evento tendem a render. Neste caso, Leclerc foi imediatamente mais rápido e chegou à primeira curva dono da primeira posição enquanto Verstappen já não tinha o que fazer ou como reagir. Um pouco atrás, nascia um safety-car: Pierre Gasly e Guanyu Zhou se encontraram. Pior para o chinês, que teve um pneu furado e precisou abandonar.
Verstappen, então, não segurou a Ferrari da maneira tradicional, como se esperava. Esteve em posição de ataque durante todo o tempo e conseguiu ultrapassar na penúltima volta. A Red Bull, portanto, tem ritmo, sim, para desafiar a Ferrari ao longo de uma corrida.
Atrás dos dois, Sergio Pérez conseguiu se recuperar e foi da sétima para a terceira colocação. Carlos Sainz é o quarto, com Lando Norris, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen encerrando a zona de pontos. Fernando Alonso e Mick Schumacher fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Emília-Romanha AO VIVO E EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].
Confira como foi a corrida sprint:
O retorno da corrida sprint, enfim, após seis meses desde o GP de São Paulo de 2021, traz a avaliação geral de que o formato rendeu. A expansão projetada pela Fórmula 1 fracassou, ao menos por ora, e a sprint vai aparecer novamente em três oportunidades neste campeonato. A primeira delas em Ímola, pela primeira vez.
Sem chuva, conforme esperado para o sábado, os carros alinharam. Um susto na saída para a volta de apresentação: Fernando Alonso ficou parado no colchete da quinta colocação e conseguiu sair somente instantes antes de ficar para trás do 20º colocado. Tudo bem com ele.
Após um segundo treino livre, realizado pela manhã, em que basicamente apenas 17 carros estiveram na pista, todos largaram. Valtteri Bottas teve de trocar o chassi, enquanto a McLaren resolveu as questões que rodeavam os carros de Daniel Ricciardo e Lando Norris.
A largada, como tem acontecido nas corridas sprint, foi bem movimentada. Charles Leclerc já partiu mais rápido e não precisou nem mergulhar para tomar a primeira colocação de Max Verstappen. O piloto da Red Bull ficou facilmente para trás e reclamou da sincronia das marchas no carro. De qualquer forma, a Ferrari aparecia na frente.
Sergio Pérez foi outro que disparou, colocou o carro da Red Bull por fora a imediatamente foi atrás de sair do desconfortável sétimo lugar em que estava. Tomou as posições de Fernando Alonso e Daniel Ricciardo e parecia destinado a passar Kevin Magnussen, mas o dinamarquês se defendeu bem e manteve o quarto posto.
O problema chegou atrás. Na segunda metade do pelotão, quando Pierre Gasly tentou a linha de dentro e tocou Guanyu Zhou, que vinha frente e se mexeu na direção da AlphaTauri. O toque mandou Zhou para fora da pista e causou o furo do pneu de Gasly. Fim de corrida para o novato da Alfa Romeo e safety-car na pista. Pierre ficou nervoso e culpou o chinês.
Antes da relargada, no começo da quinta volta, Leclerc liderava com Verstappen, Lando Norris, Magnussen, Pérez, Ricciardo, Alonso, Carlos Sainz, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas.
A relargada trouxe uma defesa tranquila de Leclerc, enquanto Magnussen terminou levando uma advertência oficial por se sacudir na reta enquanto tentava evitar o ataque de Pérez. Se fizesse de novo, punição – mas nem precisou, porque o mexicano logo passou. A briga boa estava entre os espanhóis. Sainz, que largou bem da primeira vez e tomou duas posições, foi para cima do compatriota e fez bela manobra. Alonso, espertamente, fez o que dava para defender, mas a Ferrari levou a melhor no fim das contas.
Atrás de saber das Mercedes? George Russell e Lewis Hamilton continuavam, respectivamente, na 12ª e 14ª colocações. Russell perdera uma para Mick Schumacher.
As McLaren também se movimentavam pela pista. Na décima volta, Pérez conseguiu fazer o que era óbvio pelo ritmo apresentado até ali e ultrapassar Norris. Um pouco atrás, Ricciardo fez belo movimento e tomou o quinto posto de Magnussen. Após largaram nas posições três e sete, estavam em quarto e quinto. Magnussen também caía: Sainz passou instantes depois de Daniel.
A paridade das McLaren também tinha os momentos contados, ao menos para aquela hora, porque Sainz se aproximava de Ricciardo e, quando encostou, abriu a asa móvel e foi embora com a quinta colocação. No fim do top-10, as posições mudavam. Bottas atacou Alonso e causou mais uma perda de posição aos rivais da Alpine, assumindo o oitavo lugar. Schumacher passou Vettel e entrou em décimo. Ainda deu tempo de Sainz passar Norris.
Verstappen guardara o carro para os momentos finais. A partir da 17ª volta, o holandês entrou de vez na margem para abrir o DRS. Tentou na 18, mas não deu. Na 19, entrou por fora mesmo, do jeito que deu, e tomou a liderança no fórceps. O #1 ainda se distanciou para confirmar a vitória na primeira corrida sprint de 2022.
F1 2022, Ímola, Corrida Sprint:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 21 voltas | |
2 | C LECLERC | Ferrari | +2.975 | |
3 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | +4.721 | |
4 | C SAINZ | Ferrari | +17.578 | |
5 | L NORRIS | McLaren Mercedes | +24.561 | |
6 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | +27.740 | |
7 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | +28.133 | |
8 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | +30.712 | |
9 | F ALONSO | Alpine | +32.278 | |
10 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | +33.773 | |
11 | G RUSSELL | Mercedes | +36.284 | |
12 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | +38.298 | |
13 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | +40.177 | |
14 | L HAMILTON | Mercedes | +41.459 | |
15 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | +42.910 | |
16 | E OCON | Alpine | +43.517 | |
17 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | +43.794 | |
18 | A ALBON | Williams Mercedes | +48.871 | |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | +52.017 | |
20 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | NC |