Verstappen volta a controlar pelotão apertado e lidera TL3 do GP da Cidade do México

Apesar da competitividade mostrada na sexta-feira ter se repetido, Max Verstappen novamente controlou a situação e liderou o TL3 no México

O que aconteceu na sexta-feira do GP da Cidade do México, do grid mostrar grande equilíbrio, foi repetido no terceiro e último treino livre, realizado na tarde deste sábado (28). De novo, uma trilha de pilotos se colocou no mesmo segundo líder. Mas essa figura, o líder, também não mudou: Max Verstappen voltou a controlar a situação e saiu com o primeiro lugar.

Assim como acontecera no primeiro treino livre, o piloto imediatamente mais perto de Verstappen foi Alexander Albon, na Williams. O tailandês chegou a liderar por alguns minutos e fechou apenas 0s070 atrás do tricampeão. Sergio Pérez fechou o top-3 com o outro Red Bull.

George Russell ficou com a quarta colocação, seguido por Oscar Piastri, Valtteri Bottas — reforçando as boas impressões que a Alfa Romeo deixou na sexta-feira —, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton fecharam o top-10. Além deles, Logan Sargeant, em 11º, ainda ficou no mesmo segundo de Verstappen.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Logo mais, a classificação está marcada para as 18h (de Brasília, GMT-3). Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Max Verstappen é favorito para a classificação (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL3 do GP da Cidade do México:

Sem grandes ameaças climáticas e na primeira situação confortável neste aspecto em semanas — mas, claro, com as dificuldades de praticar uma corrida de automóveis mais de 1.000 m acima do nível do mar —, o horário do terceiro e último treino livre chegou com 21°C de temperatura ambiente e umidade relativa do ar ligeiramente abaixo dos 50%. A temperatura do asfalto era mais alta, 43 km/h.

Após duas corridas seguidas com o formato de corrida sprint, finalmente o treino livre do sábado fazia o retorno triunfal. Mas, uma vez que a bandeira apontou verde, não houve grande correria rumo ao traçado.

O primeiro a aparecer na pista foi Fernando Alonso. O bicampeão mundial passou a maior parte do TL1 da sexta-feira nos boxes e foi o último colocado no TL2, com direito a uma rodada na pista. Mesmo assim, terminou o dia dizendo que tudo estava bem.

Se havia quem nem estivesse no carro, como era o caso de Daniel Ricciardo, as Ferrari já iam para a pista de pneus macios após cerca de sete minutos para dar voltas cronometradas. Até então, apenas Valtteri Bottas tinha botado tempo no relógio, mas de pneus duros. De resto, somente voltas de instalação.

Alexander Albon foi o segundo mais veloz (Foto: Reprodução/F1)

Charles Leclerc pulou para 1min19s283, acompanhado pelo companheiro Carlos Sainz 0s1 atrás. Após o caminho pavimentado pelos ferraristas, mais gente passou a sair de pneus macios na preparação para a classificação de horas mais tarde. Mas Lando Norris deu leve escapada, seguido por Pierre Gasly, no trecho do Foro Sol. Oscar Piastri, no rádio, explicou: “a aderência ainda está bastante terrível”. Era o começo do dia, pudera.

O relógio foi sendo alterado, contudo. George Russell e Lewis Hamilton tomaram as duas primeiras colocações, com direito ao jovem mercedista fazendo 1min18s644: 0s570 mais veloz que Lewis e 0s602 melhor que Charles.

Na tentativa de uma outra volta veloz, Sainz precisou desviar da Alfa Romeo de Guanyu Zhou, que estava mais lenta na frente. Enquanto isso, Kevin Magnussen avisou à Haas que tinha algo desregulado no controle do carro e voltou aos boxes para averiguações.

Enfim, a Red Bull foi para a pista. Primeiro Sergio Pérez, para o delírio natural do público da casa, depois Max Verstappen. Conforme o esperado, Max virou 1min18s429 e tomou a dianteira. ‘Checo’ fez o terceiro tempo.

Oscar Piastri foi mais veloz que Lando Norris no TL3 (Foto: McLaren)

Desta feita, o TL3 chegou à marca de 50% com Verstappen na liderança por 0s215 para cima de Russell. Pérez, Daniel Ricciardo, Hamilton, Leclerc, Sainz, Logan Sargeant, Alexander Albon e Norris formavam o top-10. Alonso era o 11º, enquanto Magnussen permanecia zerado.

Se a sensação nos minutos seguintes é que a tabela de tempo não sofreria grandes mudanças de lá em diante, a verdade é que a pista melhorava demais nos minutos seguintes. Sobretudo após a marca de 45 minutos, as voltas quentes esquentaram ainda mais.

Bom para Albon que, apesar de afirmar que perdeu tempo no setor intermediário, virou 1min17s957 e tomou a liderança. Russell foi ao segundo posto, mas a Mercedes divulgou que ele e Hamilton “não estavam 100% felizes com as voltas dadas de pneus macios” e tentariam de novo.

Verstappen, claro, também tentaria voltar. Quando fez isso, virou 1min17s887 e a liderança por apenas 0s070. E ainda reclamou que pegou “o máximo de tráfego possível”.

Sainz quase enche traseira de Stroll no TL3 do México (vídeo: reprodução/DAZN)

Pouco antes disso, Esteban Ocon escapara levemente da pista, mas a rodada forte mesmo viria no fim. Sainz estava em volta rápida quando, num dos trechos mais dramáticos da pista, pegou um lento Lance Stroll pela proa. Sem que o canadense fizesse qualquer menção de sair, Carlos teve de agiar rápido para não bater e acabou rodando. Ficou nervoso, como seria de se esperar.

Com Stroll sob investigação, o TL3 chegou ao fim. Verstappen líder novamente, ainda que os 11 primeiros colocados terminassem no mesmo segundo. Favoritismo claro para a classificação.

Fórmula 1 2023, GP da Cidade do México, autódromo Hermanos Rodríguez, treino livre 3:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda1:17.887 19   
2A ALBONWilliams Mercedes1:17.957+0.07019   
3S PÉREZRed Bull RBPT Honda1:18.026+0.13919   
4G RUSSELLMercedes1:18.248+0.36119   
5O PIASTRIMcLaren Mercedes1:18.392+0.50520   
6V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:18.437+0.55022   
7Y TSUNODAAlphaTauri RBPT Honda1:18.450+0.56326   
8L NORRISMcLaren Mercedes1:18.480+0.59326   
9D RICCIARDOAlphaTauri RBPT Honda1:18.499+0.61221   
10L HAMILTONMercedes1:18.522+0.63515   
11L SARGEANTWilliams Mercedes1:18.718+0.83121   
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:18.917+1.03015   
13C LECLERCFerrari1:18.970+1.08321   
14L STROLLAston Martin Mercedes1:19.094+1.20722   
15C SAINZFerrari1:19.293+1.40621   
16N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:19.320+1.43323   
17F ALONSOAston Martin Mercedes1:19.471+1.58418   
18P GASLYAlpine1:19.509+1.62221   
19K MAGNUSSENHaas Ferrari1:19.573+1.68619   
20E OCONAlpine1:19.839+1.9529   

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2023 na Cidade do México: tudo sobre os treinos livres | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.