Verstappen volta a controlar pelotão apertado e lidera TL3 do GP da Cidade do México
Apesar da competitividade mostrada na sexta-feira ter se repetido, Max Verstappen novamente controlou a situação e liderou o TL3 no México
O que aconteceu na sexta-feira do GP da Cidade do México, do grid mostrar grande equilíbrio, foi repetido no terceiro e último treino livre, realizado na tarde deste sábado (28). De novo, uma trilha de pilotos se colocou no mesmo segundo líder. Mas essa figura, o líder, também não mudou: Max Verstappen voltou a controlar a situação e saiu com o primeiro lugar.
Assim como acontecera no primeiro treino livre, o piloto imediatamente mais perto de Verstappen foi Alexander Albon, na Williams. O tailandês chegou a liderar por alguns minutos e fechou apenas 0s070 atrás do tricampeão. Sergio Pérez fechou o top-3 com o outro Red Bull.
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George Russell ficou com a quarta colocação, seguido por Oscar Piastri, Valtteri Bottas — reforçando as boas impressões que a Alfa Romeo deixou na sexta-feira —, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton fecharam o top-10. Além deles, Logan Sargeant, em 11º, ainda ficou no mesmo segundo de Verstappen.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Logo mais, a classificação está marcada para as 18h (de Brasília, GMT-3). Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, através da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.
Confira como foi o TL3 do GP da Cidade do México:
Sem grandes ameaças climáticas e na primeira situação confortável neste aspecto em semanas — mas, claro, com as dificuldades de praticar uma corrida de automóveis mais de 1.000 m acima do nível do mar —, o horário do terceiro e último treino livre chegou com 21°C de temperatura ambiente e umidade relativa do ar ligeiramente abaixo dos 50%. A temperatura do asfalto era mais alta, 43 km/h.
Após duas corridas seguidas com o formato de corrida sprint, finalmente o treino livre do sábado fazia o retorno triunfal. Mas, uma vez que a bandeira apontou verde, não houve grande correria rumo ao traçado.
O primeiro a aparecer na pista foi Fernando Alonso. O bicampeão mundial passou a maior parte do TL1 da sexta-feira nos boxes e foi o último colocado no TL2, com direito a uma rodada na pista. Mesmo assim, terminou o dia dizendo que tudo estava bem.
Se havia quem nem estivesse no carro, como era o caso de Daniel Ricciardo, as Ferrari já iam para a pista de pneus macios após cerca de sete minutos para dar voltas cronometradas. Até então, apenas Valtteri Bottas tinha botado tempo no relógio, mas de pneus duros. De resto, somente voltas de instalação.
Charles Leclerc pulou para 1min19s283, acompanhado pelo companheiro Carlos Sainz 0s1 atrás. Após o caminho pavimentado pelos ferraristas, mais gente passou a sair de pneus macios na preparação para a classificação de horas mais tarde. Mas Lando Norris deu leve escapada, seguido por Pierre Gasly, no trecho do Foro Sol. Oscar Piastri, no rádio, explicou: “a aderência ainda está bastante terrível”. Era o começo do dia, pudera.
O relógio foi sendo alterado, contudo. George Russell e Lewis Hamilton tomaram as duas primeiras colocações, com direito ao jovem mercedista fazendo 1min18s644: 0s570 mais veloz que Lewis e 0s602 melhor que Charles.
Na tentativa de uma outra volta veloz, Sainz precisou desviar da Alfa Romeo de Guanyu Zhou, que estava mais lenta na frente. Enquanto isso, Kevin Magnussen avisou à Haas que tinha algo desregulado no controle do carro e voltou aos boxes para averiguações.
Enfim, a Red Bull foi para a pista. Primeiro Sergio Pérez, para o delírio natural do público da casa, depois Max Verstappen. Conforme o esperado, Max virou 1min18s429 e tomou a dianteira. ‘Checo’ fez o terceiro tempo.
Desta feita, o TL3 chegou à marca de 50% com Verstappen na liderança por 0s215 para cima de Russell. Pérez, Daniel Ricciardo, Hamilton, Leclerc, Sainz, Logan Sargeant, Alexander Albon e Norris formavam o top-10. Alonso era o 11º, enquanto Magnussen permanecia zerado.
Se a sensação nos minutos seguintes é que a tabela de tempo não sofreria grandes mudanças de lá em diante, a verdade é que a pista melhorava demais nos minutos seguintes. Sobretudo após a marca de 45 minutos, as voltas quentes esquentaram ainda mais.
Bom para Albon que, apesar de afirmar que perdeu tempo no setor intermediário, virou 1min17s957 e tomou a liderança. Russell foi ao segundo posto, mas a Mercedes divulgou que ele e Hamilton “não estavam 100% felizes com as voltas dadas de pneus macios” e tentariam de novo.
Verstappen, claro, também tentaria voltar. Quando fez isso, virou 1min17s887 e a liderança por apenas 0s070. E ainda reclamou que pegou “o máximo de tráfego possível”.
Pouco antes disso, Esteban Ocon escapara levemente da pista, mas a rodada forte mesmo viria no fim. Sainz estava em volta rápida quando, num dos trechos mais dramáticos da pista, pegou um lento Lance Stroll pela proa. Sem que o canadense fizesse qualquer menção de sair, Carlos teve de agiar rápido para não bater e acabou rodando. Ficou nervoso, como seria de se esperar.
Com Stroll sob investigação, o TL3 chegou ao fim. Verstappen líder novamente, ainda que os 11 primeiros colocados terminassem no mesmo segundo. Favoritismo claro para a classificação.
Fórmula 1 2023, GP da Cidade do México, autódromo Hermanos Rodríguez, treino livre 3:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:17.887 | 19 | |
2 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:17.957 | +0.070 | 19 |
3 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:18.026 | +0.139 | 19 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:18.248 | +0.361 | 19 |
5 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:18.392 | +0.505 | 20 |
6 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.437 | +0.550 | 22 |
7 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT Honda | 1:18.450 | +0.563 | 26 |
8 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:18.480 | +0.593 | 26 |
9 | D RICCIARDO | AlphaTauri RBPT Honda | 1:18.499 | +0.612 | 21 |
10 | L HAMILTON | Mercedes | 1:18.522 | +0.635 | 15 |
11 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:18.718 | +0.831 | 21 |
12 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.917 | +1.030 | 15 |
13 | C LECLERC | Ferrari | 1:18.970 | +1.083 | 21 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:19.094 | +1.207 | 22 |
15 | C SAINZ | Ferrari | 1:19.293 | +1.406 | 21 |
16 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:19.320 | +1.433 | 23 |
17 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:19.471 | +1.584 | 18 |
18 | P GASLY | Alpine | 1:19.509 | +1.622 | 21 |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:19.573 | +1.686 | 19 |
20 | E OCON | Alpine | 1:19.839 | +1.952 | 9 |
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